Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
O estado do tempo em Portugal Continental continuará a estar influenciado pela passagem de sistemas frontais pelo noroeste da Península, em fase de dissipação, favorecendo a entrada de nebulosidade e a ocorrência de episódios de precipitação ao longo desta semana, no litoral oeste. As temperaturas do ar permanecem hoje ainda relativamente baixas para esta época do ano, nomeadamente nas regiões do interior (onde as máximas estão 5/7 ºC abaixo do normal), embora haja uma tendência para uma ligeira subida nos próximos dias.
Entretanto, esta tarde mantêm-se ainda alguns focos de instabilidade nas regiões do interior norte e centro, podendo ocasionalmente dar origem a algum aguaceiro disperso.

Exatamente... Olhando aos principais modelos e às várias runs que têm vindo a sair, arriscaria dizer que a primeira quinzena de Julho vai ser "fresca" e com muita nortada sinótica à mistura, muito devido ao facto do AA situar-se um pouco mais a oeste/sudoeste da sua posição mais normal de Verão, não se estendendo em crista até à P.I., possibilitando a chegada de "restos" de frentes pelo extremo noroeste do continente... Manhãs muito nubladas pelo litoral oeste poderão ser uma constante... Pelo menos este cenário parece quase certo para o final de Junho e primeira semana de Julho (próxima semana).

Portanto, das duas uma: ou a segunda quinzena de Julho compensa esta "frescura" ou então será Agosto a levar com todo o calor em cima :). Ou... pode até vir a ser um Verão mais fresco que o normal, quem sabe? Só mesmo ir acompanhando os modelos :).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os modelos indicam uma recuperação gradual nas temperaturas que no dia de hoje estão entre 3 a 5º C abaixo da média, mais evidente nas regiões do interior. Face ás previsões e de acordo com estas run das 12h, parece que poderá vir a aquecer um pouco mais do que o modelado de manhã.
Vamos acompanhando as tendências dos modelos !

Perdão essa recuperação acontecerá essencialmente após começar o mês, porque face ao dia de hoje, poucas alterações teremos nos proximos só mesmo ali após as 144 horas que isto pode começar a aquecer algo mais !
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
386
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Atenção! Parece que o ecmwf tem uma palavra a dizer! Porque se a depressão de julho vai entrar mais para este de espanha e assim o AA pode se instalar e poderá fazer toda a diferença!:w00t: tantas depressões como uns modelos colocam a entrar também me parece pouco provável :mad:
 

Manditu

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
171
Local
Caxinas - Vila do Conde (70 metros do oceano)
Não teremos subida significativa dos valores da temperatura, nem grande mudança no estado do tempo, relativamente ao que tem estado. Céu com poucas nuvens e ligeira subida da temperatura, mais acentuada no Alentejo e Algarve.
A norte e litoral centro, os dias serão frescos, alternando com alguma nebulosidade, em especial no fim do dia de sexta e sábado, onde irá ocorrer precipitação fraca no Minho, Douro e Beira Litoral.
Antevendo a próxima semana, não se prevêem dias de tempo quente...

 
Editado por um moderador:

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Alguma discrepância nos modelos para os primeiros dias de(2-4) julho. O GFS a meter depressões e SF a atingirem-nos, o ECM mantêm as B mais a norte (tempo mais de praia).
Qual dos modelos terá razão.

infelizmente não estou a conseguir meter imagens.

abc
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Alguma discrepância nos modelos para os primeiros dias de(2-4) julho. O GFS a meter depressões e SF a atingirem-nos, o ECM mantêm as B mais a norte (tempo mais de praia).
Qual dos modelos terá razão.

infelizmente não estou a conseguir meter imagens.

abc

Eu acredito mais no que o ensemble do ECMWF diz a partir de 1 Julho, uma espécie de "meio termo" entre a operacional respetiva e o GFS. A nortada parece que irá continuar a ser uma constante, pelo que tempo de praia talvez, mas não muito agradável, pelo menos no litoral oeste...

Até lá, a "frescura" que tem caracterizado estes últimos 2 dias irá manter-se... Final de Junho fresco este...
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

comentador

Cumulus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
402
Local
Évora
Bom dia a todos!!

Não sou leigo na matéria, apenas deixo a minha opinião pessoal. Em Abril, maio e junho, tivemos as 1ªs quinzenas com tempo mais quente e as 2ªs com tempo mais fresco e instável, ou seja, tenho reparado que tem chovido em todos os Quartos Minguantes da Lua e calor nos quartos crescentes e Luas Cheias. Se esta tendência se mantiver, teremos calor lá para meados de Julho, para depois refrescar e quem sabe até chover. Lembro-me do verão de 2006 em que choveu em todos os minguantes da Lua! A ver vamos se assim será. Foi apenas uma opinião pessoal, sem bases e nem fundamentações científicas. Bom acompanhamento a todos e um bom Verão de 2014. Para mim, vai tempo para todos os gostos!!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã poderemos ter alguma actividade convectiva no norte/NE..

Analise/Sinóptica
Em altura uma vigorosa short wave cruza a Galiza...forte shear e forçamento dinamico acompanham o sector E da perturbação.

Á superficie uma pluma de ar subtropical avança desde o Atlantico..

Durante a tarde o aquecimento diurno + advecção quente deverão gerar algumas centenas de J/Kg de SBCAPE.

Com perfis de shear fortes e unidireccionais, CAPE fraco e forçamento razoavel, deverão gerar-se alguns focos convectivos, provavelmente de topos baixos e não electrificados..com aguaceiros pontualmente modearados dado o caracter humido da massa de ar.

Não se pode excluir, dado o forte fluxo/shear nos niveis médios, que alguma estrutura em arco se gere, associada a uma célula mais intensa, e gere rajadas fortes ou marginalmente severas.

A falta de CAPE limita no entanto a confiança num nivel amarelo.

0QWpxTz.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,501
Local
Cavaleira (Sintra)
Até meio da próxima semana muita nortada e tempo ameno é aquilo que se espera por aqui, claro que ao sol estará calor, fora dele estará fresco a temperado, vamos lá ver quanto tempo este tipo de situação dura, conheço verões em que foram quase todo ele assim com ligeiras pausas de calor extremo :rolleyes:.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Olhando aos modelos depois de alguma frescura a norte e centro, existe uma certa tendencia nos modelos para começarem a injectar mais calor lá para meados de 6 a 8 Julho.
É certo que tem sido uma tendência adiada sempre por alguns dias, mas parece clara essa tendência para mim.
Desconfio que lá para metade do mês teremos uma onda de calor !
 

vitamos

Staff
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,433
Local
Estarreja
Claro que vem calor, esperem só a Lua aproximar-se da fase Lua Cheia e ele estará aí, para depois o minguante, uí uí uí, mais não digo!!!

Basear previsãos nas fases da lua, pode até ser um hobby, mas não deixa de ser a forma menos científica de se fazer uma previsão meteorológica.

A lua cheia trará calor aqui é? E em Espanha? E em Itália? Trará calor globalmente? No hemisfério norte? E quantas luas cheias é que já houve sem calor no Verão?