Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
mas Beja não é Serpa, para Serpa é mais 2/3ºC e iss é a media.
Todos os Serpenses estão habituados a 40ºC e mais até , não a 30ºC como está hoje!

Esta ânsia por calor imenso é-me doentia... Então, sendo como fala, a média para Serpa é de 35ºC, mais coisa menos coisa, não 40ºC. E se é como diz, que os serpenses estão mais que habituados a 40ºC, como explica que quando vem uma onda de calor, morram dezenas de pessoas pelo país fora, inclusive no Alentejo, por causa do calor?:( Haja paciência...

Por favor, termine por aqui esta conversa, ou então continue privadamente.;)

______________________
SE chover hoje, será em regime de chuva fraca, certo(Viseu)?
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
sim, não vou alimentar mais esta conversas, mas os Alentejanos estão habituados a mais de 8 dias seguidos com 40ºC!

Fonte?

Sabia por mero exemplo (e apenas porque não encontrei dados de outras normais, ou relativos a Julho) que o a média de dias com temperaturas superiores a 40ºC na primeira quinzena de Agosto na normal de 1961-90 para a Amareleja é de (e veja bem 0,4!!!).
Sabia que o máximo número de dias consecutivos co máximas acima de 40ºC na excepcional onda de Calor de 2003, foi de 7!

Os alentejanos estão habituados a mais de 8 dias com temperaturas acima de 40ºC? Onde? Dados?

Informar não é desinformar (para isso já bastam os orgãos de comunicação social!

De uma vez por todas: Seguimento e Previsão do Tempo e Modelos... Vamos voltar ao tópico por favor!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Relativamente aos valores de temperatura máxima, existe uma grande diferença entre aquilo que a maior parte das pessoas julga que está a ocorrer e aquilo que efectivamente é registado em condições padrão. Desta diferença resulta essa ideia da facilidade de se alcançarem 40ºC no Alentejo, no Rio de Janeiro e por aí.

Essa ideia pode estar presente na população menos entendida nestas questões da meteorologia, mas as pessoas que começam a interessar-se por estes assuntos rapidamente chegam à conclusão que não é bem assim.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS ja anteve de um modo mais conciso o regresso do tempo mais quente...agradavelmente quente...para dia 12-14, com o padrao a reverter ao que era previsto ha uma semana.

Possivelmente tal deve-se ao tal regime de flutuacao das zonas de ciclogenese, que agora se desviam mais para o atlantico noroeste, deixando a nossa zona mais calma.

No longo prazo observa-se esta tendencia de se voltar ao tempo mais usual de Verao, apos esta pausa de alguns dias...

A nivel Sazonal...desde o inicio do Verao, a ideia que eu expressei na Primavera passada tem tido algumas falhas, vamos a ver como e que isso vai afectar os proximos 2 meses.

Sera que Agosto vai ser muito quente a compensar a maior instabilidade em Junho/Julho?
Ou sera que Agosto vai ser a continuacao deste padrao?

E Setembro? sera que vai ser quente mas acabando mais intsvel e com conveccao? ou sera que vai ser um mes mais seco com o padrao que eu antevinha para Julho/Agosto a assentar tardiamente?

Bom..vamos seguindo com atencao e ver o que se nos reserva...e se ha uma coisa que e verdade e que se a Meteorologia fosse uma ciencia exata, nao teria a mesma "pica":p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Algarve está em aviso amarelo para as altas temperaturas até amanhã.

Previsão da máxima para Faro de 34ºC.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto... E ainda há gente que se questiona "ir para o Algarve no Verão? Está lá todo o Portugal e arredores"... Também pudera, com tanta nortada no resto do país, é o único sítio onde se consegue fazer praia com tempo quente... :) Vento verdadeiramente quente...

Em relação a Agosto, bem, vamos ver... Eu pessoalmente espero bem que o padrão mude para algo mais quente aqui pelo litoral oeste, não só pq tenho férias em Agosto, como também não faço intenções de ir para sul... :)

De facto este mês de Julho está a deixar muito a desejar, principalmente a quem esteja de férias, queira fazer praia, e não vá para o Algarve... :confused:

Parece que a partir do final da próxima semana o AA desloca-se um pouco mais para E/NE, para mais perto de nós, na sua posição mais habitual de Verão, e as temperaturas devem subir, embora ainda com nortada, mas não tão forte talvez...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Começa a ser bastante provável a subida das temperaturas a partir do meio da semana, com especial incidência para sexta feira e o fim de semana. Nestes três dias é provável que se estabeleça um fluxo de leste ou de nordeste, podendo a temperatura ultrapassar os 30ºC no litoral e passar ligeiramente dos 35ºC no interior. Não creio que dê para mais que isto, mas é o regresso do calor, que deverá durar só por três dias, restabelecendo-se logo de seguida a nortada em todo o território. A situação mais extrema poderá ocorrer no Algarve, no domingo, já com alguma nortada, iso 24, e o Alentejo bem quente, pode ter máximas, e principalmente mínimas, extremamente elevadas.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Um verao bem a meu gosto:D. Digamos que não chove mas tambem nao há calor em excesso:thumbsup:. Sim o fim semana adivinha-se quente na ordem dos 35C por aqui.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Sim, é verdade, este mês de Julho vai "fresco", mas ainda nem a meio do Verão vamos... Ainda falta o "poderoso" mês de Agosto... :) A ver vamos...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Previsão para 3ª Feira, 12 de Julho de 2011

Regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela: Céu geralmente muito nublado. Aguaceiros. Possibilidade de ocorrência de trovoada no interior Norte. Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) com rajadas de 60 km/h no litoral e nas terras altas. Pequena descida da temperatura máxima.

Regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela: Céu pouco nublado, temporariamente muito nublado no litoral oeste até ao meio da manhã. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) com rajadas de 60 km/h no litoral. Pequena subida da temperatura mínima, em especial na região Sul. Pequena descida da temperatura máxima.

Fonte IM