Saída assustadora a operacional do ECMWF das 00utc.
Mesmo ao estilo de Agosto de 2003, entrada de ar super quente do deserto, ajudada por cut-off a SW a cortar completamete a Nortada. Se assim fosse seria terrível. Aliás, os meteogramas a 10 dias do IM com esta saída têm valores assustadores, a rondar os 45º no Alentejo, e até ao litoral da zona de Lisboa. De qualquer forma, é sinal que se está a "cozinhar" uma entrada quente na segunda metade do mês, mas à partida estas cartas para já são irreais, espero eu... É um
outlier esta saída, pois o
Ensemble está relativamente "pacífico". Ainda assim mostra um aumento do geopotencial e um alongar da crista do anticiclone para a Biscaia, o que num
Ensemble a 240h representa alguma (nunca muita) confiança de muitos membros apontarem para esse cenário de corte da Nortada e calor bem sustentado.
Esta saída é à partida um "tiro no escuro", com poucas chances de ocorrer assim. Não é impossível, e pode ser um sinal de alerta para o que pode vir, ainda que não em tamanha proporção, pois com cartas destas, seria épico no mau sentido, muito grave mesmo, tendo em conta até a falta de água na metade Sul do país. Poderia ser dramático, mas espero bem que não seja assim. Mas já há algum tempo que estou a temer uma entrada destas, pois o "background" meteorológico anda assustadoramente parecido com 2003. Não estou a dizer que é muito provável haver uma entrada assim, mas sim a dizer que caso haja o azar de ocorrer uma, a "conjuntura" está bastante má para o flagelo dos incêndios, e outros problemas associados a grandes ondas de calor. Vamos lá ver, o Verão ainda agora começou, e durante os 2 próximos meses há muito espaço para se "cozinhar" uma entrada mais agressiva, e todo este padrão de Nortada intensa já cedo em Julho faz-me temer um pouco um Agosto ao contrário, oxalá esteja redondamente enganado!
Mas aguardemos, e claro sem alarmismos, pois volto a referir que esta carta é à partida um grande
outlier, e que o mais provável é na próxima saída este cenário já ter sido "varrido".
Vou então deixar as cartas, primeiro as da operacional, as assustadoras, e depois as do Ensemble, para acalmar um pouco as hostes!
Run operacional ECMWF 00utc:
Ensemble ECMWF 00utc: