Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Para já olhando aos modelos hoje nada de novo surgiu face ás previsões do dia anterior. A temperatura vai subindo até atingir o seu máxima na Sexta e Sábado com temperaturas acima da média na ordem dos 35/36º no litoral centro e interior sul e centro, com mais enfase no interior alentejano que de acordo com os dados do dia hoje poderá chegar aos 37/38 ºC !

Neste momento não me parece que atinja mais do que isso .....
 


PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
PW a juntar a falta de por vezes ter pouco tempo, há também um certo desalento para a divulgação destas.

Talvez possa ser compreendido por alguns de nós.

Muito obrigado pela mensagem é isso que me dá força e ainda querer divulgar.

O trabalho muito valido e melhor q os q se encontram na CS força para continuares.
 

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
PW a juntar a falta de por vezes ter pouco tempo, há também um certo desalento para a divulgação destas.

Talvez possa ser compreendido por alguns de nós.

Muito obrigado pela mensagem é isso que me dá força e ainda querer divulgar.


Muito bem Manditu, as tuas previsões são excepcionais ;) continua assim... Eu estoua ver se compro a minha estação meteorológica nova para depois colocar os valores online :)
Boa sorte!
PS: Gostava que também fizesses ou desses uma opinião quando achares que há boas hipóteses de trovoadas para a nossa zona, pois eu adoro vê-las :p
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Segundo os modelos o calor não será tão intenso como se perspectivava nem terá uma durabilidade muito prolongada muito por culpa de um enfraquecimento e deslocação do AA fazendo com que as temperaturas desçam a partir do inicio da proxima semana, o que é bom para que o mês tenha uma media de temperaturas dentro da norma, , ainda assim teremos 3 dias de intenso calor mas sem se aproximar de grandes extremos verificados em outros Junhos de outros anos.

Temperaturas que andarão entre os:

Lisboa, Vale do Tejo, Setubal-34-36 graus;
Litoral Norte-29-33;
Interior Alentejano Beira Baixa-36-39 graus

Parece me que este evento não vai previligiar muito o Norte do pais desta vez o que se passou o ano passado foi algo muito excepcional, concentrando-se o calor mais extremo no interior alentejano e vale do tejo e sado como é mais normal.
 
  • Gosto
Reactions: vitoreis

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Interessante q devido as geopotencias e ao deslocamento da dorsal mais para SW favorecendo uma circulação de Leste o calor pode se concentrar no litoral alentejano e Algarve com maximas muito altas em estaçoes como a de Sines ou Lagos anormalmente altas.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Isso é sair de casa e não sentir o sol na sua "majestade"............é não sentir o calor seco a bater na cara!.......é não escutar as cigarras a cantar! ......é não sentir a cortiça nos sobreiros a estalar!............isso é nem mais nem menos do que o Verão alentejano que tarda em chegar! é isso amigo;)

:lol: mas quem te disse q o mesmo nao acontece com muito mais frequencia em outros anos? :)
Segundo o teu raciocinio a partir de sexta viramos Marrocos:lol:
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Vale do Tejo vai aquecer bem, o ECMWF mete 38/39ºC em algumas zonas, tais como Golegã e Chamusca.

Por o que estou a verificar o calor pode se concentrar ai , mas que esta haver uma diminuição do calor da sua duração e intensidade nas ultimas runs isso está principalmente a Norte e Centro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Eu não me parece que haja uma grande diminuição de calor porque na maior parte das saídas as máximas previstas era na ordem dos 36/37º de máxima nas regiões do interior sul e cerca de 34/36º na região de Lisboa e Setubal.

E o calor que aí vem nem é nada de especial para a altura do ano em que estamos ....
Por exemplo Beja tem neste mês uma média de máximas na ordem dos 29ºC e extremo absoluto na ordem dos 45ºC o que sugere que este mês é de uma grande variabilidade atmosférica, tanto no mês como no ano ....

Na me parece que todo que seja ainda este mês que se chegue perto dos 39ºC sequer !