Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
...e enquanto estávamos entretidos em amena cavaqueira, o ipma já alterou as previsões do modelo para o Porto, ou seja, já subiu no dia 11 para uma máxima de 26C e, para o dia 12, de 32C.

Se isso significasse um verão ameno, tudo bem, mas receio que talvez năo seja assim tão fácil.

Não me admiro que isso possa vir acontecer passar-se de uma situação de instabilidade para muito calor com a dorsal a subir, mas ainda não está definido vamos esperar para ver.
 


PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Por aqui a mesma coisa. Nestas últimas duas décadas, os meses que têm registado maiores anomalias positivas na temperatura são Abril e Maio.

O que acho interessante é que nos 4,5 anos essa tendência parece estar a quebrar-se pois os últimos 4 anos esse aumento sustentado da temperatura e primaveras secas globalmente não se tem verificado, outro dado interessante que pode ser uma chatice para o aquecimento global é que na globalidade os últimos anos não tem sido globalmente anos muito quentes ou com fortes anomalias positivas, o que acho interessante é que nos últimos 4,5 anos parece que tem havido uma inversão da tendência verificada nas ultimas 2 décadas nomeadamente no que diz respeito á primavera.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Eu nestas coisas sou muito fiel ao ensemble do ECMWF, sempre o mais certinho no que a previsões a médio prazo diz respeito :).

Começa a ser consensual entre os principais modelos (GFS, GEM, ECMWF, e respetivos ensembles) que a partir da próxima semana a dorsal africana possa entrar pela P.I. dentro. Aliás, o leste da P.I. e Itália vão já sentir esse efeito a partir de 6ª feira, muito por culpa da depressão que nos irá afetar e irá "empurrar" a dorsal para leste. Depois, a partir de 2ª/3ª feira, a dorsal africana parece querer começar a deslocar-se para oeste, mais para cima do nosso país o que, e mesmo segundo o ensemble do ECMWF (embora ainda a 216 horas...), daria origem a temperaturas bem altas, com geopotenciais elevadíssimos.

Ainda é muito cedo, falta mais de uma semana, mas a tendência está lá, e não é só de hoje. E a meu ver, seria de esperar, após um período de instabilidade algo significativo para o final desta semana, a balança "reequilibrar-se" e portanto sermos nós os afetados pela dorsal africana. Seriam boas notícias para as festas de Lisboa :).

A acompanhar :).
 
  • Gosto
Reactions: Scan_Ferr

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
O que acho interessante é que nos 4,5 anos essa tendência parece estar a quebrar-se pois os últimos 4 anos esse aumento sustentado da temperatura e primaveras secas globalmente não se tem verificado, outro dado interessante que pode ser uma chatice para o aquecimento global é que na globalidade os últimos anos não tem sido globalmente anos muito quentes ou com fortes anomalias positivas, o que acho interessante é que nos últimos 4,5 anos parece que tem havido uma inversão da tendência verificada nas ultimas 2 décadas nomeadamente no que diz respeito á primavera.

Off-topic:

Usa pontos finais nos teus posts. Torna-se impossível de ler da maneira que escreves.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Logo após esta depressão passar não está previsto bom tempo permanente mas irá haver ligeiro aumento das temperaturas
FoSQTBY.png

Podemos comparar com 2013
lIhlZVD.gif

mas foi só depois de 22 de junho que começou a aquecer podemos ter este ano um padrão semelhante e pode ser este mecanismo que leve depois a vir o AA, como mostra o ecmwf só depois de dia 15 é que deve vir o AA
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Na sequência do meu post de ontem, eis que começam agora algumas pequenas "guerras" entre os principais modelos, no que à próxima semana diz respeito. Até ao final desta semana, consenso geral: instabilidade atmosférica principalmente 6ª feira e parte de Sábado, devido a uma vigorosa depressão, algo atípica para esta altura do ano, no Atlântico norte.

Quanto à próxima semana, o GFS e o GEM carregam no calor, com o AA em cima da P.I. já a partir de 4ª feira (o GFS até o coloca mais cedo, já a partir de 3ª feira), e geopotenciais bem elevados. ISO 20º a 850 hPa já muito perto, embora o GFS exagere sempre nestas situações; o ECMWF e o UKMO, por outro lado, prolongam a instabilidade atmosférica até meio da semana, com melhorias só a partir de 5ª feira. O ensemble do ECMWF é uma espécie de "meio-termo" no meio desta guerra, e, na minha opinião, será o mais acertado. Quem irá predominar? :)

Situação engraçada de acompanhar... :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Muito calor a partir de dia 10, vamos lá ver se será o inicio do verão, agora de que forma ninguém sabe :D, mas certamente muito calor pelo país todo já daqui a 5 dias está garantido. Mas antes de tudo isto vamos lá ver como serão os aguaceiros de sexta feira.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Muito calor a partir de dia 10, vamos lá ver se será o inicio do verão, agora de que forma ninguém sabe :D, mas certamente muito calor pelo país todo já daqui a 5 dias está garantido. Mas antes de tudo isto vamos lá ver como serão os aguaceiros de sexta feira.

Calor daqui a 5 dias? Eu só vejo calor lá para o dia 13, cuidado que quando dizes "pelo país todo" não é só o centro e o sul...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Calor daqui a 5 dias? Eu só vejo calor lá para o dia 13, cuidado que quando dizes "pelo país todo" não é só o centro e o sul...

