Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Estas pancas de interpretações automáticas se acertassem sempre é que era bom, chuva hoje ? aqui ? Oh oh :lmao:

Acertou, choveu, isto ocorre para aí uma ou duas vezes por ano (situações convectivas) :shocking:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bons dias:)

Até 2f continuaremos sob influencia de uma cut-off com expressão á superficie, localizada a NW da Galiza e movimentan do-se para E-NE lançando sobre o norte e o centro do territorio algumas linhas de instabilidade/preturbações frontais...a sul tudo o que houver será na base do (pouco) aquecimento diurno.

Teremos temperaturas amenas e um fluxo de NW-W...

A partir de dia 29...mudança de padrão..
Mudança que curiosamente será para um padrão que eu espero que seja o "rei" do periodo Maio-Agosto...

Como sabem nestas altura de transição costuma haver toda uma mistura de padrões que fazem a mudança do padrão establecido no Inverno para aquele que virá no Verão...dai por vezes haver periodos quentes em que se vai esboçando o padrão de verão e outros frios em que o padrão de inverno consegue maior expressão..

Deixo aqui os mapas de anomalia geopotencial entre o dia 28/mar e 6/abr:



Uploaded with ImageShack.us

E o ensemble para Lisboa:


Uploaded with ImageShack.us

Dá para ver não é?
Se esta "amostra" do tipo de padrão que espero para o verão já faz isos 15 em lisboa nos inicios de abril...imaginem quando for mesmo verão:surprise::lol:

RESUMINDO:

Até dia 28 tempo ameno e instavel, mais no norte e centro.

Entre dia 29 e dia 5-8abr a entrada da dorsal vinda de SW, com o AA a NW/N numa situação capaz de gerar os primeiros dias de verão do ano ( minimas de 15º e maxs nos 25-30º com uma fluxo de N/NE:hehe:
Tambem acho possivel nesse periodo alguma actividade convectiva no interior N e centro...dependendo do quão vai a temp subir e da posição das perturbações do jet..

E se o inicio de abril pode bater records de calor..o mesmo não se aplica ao resto do mês...a meu ver retornará um padrão mais instavel, o que tambem é porreiro:thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Já repararam nas modificações do IM ao nível da sua previsão descritiva?
fazem agora previsões específicas para as regiões da Grande Lisboa e Grande Porto.

Previsão para Sábado, 26 de Março de 2011

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, em especial a partir da tarde
e nas regiões Norte e Centro, sendo mais significativa
no Minho e Douro litoral.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,
tornando-se gradualmente moderado (20 a 30 km/h) de sudoeste
e forte (35 a 50 km/h) com rajadas da ordem dos 60 km/h
nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura.

Grande Lisboa:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva fraca, em especial a partir da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h) de sul, tornando-se moderado
(15 a 30 km/h) de sudoeste.
Pequena descida da temperatura.

Grande Porto:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, em especial a partir da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de sul,
tornando-se moderado (20 a 30 km/h) e rodando para sudoeste
a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura.
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/index.jsp

Regiões de referência utilizadas na Previsão - Continente
reg.prev.desc.geral_co.jpg
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Boas!
Também reparei nisso, e até acho uma boa ideia, dada a população que vive nessas áreas, cerca de metade do país, embora climaticamente não sejam particularmente diferentes das áreas adjacentes...

Mas assim, muita malta de Lisboa que fica meio indecisa entre o Sul e o Centro como referência para a previsão do tempo, fica com a papinha toda feita...:)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Já repararam nas modificações do IM ao nível da sua previsão descritiva?
fazem agora previsões específicas para as regiões da Grande Lisboa e Grande Porto.


http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/index.jsp

(...)

Enfim, nada que me espante... antes sim indigna. :mad:

Num país minúsculo, mas tremendamente macrocéfalo é o habitual. E não se esqueçam que a mentalidade é o espelho real de um país. ;) Por isso não esperem grandes melhorias. O "egoísmo" típico das regiões que não fazem parte da "paisagem nacional" (leia-se Lisboa e Porto) esta bem vivo e isso nota-se por todos os lados... De onde são os chamados "grandes do futebol"?, que enorme percentagem de tempo perdem os blocos noticiosos com ninharias em Lisboa e no Porto?
Depois claro o estado dá estes belos exemplos de igualdade e que há sempre 2 (a capital do país e capital do norte, como muitos gostam de lhe chamar) que são mais iguais que os outros...

