Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Boas!

Parece que para a madrugada de quarta está prevista uma boa rega.
Será que estes valores de precipitação são normais prá época ou podem vir a dar problemas?



Uploaded with ImageShack.us


Cumps.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Possibilidade de neve no alto da Serra da Estrela em aberto para o feriado de 10 de Junho (meteograma para a Covilhã):

10jun.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Com quase 5 ºC aos 1500 m aproximadamente (850 hPa), a probabilidade será simplesmente ... quase nula.

Com 4,7ºC aos 1420 m a probabilidade até seria grande, caso haja precipitação quando essa temperatura ocorrer, até porque temos -23ºC a 500 hpa. Vendo os perfis para a saída das 00z do GFS, nas coordenadas da Covilhã estariam 1,9ºC a 1930 m, logo seria uma hipótese a não descartar.
O problema é que na última saída já mudou tudo, e a cota subiu bastante.

Mas é uma questão sem grande interesse, apenas a possibilidade de uma efeméride interessante, dado que provavelmente nem daria para acumular, uma vez que o solo estará molhado pela chuva que cair antes, e a quantidade de precipitação prevista para a hora de maior frio é irrisória.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Os valores referidos nessa saída até eram propícios a neve no topo, concordo com o David. Com esses valores facilmente haveriam temperaturas próximo dos 0º aos 2000m, o que daria provavelmente para neve.

Mas lá está, há 2 coisas:

1) Foi uma saída mais isolada, como um "outlier" frio, as outras vão todas acima dos 2000m, portanto provavelmente uma saída irrealista.
2) Nesta altura, modelos como GFS à sua escala larga, penso que sempre subestimam a temperatura, especialmente por "interpolações" em zonas montanhosas, e provavelmente por falta de detalhe espacial para representar bem o aquecimento em zonas baixas perto de montanhas, ou seja, no final estão a entrar no algoritmo, temperaturas de níveis baixos (previstas pelos modelos) inferiores às reais, o que à partida baixa mais a cota calculada por algoritmo, do que a realidade.

Seja como for, no final, neve ou não, será pouco relevante, e provavelmente nem vamos saber se sim ou não! :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Seja como for, no final, neve ou não, será pouco relevante, e provavelmente nem vamos saber se sim ou não! :D

Ora aí é que está o problema! :D

Quanto à hipotética possibilidade... Situações de instabilidade com algum frio a 500hPa não permitem de facto descartar a 100% algum episódio nos pontos mais altos e mesmo com temperaturas ligeiramente positivas, embora seja difícil.

Independentemente disso valores muito interessantes de precipitação. Não me parece uma situação "extrema" mas de qualquer forma os cuidados normais em locais de acumulação de água devem ser tomados.
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Segundo o tiempo severo até dia 10 de Junho o tempo vai estar assim:eek:

thumb.php


RESUMEN DE ALERTAS

- Día 8: Alerta naranga en Galicia y Pirineos, por tormentas fuertes.

- Día 9: Alerta naranja general en la Península Ibérica y alerta roja en el oeste y norte, por tormentas localmente severas.

So de olhar para aquele risco vermelho ate da arrepios espero bem que não aconteça nada de anormal já que parece que ninguém ta a espera de tanta chuva enfim aguardemos:surprise:

Abraço
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O estofex mantêm previsão de mau tempo para algumas partes de Portugal (sem especificar quais...).
Em princípio entre as 8h e as 12h de hoje, 9 de Junho, uma frente fria trará aguaceiros e trovoadas.
Segundo a previsão do estofex há possibilidade de queda de granizo e eventualmente vento com rajadas que poderão ser fortes.
Pela leitura do mapa a probabilidade será maior no norte e centro, particularmente no interior.

"... Parts of Portugal, Spain and W-France ...

Constantly intensifying surface depression moves in from the Bay of Biscay. A cold front affects Portugal between 08-12Z and Spain thereafter. Postfrontal showers/thunderstorms occur, but shear remains weak at all levels. Marginal hail and strong wind gusts will be the main hazard."

estofexz.png
 

mgil

Cirrus
Registo
9 Jun 2010
Mensagens
2
Local
Almada
Olá pessoal.

Solicito a vossa ajuda para o seguinte: No sábado dia 12 tenho um casamento em Sesimbra.
A chuva não vinha mesmo nada a calhar!

Podem-me dar a vossa opinião acerca da probabilidade de chuva para esse dia em Sesimbra para a tarde/noite?

Desde já o meu muito obrigado!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Olá pessoal.

Solicito a vossa ajuda para o seguinte: No sábado dia 12 tenho um casamento em Sesimbra.
A chuva não vinha mesmo nada a calhar!

Podem-me dar a vossa opinião acerca da probabilidade de chuva para esse dia em Sesimbra para a tarde/noite?

Desde já o meu muito obrigado!
Boa noite e bem vindo ao fórum:thumbsup:

Em princípio há a possibilidade de aguaceiros para esse dia; mas recomendo que estejas atento às previsões do IM que sairão em princípio na manhã de hoje, relativamente ao dia de sábado.
 

mgil

Cirrus
Registo
9 Jun 2010
Mensagens
2
Local
Almada
Desde já agradeço a tua resposta Aristocrata.

Eu acompanho regularmente o Fórum desde há cerca de 2 anos mas como não tenho conhecimentos para tal, não participo nas discussões... mas vou assistindo e tentando aprender!

Amanhã volto para ver se há mais novidades.
 

weathor

Cirrus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
15
Local
Lisboa
Olá pessoal.

Solicito a vossa ajuda para o seguinte: No sábado dia 12 tenho um casamento em Sesimbra.
A chuva não vinha mesmo nada a calhar!

Podem-me dar a vossa opinião acerca da probabilidade de chuva para esse dia em Sesimbra para a tarde/noite?

Desde já o meu muito obrigado!

É marginal às coisas.
Olhe aqui
Grande chance de chuva
 
Estado
Fechado para novas mensagens.