Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
A previsão a 10 dias do I.M. (baseada no modelo europeu?) continua a dar predominância do vento de norte para Lisboa. Isto significa, pelo que eu vi aqui escrito que vamos ter dias quentes mas um refresco para a tarde? Será que o litoral Oeste vai beneficiar da bendita nortada?

Não resisti ao ler aqui o termo "bendita nortada"... Bendita para quem? Só para quem não apanha com ela o Verão quase inteiro...
Venha o calor e as noites quentes... afinal é Verão e faz bem ao estado de espírito dos portugueses sair à noite e passear com temperaturas agradáveis. Sempre dá para esquecer um pouco o resto desde a Selecção ás SCUTS, ao aumento do IVA e da prestação da casa...
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Se se mantiver o cenario noites quentes nao vai ser problema com mininas a rondar os 30°C :) um pouco menos no litoral...agora imaginem de dia acima de 40°C sem duvida! so espero ter trovoadas no algarve como promete. por mim não mexia mais ;) mas já sei que ainda vai mudar até lá, só espero que não seja para intensificar ainda mais o calor que já me parece ir ser acima do normal.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Olha, regressando a esse assunto, eu e outros tínhamos essa ideia do automático do IM ser do ECMWF pois eles referem no site ser output de modelo, e como o Aladin não deve ser que só o correm no curto prazo, sobrava o ECM.

Mas hoje estranhei novamente as máximas baixas do automático e fui ver com mais atenção e não bate certo com as cartas de temperatura do ECMWF do próprio IM. Por exemplo para dia 5 em Beja o automático dá 32ºC de máxima, quando nas cartas às 12z é >34ºC e às 18z está na iso de 36ºC, pelo que a máxima do ECMWF será >36ºC, provavelmente uns 37 ou 38ºC para o local referido nesse dia.

Pelo que fico sem perceber a origem dos dados da previsão automática do IM. Também pode dar-se o caso dos dados serem do ECM e serem processados por algum algoritmo não muito eficaz nesta altura do ano.

Com 99,9% de certeza, a previsão automática do IM baseia-se na saída do ECMWF das 12z, pelo menos costuma corresponder. Isto é fácil de ver no inverno, quando há daquelas saídas loucas que a 200h metem a iso -10 até ao Algarve, e por experiência própria corresponde sempre. Também já notei que as temperaturas, principalmente as mínimas de inverno e as máximas de verão são sempre mais baixas, penso que, pelo menos as mínimas de inverno, seja devido à não consideração no modelo das ilhas de calor provocadas pelas cidades.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Com 99,9% de certeza, a previsão automática do IM baseia-se na saída do ECMWF das 12z, pelo menos costuma corresponder. Isto é fácil de ver no inverno, quando há daquelas saídas loucas que a 200h metem a iso -10 até ao Algarve, e por experiência própria corresponde sempre. Também já notei que as temperaturas, principalmente as mínimas de inverno e as máximas de verão são sempre mais baixas, penso que, pelo menos as mínimas de inverno, seja devido à não consideração no modelo das ilhas de calor provocadas pelas cidades.

David, que seja do ECMWF das 12h sim concordo, e a 10 dias, produto do IM, só poderia vir daí..
O que Vince referia é que não batem certos os valores das cartas do ECMWF com os valores extremos que aparecem nas cidades.
Eu sinceramente sempre pensei que fosse output/interpolação directo das saídas do modelo, mas não bate certo.
Ou como foi dito há um erro no algoritmo e era suposto ser isso e está a saír errado, ou então há algum tipo de pós-processamento que não sabemos.

Mas sinceramente, com dados tão "a bruto", e a 10 dias, com tão pouca relevância/fiabilidade, custa-me imenso a acreditar que haja pós-processamento a esses dados, com coisas tão elaboradas, como isso da "ilha de calor" que referes. Uma coisa é dizer que as cartas do modelo falham extremos, devido à sua fraca resolução e não apanharem esse tipo de fenómenos, até aí concordo claro, mas o que falamos aqui não é isso, pois nas cartas (mapas) estão lá os valores elevadíssimos! No output em texto até 10 dias é que não, e aí julgo não fazer sentido ser por algo desse tipo de coisa que se está a falar agora!

