Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2012

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Boas noites :).

Eis que começa o mês de Julho e o que se vislumbra no horizonte? Nortada, nortada e mais nortada, até onde os modelos (sem grandes futurologias) alcançam... E nortada sinóptica, portanto daquela bem "chata" para quem está de férias no litoral oeste... Como diria um amigo meu "só está bom para kite-surf!" :).

O ensemble do ECMWF coloca o AA bem a oeste, inclusivamente um pouco a oeste dos Açores, permitindo cavados quase constantes na P.I., muito por consequência de depressões na zona do UK (estes então coitados :shocking:...). Qualquer semelhança com Julho do ano passado é pura coincidência... Ou não? :confused: Será o Agosto também semelhante? O padrão sazonal do ECMWF bem dizia que este Verão não ia ter grandes extremos, portanto bastante normal... E a nortada é normal no nosso país, quer se goste quer não... Uma ou outra corrente de E/NE ainda virá a ocorrer, mas nestes primeiros 15 dias de Julho parece-me estar fora de hipótese...

Portanto, calor só se for no interior e Algarve (devido à nortada)...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Realmente só vejo este tempo fresquito sem fim nestas primeiras semanas de Julho; é certo que poderão haver 3 ou 4 dias mais quentes, mas no geral isto vai ser bem frio (quero ver se a água da costa ocidental chega às temperaturas do ano passado em finais de Julho - 13 ou 14ºC:rolleyes:).
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Semana de nortada que vai fazer suavizar as temperaturas e pela noite/madrugada bem frescas. O vento em algumas zonas do litoral pela tarde poderá ser moderado e moderado a forte na quinta feira. Prevê-se ainda ocorrência de aguaceiros no litoral norte e centro quarta e quinta feira no Minho e Douro Litoral.

















 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Bom dia,

Amanheceu cinzento, frio e com chuviscos na Ericeira.
Porém, disseram-me que agora começa a dar sinais de que vai melhorar e que não há nortada. Também o mar está mais certo mas mesmo assim não grande coisa. Por favor façam lá uma previsão para as próximas semanas. É que o dia estava tão triste quando saí de casa esta manhã ... :( Ontem à tarde quando saí de Lisboa o termómetro do carro marcava 32º no Marquês de Pombal e quando ainda estava a passar por Mafra já marcava 22º - uma amplitude de 10º. Que maçada! :unsure:
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Pelo que percebo vamos continuar a ser influenciados por esta depressão até ao dia de Domingo que poderá deixar aguaceiros no litoral norte e centro hoje, e a partir de amanha na região do Minho.





O vento será predominante de NW em praticamente todo país com temperaturas que devem rondar os 20ºC 25ºC no Litoral e os 25ºC a 30ºC no interior de máxima e mínimas a rondar os 12ºC 16ºC no litoral e 8ºC 12ºC no interior e pelo que parece continuará ate ao meio da próxima semana, talvez sem temperaturas tão baixas e precipitação se houver será na região do Minho. Mas há aqui gente que te pode informar mais detalhadamente :)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Maria Papoila, somos uns azarados mesmo...:( O Verão aqui em Sintra ou aí na Ericeira nestes últimos anos tem sido difícil. Nevoeiro, chuviscos e um vendaval imenso. Temos belas praias das quais raramente podemos tirar o máximo partido.
Mesmo assim ontem à tarde na Praia das Maçãs o vento não estava terrível e mesmo sem se poder dizer que estava um bom dia para praia rstava bem melhor que aqui na encosta da serra onde anda tudo pelos ares...
Pelo que se vê, pelo menos o vento é para durar até mais de meio da próxima semana. Há que ter paciência. Não podemos controlar estes fenómenos. Mas é pena...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Olhando para os principais modelos, vejo um início de Julho em tudo semelhante ao Julho do ano passado: muita nortada, temperaturas "frescas" para a altura do ano, e até alguns chuviscos a norte.

Isto tudo porque o AA está bastante a oeste (tal como o ano passado), permitindo que sejamos atingidos por sucessivos cavados associados a depressões na zona do UK... Para quem está de férias no nosso país e não pode ir para o Algarve (e goste de praia) não vai ter grande sorte no litoral oeste...:confused:

Resta saber como será a segunda metade do mês e Agosto... Tenho fé em Agosto (até porque é quando estarei de férias :)).
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Maria Papoila, somos uns azarados mesmo...:( O Verão aqui em Sintra ou aí na Ericeira nestes últimos anos tem sido difícil. Nevoeiro, chuviscos e um vendaval imenso. Temos belas praias das quais raramente podemos tirar o máximo partido.
Mesmo assim ontem à tarde na Praia das Maçãs o vento não estava terrível e mesmo sem se poder dizer que estava um bom dia para praia rstava bem melhor que aqui na encosta da serra onde anda tudo pelos ares...
Pelo que se vê, pelo menos o vento é para durar até mais de meio da próxima semana. Há que ter paciência. Não podemos controlar estes fenómenos. Mas é pena...

