Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esta é a minha posição:D

A previsão descritiva aponta para aguaceiros e trovoadas:
" Continente

Previsão para Domingo, 4 de Julho de 2010

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito
nublado durante a tarde com condições favoráveis à ocorrência de
aguaceiros e trovoadas em especial na região Sul
."

A previsão significativa é esta:

domingoalentejano.jpg


Não há rigor, não há cuidado com as previsões. Será falta de profissionalismo, falta de senso, falta de pessoal, falta de verbas, falta de...Não sei a razão, por isso não afirmo mas tenho o direito a questionar-me quais as razões para tal!

É incrível que ao fim de tanto tempo ainda não tenha o IM um servidor capaz de responder ao aumento de procura em situações normais (não em situações especiais que aí é tecnicamente impossível aceder ao sitio do IM durante LONGOS minutos) com uma resposta lenta no seu acesso.
 


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Esta é a minha posição:D

A previsão descritiva aponta para aguaceiros e trovoadas:
" Continente

Previsão para Domingo, 4 de Julho de 2010

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito
nublado durante a tarde com condições favoráveis à ocorrência de
aguaceiros e trovoadas em especial na região Sul
."

A previsão significativa é esta:

domingoalentejano.jpg


Não há rigor, não há cuidado com as previsões. Será falta de profissionalismo, falta de senso, falta de pessoal, falta de verbas, falta de...Não sei a razão, por isso não afirmo mas tenho o direito a questionar-me quais as razões para tal!

É incrível que ao fim de tanto tempo ainda não tenha o IM um servidor capaz de responder ao aumento de procura em situações normais (não em situações especiais que aí é tecnicamente impossível aceder ao sitio do IM durante LONGOS minutos) com uma resposta lenta no seu acesso.

e eles so mudaram isso á pouco tempo fui ver á tarde na significativa e tava como nas descritiva.portanto mudaram isso á pouco tempo agora que ja não faz falta.realmente há muita falta de senso por parte do IM
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Se forem ver ao IM os distritos de Braga, Setúbal, Santarém e Lisboa estao em alerta laranja

até admira Beja e Évora nao estarem incluidos...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Através da animação das imagens de satélite do sat24 é possível ver a poeira do Sahara e entrar na Ibéria, vinda de Sul;)

Nunca tinha visto esse fenómeno:)
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá,

Se forem ver ao IM os distritos de Braga, Setúbal, Santarém e Lisboa estao em alerta laranja

até admira Beja e Évora nao estarem incluidos...

Possivelmente a protecção civil de Lisboa também irá aumentar o nivel de alerta para incêndios florestais.

Se houver novidades aviso..

Abraços!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Uma semana bastante quente.:hehe:

6692068_RIFON.jpeg
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Calor até ao final da semana
05 de Julho de 2010, 16:21

O calor que se faz sentir em todo o território de Portugal Continental parece ter vindo para ficar, pelo menos até ao final da semana. Hoje, em Lisboa, os termómetros marcaram 39º e no Alentejo chegaram aos 40º. Mas as temperaturas aumentaram um pouco por todo o mundo.

Para terça-feira o Instituto de Meteorologia (IM) prevê a continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo. Em Lisboa os termómetros poderão chegar aos 36º mas será Castelo Branco o distrito mais quente com temperaturas a rondar os 39º.

Na quarta-feira o calor mantém-se, no entanto poderão surgir aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões do Interior. Para o final da semana o IM prevê uma ligeira descida da temperatura máxima.

Em Espanha estão em alerta laranja 16 províncias, onde os termómetros podem alcançar os 40º. Em Londres a temperatura máxima chegou aos 28º e céu pouco nublado. Já do outro lado do mundo, na China, os termómetros também marcam pelo menos 35º em 13 províncias e regiões.

A Direcção Geral de Saúde (DGS) salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e de sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.


in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1076836.html
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vai continuar este tempo quente para o fim de semana ou isto irá mudar?

Irá haver uma descida gradual das temperaturas ao longo da semana a partir de amanhã.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O IM tem andado a prever chuva e trovoada estes ultimos dias, mas ainda nao vi nada :(

alguem me sabe dizer quando é que a instabilidade vem ?

cumps
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)