Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
para mim Alentejo sem 40ºC não é Alentejo.
quero de volta o Alentejo em que estávamos mais de uma semana com 40ºC e mínimas de quase 30ºC, isso é que tem piada:angry::angry:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Até domingo manter-se-á o tempo como nos últimos dias, com nortada e temperaturas ligeiramente abaixo da média, à excepção do Algarve que terá dias quentes em consequência da nortada.

A partir de dia 12, e ao contrário do que estava sendo previsto pelos modelos até ontem, as temperaturas subirão, mas para valores perfeitamente normais para a época, provavelmente com a manutenção da nortada no litoral oeste.

Ensemble para o Alentejo, T2m, GFS, 12z:

graphe_ens4_pwh7.gif


Exceptuando 2 ou 3 linhas, pouco se passa dos 35ºC. Não quer dizer que não venham dias quentes, mas o padrão que se estabeleceu este verão, que dura há quase um mês e deverá durar pelo menos mais quinze dias, e é conforme ao previsto na sazonal do ECMWF, não é nada favorável a ondas de calor duradouras, eventos extremos só muito pontuais como aconteceu na semana passada.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
O regime de nortada com o AA bem a oeste continua pela semana que vem... Primeira quinzena de Julho aparentemente vai acabar como começou: AA a oeste, com muita nortada... Padrão típico de Verão, mas, dentro do padrão, o mais "fresco" que poderíamos ter (só falta a chuva miudinha :)).

A ver vamos as cenas dos próximos capítulos: segunda quinzena de Julho e depois, claro está, Agosto, o meu mês de eleição :).

Na minha humilde opinião, das duas uma: ou o Verão vai ser pautado por este padrão, portanto ligeiramente abaixo da média, ou então quando vier o calor, vem a valer... vamos ver...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não sei porquê mas estou com um palpite que pelo menos a ultima dezena de dias do mês será torrido ... isto simplesmente porque estes primeiros 15 ou 20 dias, serão provavelmente abaixo da média, e como a natureza tem sempre tendência a equilibrar-se o mais provável é a ultima metade ser bem quente !!

Aliás o GFS tem vindo a insistir nisso há alguns dias !!
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Oh amigo sempre houve Verões mais frescos, o Verão no Alentejo nunca foi obrigatoriamente de 35 ou mais ºC. Apenas já tivemos muito calor antes do Verão, há que haver equilíbrio. Acalme-se que ainda deverá haver uma ou duas ondas de calor.
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Discordo de alguns membros quando falam de nortada nestes dias, ainda ontem tive na praia e o vento estava fraco...aliás um rico dia de praia!!
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Discordo de alguns membros quando falam de nortada nestes dias, ainda ontem tive na praia e o vento estava fraco...aliás um rico dia de praia!!

No litoral oeste mais a sul a nortada tem-se feito sentir, e com mais intensidade que a norte (embora aqui com mais nuvens pela madrugada e manhã). É normal isto acontecer.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Oh MeteoAlentejo ... comeste alguma cassete é que começas a enjoar o pessoal sempre a mesma conversa !!

Como já foi dito nesta primeira quinzenas as temperaturas andarão na média ou ligeiramente abaixo da média !!

Recordo que a média de Evora nas máximas é de 30,2ºC e de Beja 32ºC !!

Será que está assim tão longe ??

Gostos não se discutem ... mas cassetes já se discutem ... !!

Aproveita a vida ...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
No litoral oeste mais a sul a nortada tem-se feito sentir, e com mais intensidade que a norte (embora aqui com mais nuvens pela madrugada e manhã). É normal isto acontecer.

É verdade, mas hoje o litoral norte está a ser "bafejado" por uma nortada moderada, que serviu ao menos para limpar as nuvens;).

Quer-me parecer que nos próximos tempos a receita será esta: nuvens pela manhã, nortada pela tardinha...:rolleyes:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde a todos,

Realmente, e perdoem-me o off-topic, MeteoAlentejo essa conversa já enerva. Ja imaginaste se todos os membros exprimissem os seus gostos vezes sem conta, neste tópico? Este é relativo à Previsão do Tempo e Modelos, e não serve para mostrar o descontentamento e os gostos pessoais. Sei bem que não sou moderador deste fórum, mas confesso que já andava para chamar a atenção deste pormenor há algum tempo.

Peço mais uma vez desculpa a todos pelo off-topic.
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
O MeteoAlentejo continua com uma azia do caraças, num dos post's anteriores ate falava dos ribatejanos, qual é o mal de terem mais calor que Serpa? não podem? existe alguma lei que o proíba. Ve la se tens calma com o que escreves, porque essa conversa já mete "nojo". Calma.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,458
Local
Olhão (24 m)
Amanhã vai registar-se uma pequena descida da temperatura no Algarve, 6ªfeira manter-se-á na mesma, a partir de Sábado volta a temperatura acima dos 30ºC que tem sido o normal neste Verão que tem estado bastante quente no Algarve com uma anomalia a rondar os +2ºC em relação à média.

MeteoAlentejo, tu sabes bem o que isso significa dias com 40ºC e noites com 30ºC, isso é um pesadelo.