Maria Papoila, há que ter mesmo muita paciência... Juntando isso às aguas geladas daqui da praia de Magoito, fica um mimo :(... Esta nortada está a estragar tudo... Daqui a nada está a comunicação social a refilar que este ano há muito vento... :lol:
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
...Esta nortada está a estragar tudo...

Bom, caros Users,
É certo que a nortada está quase invencível. Na Ericeira sopra com persistência mas também já vi pior. Neste momento está céu azul e avistam-se nuvens no horizonte. Estão cerca de 23º mas nao me parece que vá ficar encoberto.
Porém, se continuar esta nortada, há sempre a alternativa da matança do porco nas Azenhas recheada de costoletas e entrecostos tenrrinhos (que o Frederico não me oiça) bem regados de Espiga - um tinto da região inacreditavelmente agradável e acessível!
"Quem não tem cão caça com gato" ;)
 

madmario

Cirrus
Registo
18 Ago 2011
Mensagens
21
Local
Malveira, Mafra
Precisamente para evitar a nortada que tem assolado aqui a zona de Sintra/Cascais, estava a pensar em dar um salto até à praia da Comporta a ver se terei mais sorte. No entanto hoje deparo-me com uma previsão de chuviscos durante a manha ...
Será que os parceiros aqui do fórum me poderão indicar, com a incerteza inerente a estas previsões, como irá estar o dia amanha na zona da Comporta ?

Abraços e boas previsões,

:thumbsup: :cheers:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Segundo o GFS12z de ontem para a semana teriamos um cavado a progredir lentamente entre os Açores e a PI...o ECMWF por essa altura concordava com o cenário, mas absorvia o cavado na circulação zonal mais rapidamente, impedindo uma entrada quente.

Hoje, nas runs das 00z, o ECMWF bloqueou a cut-off a SW, e o GFS retrocedeu para o cenário que ontem o Europeu colocava...

Quanto aos ensembles, todos apontam para uma gradual subida de temperatura já a partir da proxima semana, o que aponta para a formação do cavado a W e uma progressão pelo menos suficicentemente lenta para resultar em alguma entrada de ar quente.

Na minha opinião é possivel que ocorra mais uma entrada quente a partir de 5f/6f da proxima semana, já que os modelos intensificam muito a alta subtropical sobre a Argélia, havendo tambem uma fase da MJO favoravel á convecção sobre o sahel, sendo que essa convecção geralmente favorece o rebustecimento e migração para norte da dorsal Sahariana.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Saída assustadora a operacional do ECMWF das 00utc. :calor: :eek:

Mesmo ao estilo de Agosto de 2003, entrada de ar super quente do deserto, ajudada por cut-off a SW a cortar completamete a Nortada. Se assim fosse seria terrível. Aliás, os meteogramas a 10 dias do IM com esta saída têm valores assustadores, a rondar os 45º no Alentejo, e até ao litoral da zona de Lisboa. De qualquer forma, é sinal que se está a "cozinhar" uma entrada quente na segunda metade do mês, mas à partida estas cartas para já são irreais, espero eu... É um outlier esta saída, pois o Ensemble está relativamente "pacífico". Ainda assim mostra um aumento do geopotencial e um alongar da crista do anticiclone para a Biscaia, o que num Ensemble a 240h representa alguma (nunca muita) confiança de muitos membros apontarem para esse cenário de corte da Nortada e calor bem sustentado.

Esta saída é à partida um "tiro no escuro", com poucas chances de ocorrer assim. Não é impossível, e pode ser um sinal de alerta para o que pode vir, ainda que não em tamanha proporção, pois com cartas destas, seria épico no mau sentido, muito grave mesmo, tendo em conta até a falta de água na metade Sul do país. Poderia ser dramático, mas espero bem que não seja assim. Mas já há algum tempo que estou a temer uma entrada destas, pois o "background" meteorológico anda assustadoramente parecido com 2003. Não estou a dizer que é muito provável haver uma entrada assim, mas sim a dizer que caso haja o azar de ocorrer uma, a "conjuntura" está bastante má para o flagelo dos incêndios, e outros problemas associados a grandes ondas de calor. Vamos lá ver, o Verão ainda agora começou, e durante os 2 próximos meses há muito espaço para se "cozinhar" uma entrada mais agressiva, e todo este padrão de Nortada intensa já cedo em Julho faz-me temer um pouco um Agosto ao contrário, oxalá esteja redondamente enganado!

Mas aguardemos, e claro sem alarmismos, pois volto a referir que esta carta é à partida um grande outlier, e que o mais provável é na próxima saída este cenário já ter sido "varrido".


Vou então deixar as cartas, primeiro as da operacional, as assustadoras, e depois as do Ensemble, para acalmar um pouco as hostes! :D :D


Run operacional ECMWF 00utc:








Ensemble ECMWF 00utc: