Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Pelas imagens do radar o sul nao se pode queixar hoje:thumbsup:

Boa tarde,

Venham de lá as imagens pois por aqui não se notou nada. A bem dizer neste momento encontro-me em Lisboa e pareceu-me ouvir trovoada às 7h41m da manhã mas .... mais nada! Ainda não sei como esteve S. Lourenço - Ericeira - mas logo apurarei.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Mudou o mês e os modelos continuam a debitar informações...

Para amanhã o ECMWF prevê aguaceiros fracos, não serão à partida melhor que hoje...O GFS não vê muito diferente, mesmo assim, tal como hoje o sul estará em melhores condições de acumular um pouco mais...

Maior interesse em termos de acumulação será de se esperar na madrugada de sábado para domingo a norte, nomeadamente o NW, uma situação tipica desta região que normalmente esta sujeita a apanhar de raspão algumas depressões...
Mesmo assim segundo o europeu nada mais de 10mm...

O GFS está bem mais generosos...madrugada de sexta para sábado e tarde de domingo com acumulações razoáveis no NW...perto dos 20mm em dois dias...
Exceptuando a norte continuará tudo idêntico ao que já vem sendo habitual...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Realmente é de aproveitar estes "pingos" de chuva já que o AA vai voltar em força aos poucos, principalmente a partir do meio da próxima semana... O final da semana parece mesmo prometer já temperaturas acima dos 20ºC em grande parte do território continental... Mas ainda falta algum tempo, é aguardar... Mas para já a tendência parece ser esta...

Realmente é dos Invernos mais secos que me lembro... O próprio "Jedi Master" Anthímio de Azevedo na TVI, há uns dias, dizia também que não se recordava de um Inverno tão seco quanto este... Eu lembro-me que 2005 foi seco mas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quer ter animação no Algarve e o resto do sul do país entre as 120 horas e as 216 horas então exerça o seu direito de voto meteorológico e vote GFS !!

GFS, porque contamos sempre animar a malta ...

Vote já !!

PS: Eu por mim não mexia nem mais um palito nesta saída do GFS, que diga-se de passagem começa a andar com várias saídas consecutivas a dar uma cut-off mesmo a sul do Algarve, mas que depende fortemente daquela bolsa de ar frio vinda de Norte !!

:pray::pray::pray::pray::pray::pray::pray::pray: :pray::pray::pray::pray::pray:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas para variar é o único a ver tal cenário perfeito para aqui .....

Teria que haver uma conjectura perfeita para tal acontecer !!
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Os modelos estao bastante diferentes, mas para mal de alguns espero que ganhe o ECMWF, ao menos mete frio na europa central e vou estar umas semanas na suiça dava jeito ;)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
É verdade...esta saída das 6h do GFS exacerba o que já tinha aparecido em outras runs...mas não com tanta expressão...cut-off com origem do centro europeu que depois se instalaria a sul do Algarve...
A mesma cautela que foi pedida há algum tempo deve também existir agora, afinal o GFS que ainda há dias foi criticado está agora a ser-lhe dado crédito...
Se este cenário acontecer vai render bastante precipitação principalmente a sul...
A mim parece-me possível, mas não com tantos dias de permanência...penso que a cut-off vai perder força mais rapidamente que o previsto pelo modelo...

O ECMWF dá outro cenário possível, o AA encosta mais a nós e a cut-off foge para Marrocos, seria um cenário mais complicado...principalmente pela subida da temperatura...

Até lá temos este fim de semana com alguma precipitação a norte e centro...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
40 mm na run das 6 do GFS e no 1º painel ai que excelente. Olho para o modelo mais credível e não vejo. Logo, aguardar pela saída do ECM e ver se segue ou fica na dele, se ficar na dele ganha o ECM. Não acredito no cenário do GFS.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A saída das 12h desfez a anterior...não que tenha "apagado" aquilo que viu...mas modelou a cut-off para SE do Algarve o que acabaria com estragar com a precipitação por completo...
Fraqueza do modelo?não creio...apenas modelou a cut-off noutra direcção, não muito longe...mas a influencia aqui seria muita certamente...
Sendo um modelo com 4 actualizações diárias é propicio a isso...