Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Quando disse à minha mãe que amanha ia chover chamou-e de doido e maluco.
Aparentemente o tempo não está com cara de que amanha vai chover, mas diga-se de verdade que o tempo dá muitas voltas.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Quando disse à minha mãe que amanha ia chover chamou-e de doido e maluco.

Lá está. O mesmo acontece com colegas, amigos etc. quando lhes digo que se prevê mau tempo em dias de calor e sol como o de hoje.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ainda bem que não lavei o carro, assim sendo só o devo lavar lá pra quarta feira, vem para aí lama dos céus amanhã e depois, mas se chover em condições agradeço mas esta-me a parecer que será mais lama. É esperar :rolleyes: :lmao:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Ainda bem que não lavei o carro, assim sendo só o devo lavar lá pra quarta feira, vem para aí lama dos céus amanhã e depois, mas se chover em condições agradeço mas esta-me a parecer que será mais lama. É esperar :rolleyes: :lmao:

No Visivel das Canarias (Sat24) via-se bem a camada de areias que se estavam a soltar do deserto!! É impressionante!! Podemos contar com muita terrinha Sahariana! :D
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
E para melhorar ainda a coisa,





:trovao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Afinal a cut-off vai mesmo passar-nos em cima...nada usual para o inicio de Agosto:confused:

Bom..as condições parecem interessantes, com bastante calor e humidade á superficie, uma bolsa de ar frio em altura e boa dinamica de niveis medios e altos...
Apenas o senão da nebulosidade estratiforme média e alta, que pode dificultar o aquecimento radiativo da superficie..


No medio e longo prazo preve-se o retorno do AA e da dorsal e altura..e apesar das depresões continuarem vigorosas no Atlantico, a dorsal deverá centrar-se firmemente entre os Açores e a Argelia, com o AA numa posição que repele a entrada de massas de ar frio, e portanto, injecta ar de origem tropical que circula na sua area de abrangencia.

Por meados do mês anteve-se um periodo quente, devido ao aumento da actividade depresionaria no Atlantico NW, fruto da chegada de restos de sistemas tropicais e de plumas de ar tropical...tal fará com que o AA se estenda sobre o SW Europeu, forçando ar quente sobre a PI.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...tal fará com que o AA se estenda sobre o SW Europeu, forçando ar quente sobre a PI.
Ou seja, nada como uma situação tão típica de verão o que fará com que muitos dos nossos membros deixem de marcar presença aqui durante uns dias...:D

O ECMWF parece que nos dá uma boa luz sobre a vinda do calor. No final do painel lá está o AA (anticiclone dos Açores) bem estendido em crista desde os Açores até às ilhas britânicas, depois de ter migrado de zonas mais a ocidente. Se assim for o calor fará a sua visita de uma forma mais marcada neste verão.
Como sempre vamos estando atentos ao evoluir das previsões...

ecmpanel1.gif


P.S.: vou fazer uma cópia da parte final do meu post e colocar no tópico de Agosto. Ai, maldito browser! A cache enganou-me e colocou-me no tópico obsoleto!!! :(