Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Nos próximos dias a tendência é para a manutenção de um verão com temperaturas agradáveis, nem muito calor, nem muito fresco como aconteceu no início de julho. Tudo porque se mantém o padrão de baixas pressões a localizarem-se no Reino Unido, com um cavado próximo ou a afectar Portugal continental.

O dia mais quente da semana que vem deverá ser já a próxima segunda feira, onde por acção de uma área de baixos geopotenciais situada entre os Açores e a Madeira poderá haver a entrada, principalmente em altitude, de algum ar quente africano. Neste dia poderão atingir-se temperaturas a rondar os 30ºC no litoral e superar ligeiramente os 35ºC no interior.

Esta advecção de ar quente será de curta duração, uma vez que o cavado que a origina progredirá para este e em acção conjunta com uma depressão no Atlântico central, alimentará nova ciclogénese no Reino Unido, restabelecendo-se por cá um fluxo de noroeste que condicionará o estado do tempo a partir de quarta-feira.

A tendência é que se mantenha esse padrão por algum tempo, as previsões a longo prazo apontam para a manutenção ao longo de todo o mês do cavado na região do Reino Unido, pelo que o mais provável é que tenhamos breves períodos de algum calor, não muito extremo, quando o anticiclone dos Açores consiga estender-se para o Golfo da Biscaia, com outros períodos mais frescos de circulação marítima, quando o cavado se desloque um pouco para sul.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A nortada que tem estado no Algarve é tudo menos "agradável". Férias estragadas mesmo...
Férias estragadas no algarve? LOL

Há pessoas que gostam de muito calor, tal como há outras (eu por exemplo) que o detestam, todos nós temos que nos respeitar uns aos outros nestas coisas...

Mas este tópico não é para isso, portanto evitem cairmos nestas discussões por aqui .... há outros tópicos no fórum.
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Boa tarde.

Alguém me poderia dar "umas luzes" para a segunda quinzena de Agosto? Ou ainda é muito cedo? Ando a seguir este tópico e também o site do IM, mas posso estar a interpretar um pouco mal a coisa :confused:

Obrigada!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não vale a pena estarmos a discutir cenários para o muito longo prazo, primeiro porque se enquadra mais no tópico das previsões sazonais, depois porque a esta distância é impossível saber, por exemplo, se voltaremos a ter um evento convectivo no interior do país.

Como já referi ontem, a tendência para o início de agosto aponta para a manutenção de um verão com temperaturas normais em todo o país, sem grandes calores. Para muito longo prazo, é difícil de apontar algum cenário, até porque os boletins semanais de previsões mensais do IM, baseados no ECMWF a 32 dias, e que têm demonstrado alguma fiabilidade, voltaram a deixar de ser publicados.
 

3R4ZOR

Cirrus
Registo
6 Fev 2012
Mensagens
19
Local
Odivelas
Trocando por miudos as previsões, parece-me que vamos ter temperaturas relativamente amenas e uma ventania dos diabos a partir de quarta à tarde.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Trocando por miudos as previsões, parece-me que vamos ter temperaturas relativamente amenas e uma ventania dos diabos a partir de quarta à tarde.

O que chamas de "ventania dos diabos" ? Não vejo nada de especial.
Olha que, sem olhar com grande atenção para os modelos, muitas vezes no Verão certos vales depressionários na prática acabam por ter ventos muito mais fracos que as situações anticiclónicas fortes, as malfadadas "nortadas". Ironicamente até, em certas situações, aquecem bastante as nossas águas, apesar dos chuviscos e neblinas. É por coisas como essas que eu passo sempre férias em Setembro por exemplo, mesmo que leve com chuva, sei que a água está agradável.
 

3R4ZOR

Cirrus
Registo
6 Fev 2012
Mensagens
19
Local
Odivelas
O que chamas de "ventania dos diabos" ? Não vejo nada de especial.
Olha que, sem olhar com grande atenção para os modelos, muitas vezes no Verão certos vales depressionários na prática acabam por ter ventos muito mais fracos que as situações anticiclónicas fortes, as malfadadas "nortadas". Ironicamente até, em certas situações, aquecem bastante as nossas águas, apesar dos chuviscos e neblinas. É por coisas como essas que eu passo sempre férias em Setembro por exemplo, mesmo que leve com chuva, sei que a água está agradável.

O que mostra o windguru é ventos de velocidade média superiores a 20Km/h com rajadas superiores a 40Km/h em alguns casos. Para praia não dá.:cold:
Esperemos que a segunda semana de agosto seja melhor…
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Não querem colocar as vossas cartas sinópticas e aqueles mapazinhos cheios de indicações e depois fazer um comentário sobre o que vêm e dar uma previsão? O pessoal que vai entrar de férias a todo o vapor já amanhã agradece. :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não vale a pena estarmos a discutir cenários para o muito longo prazo, primeiro porque se enquadra mais no tópico das previsões sazonais, depois porque a esta distância é impossível saber, por exemplo, se voltaremos a ter um evento convectivo no interior do país.

Como já referi ontem, a tendência para o início de agosto aponta para a manutenção de um verão com temperaturas normais em todo o país, sem grandes calores. Para muito longo prazo, é difícil de apontar algum cenário, até porque os boletins semanais de previsões mensais do IM, baseados no ECMWF a 32 dias, e que têm demonstrado alguma fiabilidade, voltaram a deixar de ser publicados.

Pelo menos a tendência (para o início de Agosto) parece ser esta.