Aguardemos pelas próximas saídas.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
acho que o ECM vai voltar a colocar o calor mais cedo, esta última saída está fora do ensemble.
o GFS neste saída já prevê 36,6ºC para Beja na próxima quarta-feira :D
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Muito calor a partir de dia 10, vamos lá ver se será o inicio do verão, agora de que forma ninguém sabe :D, mas certamente muito calor pelo país todo já daqui a 5 dias está garantido. Mas antes de tudo isto vamos lá ver como serão os aguaceiros de sexta feira.

À medida que o tempo passa mais tem vindo a aumentar a possibilidade dessa
situação, sabem o que eu estava a pensar? Apostas das temperaturas :w00t: mas desta vez têm de escolher bem os dias ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas.

Para amanhã inicia-se um período mais activo, a começar pela região NW, onde se espera alguma actividade convectiva pontualmente mais organizada.

Analise/Sinóptica

Uma nova perturbação polar, incomum para a época, desce desde o Atlântico norte e aproxima-se de PT continental.

Em altura um forte jet subtropical rodeia a perturbação, e afecta PT continental.
No seio da circulação, uma ondulação de níveis altos avança desde SW.

Á superfície uma massa de ar quente e húmido sobe desde o Atlantico subtropical, á frente de um ciclone em cavamento situado bem a NW da Galiza.
Uma frente quente avança do litoral para o interior durante a tarde.

Durante a tarde/fim da tarde, a entrada de ar húmido, em conjunto com o aquecimento diurno deverão gerar algumas centenas de J/Kg de CAPE em especial nas proximidades do eixo montanhoso Estrela-Marão-Geres.

Forçamento orografico, frontal e a aproximação da short wave em altura deverão criar condições para aguaceiros convectivos dispersos, em principio sem actividade eléctrica.

Durante a noite e madrugada de 6a, a perturbação continua a aproximar-se, mantendo-se um regime de advecção diferencial, com ar frio a chegar nos níveis médios e altos, e ar relativamente quente e húmido á chegar á superfície.

O ambiente termodinâmico deverá por isso manter-se, com instabilidade muito marginal a afectar em especial a região NW.

Em termos dinâmicos, um forte low/mid level jet aproxima-se do litoral NW, com uma intensificação do fluxo de S/SW.
Nos níveis altos, o forte jet subtropical coloca-se sobre a região, com varias pequenas bolsas de vorticidade associadas.

Este padrão sinóptico deverá levar á ocorrência de bastante forçamento dinâmico, que em conjunto com o CAPE marginal, deverá levar á génese de alguns focos convectivos em geral não muito profundos.

O shear/fluxo forte nos primeiros 6km será favoravel á evolução de algumas estruturas lineares organizadas capazes de produzir rajadas marginalmente severas em especial nas areas mais elevadas.

O fluxo troposferico será unidireccional, e paralelo ás linhas de convergencia á superfície, o que será favorável á génese de uma ou duas linhas convectivas embebidas no sector quente, que beneficiarão de bastante humidade/agua preciptavel, e terão um movimento lento....portanto há um risco de precipitação pontualmente excessiva.

Apesar da falta de CAPE...deverá haver alguma compensação por parte da dinâmica favorável, pelo que resolvi colocar um nível amarelo na região NW por precipitação e, em menor grau, rajadas.

1hGxXsT.png


Cinzento
-Possibilidade de aguaceiros ou trovoada

Amarelo
-Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
-Precipitação pontualmente excessiva
-Rajadas
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Muito calor a partir de dia 10, vamos lá ver se será o inicio do verão, agora de que forma ninguém sabe :D, mas certamente muito calor pelo país todo já daqui a 5 dias está garantido. Mas antes de tudo isto vamos lá ver como serão os aguaceiros de sexta feira.


Boa tarde Caro Mário Barros,


Penso que na minha região (Minho), Sexta-Feira será um dia de boa rega com a passagem do sistema frontal vigoroso atípico para esta altura do ano e situado a noroeste do cabo finisterra, porisso acho que podemos contar por cá com muito mais de que simples aguaçeiros. :rain: :rain:

Vamos aguardar pelas próximas atualizações dos mesoescalares para termos uma ideia do que vai pingar principalmente no Minho e Douro Litoral.

Cmps.
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Só estava à espera de ver a run das 12Z do ECMWF para de facto poder confirmar a tendência (neste momento é apenas uma tendência, a uma semana de distância) para a próxima semana, de férias para muita gente. Realmente a run das 0Z estava fora da média dos ensembles, esta estará mais de acordo, e de acordo com os restantes modelos. Tanto ECMWF como GFS (para não falar de outros), carregam no calor a partir de meados da próxima semana, com geopotenciais muito elevados e AA posicionado ali algures pelo UK, principalmente a partir de 4ª feira. Com mais ou menos calor, parece que uns dias bem quentinhos estão quase garantidos depois da instabilidade de cerca de 3 dias (6ª a Domingo, embora com tempo ainda algo fresco na 2ª e 3ª feira)...

Nas runs anteriores ainda foi modelada uma possível "cut-off" para a semana, resultante da depressão que nos vai afetar no final desta semana, mas parece que essa possibilidade já foi abandonada por todos os modelos...

A acompanhar, está engraçado isto... :)