Pessoalmente parece-me mesmo alguma falha, mas não vou "colocar as mãos no fogo"! :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David, que seja do ECMWF das 12h sim concordo, e a 10 dias, produto do IM, só poderia vir daí..
O que Vince referia é que não batem certos os valores das cartas do ECMWF com os valores extremos que aparecem nas cidades.
Eu sinceramente sempre pensei que fosse output/interpolação directo das saídas do modelo, mas não bate certo.
Ou como foi dito há um erro no algoritmo e era suposto ser isso e está a saír errado, ou então há algum tipo de pós-processamento que não sabemos.

Mas sinceramente, com dados tão "a bruto", e a 10 dias, com tão pouca relevância/fiabilidade, custa-me imenso a acreditar que haja pós-processamento a esses dados, com coisas tão elaboradas, como isso da "ilha de calor" que referes. Uma coisa é dizer que as cartas do modelo falham extremos, devido à sua fraca resolução e não apanharem esse tipo de fenómenos, até aí concordo claro, mas o que falamos aqui não é isso, pois nas cartas (mapas) estão lá os valores elevadíssimos! No output em texto até 10 dias é que não, e aí julgo não fazer sentido ser por algo desse tipo de coisa que se está a falar agora!

Pessoalmente parece-me mesmo alguma falha, mas não vou "colocar as mãos no fogo"! :D

Mas o Vince referiu as cartas de temperatura a 2m da run das 0z, que é a única em que essas cartas são disponibilizadas, enquanto que a previsão automática se refere à run das 12z. Logo, a discrepância dos valores nas cartas e dos valores em texto pode ser explicada por uma previsão diferente das duas saídas do modelos. Eu referia-me às ilhas de calor mais para explicar as mínimas no inverno, lembro-me que em Janeiro de 2009 havia 3 dias consecutivos com mínimas negativas em Lisboa na previsão automática, que nunca se vieram a suceder. Quanto às máximas verifico uma diferença, principalmente no litoral. No interior há pequenas diferenças, não tão acentuadas como a referida pelo Vince. Acho que pelo menos no litoral, as ilhas de calor também poderão ser responsáveis por essas diferenças. Essas diferenças podem também dever-se à discretização temporal da previsão, ou seja os modelos prevêm a temperatura de 3 em 3 horas e a máxima pode ser atingida no meio desse intervalo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim David, estive a verificar e a hora de actualização é às 21 pelo que deve ser a saída das 12z a alimentar o automático, enquanto nas cartas temos a das 00z, e não podemos comparar directamente. De qualquer forma penso que a saída das 12z de ontem que era bastante quente nunca poderia dar apenas 32ºC de máxima para Beja no dia 5, há qualquer coisa que não bate bem. Mas vou seguir com mais atenção. Não havia um outro site que uma vez ou outra referiste aqui por onde te guiavas para tentar perceber a precipitação do ECM no longo prazo ?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim David, estive a verificar e a hora de actualização é às 21 pelo que deve ser a saída das 12z a alimentar o automático, enquanto nas cartas temos a das 00z, e não podemos comparar directamente. De qualquer forma penso que a saída das 12z de ontem que era bastante quente nunca poderia dar apenas 32ºC de máxima para Beja no dia 5, há qualquer coisa que não bate bem. Mas vou seguir com mais atenção. Não havia um outro site que uma vez ou outra referiste aqui por onde te guiavas para tentar perceber a precipitação do ECM no longo prazo ?

É o link para Portel:

http://meteorologia.pt.msn.com/tend...:POXX0067&q=Portel%2c+%C9vora+forecast:tenday

Actualiza por volta das 9:30 AM/PM.



Quanto à temperatura de Beja no dia 5, com vento de sudoeste, alguma nebulosidade e só a iso 16 era possível essa temperatura:

ecm0120.gif


Castelo Branco, por exemplo, já tinha nesse dia 35 graus, por estar mais afastado do centro da depressão.



E a última saída do ECMWF é interessante para o sul do país:

ecm172.gif


ecm1120.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quanto à temperatura de Beja no dia 5, com vento de sudoeste, alguma nebulosidade e só a iso 16 era possível essa temperatura:


Ok, talvez seja assim, penso que fiz confusão pois no meu post de ontem não pus as horas e pensava que essa era de dia 4. Vou acompanhar melhor o comportamento.