Claro virão os justificadores: "e porque estas regiões têm praticamente 50% da população nacional", "o interior tem é inveja", "que lutem também por um lugar ao Sol", etc...

Com toda esta atenção e destaque, cada vez mais se acentuarão as tais assimetrias e claro se já são cidades caóticas em diversos horários e épocas do anos, pior será. Uma vez que continuam a fazer passar bem clara a mensagem: "Aqui é que é bom, aqui há de tudo. E se não saíres da tua terrinha viverás na parolice total, esquecido e atrasado a todos os níveis"

Como sempre o referi, só estamos na Europa geograficamente, porque em praticamente tudo o resto somos claramente de outro continente...:rolleyes:

Ainda bem que aqui o nosso fórum foi do contra e pelo menos este, nasceu na província, no Portugal profundo. :D

Pode ser também este o caminho que o IM venha a seguir (não entendo é porque já não o fez neste momento) e apareçam as tão esperadas previsões distritais (mas que não sejam focadas na capital de distrito apenas!!!)...

Perdão pelo off-topic mas tinha de ser :hehe:

Olhando para o GFS e ECM, as coisas realmente parecem estar complicadas ao nível de um quase-Verão antecipado :(.
Começa a chegar o período do ano que muitos de nós desgostamos por completo. Calor, Sol em demasia e suor... :sad:

gfs0138.png


ecm1144.gif
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
actioman... subscrevo totalmente o teu off-topic. Poderia acrescentar muitas outras coisas mas prefiro recorrer ao Eça que já escrevia que no seu tempo parlos e atrasados eram os que conheciam o mundo até ao Marrare (onde se comia um bom bife em Lisboa) e não os que viviam no interior pois estes conheciam o interior e a cidade ao passo que os outros só conheciam a cidade.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Enfim, nada que me espante... antes sim indigna. :mad:

Num país minúsculo, mas tremendamente macrocéfalo é o habitual. E não se esqueçam que a mentalidade é o espelho real de um país. ;) Por isso não esperem grandes melhorias. O "egoísmo" típico das regiões que não fazem parte da "paisagem nacional" (leia-se Lisboa e Porto) esta bem vivo e isso nota-se por todos os lados... De onde são os chamados "grandes do futebol"?, que enorme percentagem de tempo perdem os blocos noticiosos com ninharias em Lisboa e no Porto?
Depois claro o estado dá estes belos exemplos de igualdade e que há sempre 2 (a capital do país e capital do norte, como muitos gostam de lhe chamar) que são mais iguais que os outros...

Claro virão os justificadores: "e porque estas regiões têm praticamente 50% da população nacional", "o interior tem é inveja", "que lutem também por um lugar ao Sol", etc...

Com toda esta atenção e destaque, cada vez mais se acentuarão as tais assimetrias e claro se já são cidades caóticas em diversos horários e épocas do anos, pior será. Uma vez que continuam a fazer passar bem clara a mensagem: "Aqui é que é bom, aqui há de tudo. E se não saíres da tua terrinha viverás na parolice total, esquecido e atrasado a todos os níveis"

Como sempre o referi, só estamos na Europa geograficamente, porque em praticamente tudo o resto somos claramente de outro continente...:rolleyes:

Ainda bem que aqui o nosso fórum foi do contra e pelo menos este, nasceu na província, no Portugal profundo. :D

Pode ser também este o caminho que o IM venha a seguir (não entendo é porque já não o fez neste momento) e apareçam as tão esperadas previsões distritais (mas que não sejam focadas na capital de distrito apenas!!!)...

É uma boa ideia a divisão clara das regiões. Acho que o sul deveria estar mais dividido, metade do país está dentro desta região, e não se pode comparar climaticamente Castelo Branco com Faro. Devia dividir-se os distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém e a parte do distrito de Lisboa que sobra em centro-sul e os restantes em sul.

De resto não me faz mossa que o Grande Porto e a Grande Lisboa estejam separados, acho é que é informação redundante, uma vez que para o Porto não dirá nada de diferente do que diz para o norte, e em Lisboa não dirá nada de muito diferente do que diz para o centro.

Olhando para o GFS e ECM, as coisas realmente parecem estar complicadas ao nível de um quase-Verão antecipado :(.
Começa a chegar o período do ano que muitos de nós desgostamos por completo. Calor, Sol em demasia e suor... :sad:

O espírito é: já só faltam 6 meses para acabar o verão. De qualquer modo, parece-me que vamos ter um Abril convectivo, com a passagem de vários cavados e formação de cut-offs, pelo menos é o que os dois melhores modelos começam a intuir para o início do próximo mês:

ECM1-168_ior9.GIF


ECM0-168_ohc7.GIF


gfs-0-204_rfz2.png


gfs-1-204_ofi2.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O espírito é: já só faltam 6 meses para acabar o verão. De qualquer modo, parece-me que vamos ter um Abril convectivo, com a passagem de vários cavados e formação de cut-offs, pelo menos é o que os dois melhores modelos começam a intuir para o início do próximo mês:

Sou da mesma opinião:)
Teremos um mês activo, mas duvido que seja quente...
No eventual caso do mês se revelar mais quente do que eu suponho tambem não se perde nada... é só mais potencial energético disponivel para a convecção:rolleyes:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Não querendo alimentar muito o off-topic, gostava apenas de dizer que sendo "Portuense" compreendo o espírito daqueles que não pertencem aos dois maiores centro populacionais do país...no entanto seria de esperar esta tendência infeliz do Instituto de Meteorologia...
Pudesse ir e dividia o meu tempo entre o Grande Porto e o modesto prazer beirão no meu caso...

Após o "banho" que foi o dia de ontem, segundo o GFS o dia de hoje não renderá grandes acumulações...
Já no dia de amanhã, a tarde poderá ser animada a norte e no centro com alguma acumulação...por aqui rondará os 10-12mm...
Daí para a frente pelos menos até às 200h (4 de Abril) não será de esperar que o ditado popular se confirme ( [Abril, águas mil.../I]
Assim sendo, a instabilidade dos últimos dias será quebrada pela subida do AA até mais perto de nós e depois até um pouco mais a este...
De instabilidade só mais lá para o dia 3 de Abril, uma pequena depressão que descerá afunilada entre os Açores e o Continente, mas ao que tudo indica a nossa protecção anti-ciclónica será suficiente para a conter...
Já aqui foi falado da subida da temperatura, talvez acima do esperado em relação à época do ano, mas pelo que os modelos me deixam transparecer a temperatura em altitude subirá quase 10ºC, será preponderante na máxima diária que nos primeiros dias de Abril aqui pelo norte aproximar-se à dos 25ºC...o que já não foi novidade em Março...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não me levem a mal mas nos dias de hoje penso que já não se justificam complexos de inferioridade de quem vive no interior em relação aos grandes centros. Não me mete impressão esta divisão feita pelo IM. Com já aqui foi dito na grande Lisboa e no Grande Porto vive metade da população portuguesa. Eu vivo na Grande Lisboa mas em igualdade de situações a nível de emprego, habitação e ensino para o meu filho, preferia viver longe daqui.

Quanto ao tempo para os próximos tempos (redundância) é bom que venha calor e tempo seco. Também faz parte das situações meteorológicas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não me levem a mal mas nos dias de hoje penso que já não se justificam complexos de inferioridade de quem vive no interior em relação aos grandes centros. Não me mete impressão esta divisão feita pelo IM. Com já aqui foi dito na grande Lisboa e no Grande Porto vive metade da população portuguesa. Eu vivo na Grande Lisboa mas em igualdade de situações a nível de emprego, habitação e ensino para o meu filho, preferia viver longe daqui.

Quanto ao tempo para os próximos tempos (redundância) é bom que venha calor e tempo seco. Também faz parte das situações meteorológicas...

Por aqui já chegou o tempo seco, ainda não chegou é o calor, mas não deverá tardar muito !!
Fiquem bem
 
Estado
Fechado para novas mensagens.