Em relação ao ECMWF e ao calor, no longo prazo já não tem o cenário tão quente como tinha ontem na saída das 12z, pois nas saídas de hoje ele mata a cutoff mais cedo, enquanto ontem a mesma progredia para norte ao largo do continente o que manteria cá bastante calor durante mais dias, ou seja, pelo menos encurtou os dias mesmo quentes remetendo a canícula um pouco mais para leste. Mas vamos ver como evolui nas próximas saídas. De qualquer forma é pelo menos uma semana bem quente que se avizinha.

ecmk.gif
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Fico um bocadinho com os "olhos em bico" com estas cartas... peço desculpa pela minha ignorância neste campo:confused:. O que queria mesmo saber é se é provável que esta canícula marterizante e sufocante se vá manter por muito tempo aqui pelo baixo alentejo... Estou farto de tanto calor!!!:angry:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Fico um bocadinho com os "olhos em bico" com estas cartas... peço desculpa pela minha ignorância neste campo:confused:. O que queria mesmo saber é se é provável que esta canícula marterizante e sufocante se vá manter por muito tempo aqui pelo baixo alentejo... Estou farto de tanto calor!!!:angry:

Sim,até é provável que as temperaturas subam mais, em especial a partir de sábado..aí no Alentejo poderão atingir ou mesmo ultrapassar facilmente os 40 graus na próxima semana...Os principais modelos GFS ECMWF mostram isso(com as naturais oscilações a esta distância) embora o GFS esteja mais extremo que o ECMWF... é aguardar mais uns dias para consolidar a previsão, mas parece-me que o calor da próxima semana (ainda não sabemos se será muito intenso ou normal para a época ) é um dado já (quase) adquirido... :sweat:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sim David, estive a verificar e a hora de actualização é às 21 pelo que deve ser a saída das 12z a alimentar o automático, enquanto nas cartas temos a das 00z, e não podemos comparar directamente. De qualquer forma penso que a saída das 12z de ontem que era bastante quente nunca poderia dar apenas 32ºC de máxima para Beja no dia 5, há qualquer coisa que não bate bem. Mas vou seguir com mais atenção. Não havia um outro site que uma vez ou outra referiste aqui por onde te guiavas para tentar perceber a precipitação do ECM no longo prazo ?

Olá Vince!
Eu para o ECM costumo ver este site http://www.eltiempo.es/ penso que será baseado nesse modelo.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Está confirmado:
O S.Pedro usará da "Golden Share" que tem no Verão para impedir a fuga do calor para terras castelhanas como amiúde acontece.
Assim, já a partir de Domingo todos vamos poder usufruir das Auto-estradas que vão dar ao Calor Português sem custos para os utilizadores a não ser obviamente um protector solar sempre aconselhável e a inevital ingestão de líquidos por causa das desidratações.
Mas atenção: O Tribunal Europeu dos Meteoros vai avisando que esta operação estará carregada de ilegalidades uma vez que atenta contra a livre circulação dos meteoros no espaço europeu.
Assim sendo, talvez para o final da semana que vem, o S.Pedro nada possa fazer para evitar nova descida dos valores da temperatura.
Mas como com a "crise" a instabilidade nas previsões prolifera, logo se verá.
Até lá e especialmente para os que já estarão em férias , bom proveito...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Agora lembrei-me..a automática do IM não será a média do ensemble do ECMWF em vez da saída operacional?

Pois... se calhar esclareceste o mistério. Até porque faz bastante sentido usarem a média do ensemble para reduzirem a incerteza e os exageros em prazos tão longos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Agora lembrei-me..a automática do IM não será a média do ensemble do ECMWF em vez da saída operacional?

Em já alguns anos de observação, não me parece. Como sou maluco por frio, acompanho tudo o que é previsão no inverno. Quando aparece uma cut-off impossível a 200h no ECM, daquelas que metem a -10 no Algarve, espero sempre ansiosamente a actualização da automática do IM para ver o quão fria seria aquela ocorrência. E de facto a previsão é sempre muito fria, acho que era impossível nessas ocasiões que a média dos ensembles fosse tão baixa. Outro exemplo, há cerca de duas semanas, o ECM modelou uma cut-off bastante fria para a época numa saída das 12z. Lembro-me, e até achei bastante engraçado, que a automática para 30 de Junho previa para Bragança 13 graus de máxima e 9 de mínima. Acham que poderia ser a média dos ensembles, estando no final de Junho?