Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não se pode dizer que estão parecidos.

gfs0144.png


ecm1144.gif


De qualquer modo, o GFS anda à nora, já mostrou de tudo.

O ECMWF mudou radicalmente uma vez, mas não mudou mais. E só costuma alterar uma vez.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nesta run das 06h tem uma tendencia claramente oposta ao ECM, curioso ver a precipitação á roda da Peninsula Ibérica !!
Tendencia de qualquer forma para tempos frios na próxima semana ..
A longo prazo a modelos convergem para circulação zonal a Norte e persistência da secura nas latitudes mais a sul, por exemplo no Algarve !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É preciso calma e aguardar agora as saidas dos modelos sazonais, pois estou em crer que poderemos ter algo bastante interessante pelo menos agora no mês de Dezembro...
Este mês de Novembro, em termos de precipitação deverá/poderá ficar abaixo das expectativas de muitos mas ainda não perdi as minhas esperanças respeitantes aos próximos meses ... mas isso é conversa para outro tópico !!
De qualquer forma, olhando a ambos os modelos estou em crer que esta 1ª metade do mês será bastante seco em todo o país, mas estou em crer que a segunda metade ainda tem hipóteses de ser ver alguma coisa ... mas de curta duração... (pronto para ser entenda, uma segunda metade na média)
Mas bem os modelos neste momento apenas mostram até cerca do dia 19 Novembro, e mantem-se a tendencia para circulação zonal a Norte, mas ela não ficará eternamente assim e por isso vamos ter muita calma e ir acompanhando os modelos!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim senhor, viva o gfs que só dá é AA:palmas::palmas::palmas:

Oh Chasing Thunder, tens que ter mais calma, e olhando simplesmente os modelos, é verdade que a tendencia é de circulação zonal a Norte mas sabes que isso acontece imensas vezes durante o mês de Novembro que normalmente na maior parte dos anos costuma ser bem mais chuvoso na 2ª metade do que na 1ª metade !!
Evita esse tipo de comentários tão pouco construtivos ... e tem calma, e além disso acho que o mês de Outubro até foi bem proveitoso para essas bandas ao contrário aqui do Sotavento onde me encontro inserido (onde vivo dahh !!):D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
So um conselho vejam bem os modelos com olhos de ver ;) para depois não ficarem de queixo caído se passar a ser mostrado nos modelos uma depressão a passar de raspão pela costa com 975hpa ou menos ;) é uma possibilidade ainda em aberto e que ninguém ainda falou aqui...Vejam o NOGAPS e a maioria dos Ensemble do GFS dai eu pensar que as saídas principais do GFS vão dar uma reviravolta completa e o Europeu também ira ajustar nas próximas saídas
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
So um conselho vejam bem os modelos com olhos de ver ;) para depois não ficarem de queixo caído se passar a ser mostrado nos modelos uma depressão a passar de raspão pela costa com 975hpa ou menos ;) é uma possibilidade ainda em aberto e que ninguém ainda falou aqui

Sim Miguel há pouco reparei nisso e deves ter visualizados os membros do Ensemble do GFS pelo menos, pois existem diversos modelos a mostrarem isso ...
Além disso a forma como esta depressão afectará a Peninsula Ibérica é bastante incerta, mas imaginemos que esta depressão desce com 975 Mb sobre a peninsula ibérica, a precipitação ficará toda á roda e mesmo que desca junto á costa parece que o efeito maior será na costa mediterrânica onde haverá advecção de sul .. mas de qualquer modo terei que olhar bem aos modelos de precipitação ...
mas tenho a impressão que os dias serão marcados essencialmente pelo frio ou sensação de frio devido ao forte vento que se fará sentir ....
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Sim Miguel há pouco reparei nisso e deves ter visualizados os membros do Ensemble do GFS pelo menos, pois existem diversos modelos a mostrarem isso ...
Além disso a forma como esta depressão afectará a Peninsula Ibérica é bastante incerta, mas imaginemos que esta depressão desce com 975 Mb sobre a peninsula ibérica, a precipitação ficará toda á roda e mesmo que desca junto á costa parece que o efeito maior será na costa mediterrânica onde haverá advecção de sul .. mas de qualquer modo terei que olhar bem aos modelos de precipitação ...
mas tenho a impressão que os dias serão marcados essencialmente pelo frio ou sensação de frio devido ao forte vento que se fará sentir ....

Se a maioria dos ensembles se confirmassem a precipitação seria muito importante! Se a depressão ficar pelo golfo da biscais ai apenas teríamos vento, frio e pouca precipitação...é importante que ela ao descer o fizesse a oeste da Irlanda ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom....interessante é tambem o facto de amanhã e depois, as temperaturas voltarem a ultrapassar os 25º, especialmente nos vales do Tejo-Sado e Guadina, tal como em certas zonas do litoral Algarvio, quiçá mesmo no litoral SW a S de Lisboa, caso o fluxo de E seja permanente....
Valores de até 28º são possiveis no vale do Sado/Zona E da peninsula de setubal:)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde,

Caro ferreira5, prevês as primeiras neves? Pelo que estive a ver, as cotas deverão andar bastante altas e o snowforecast so prevê neve na Serra da Estrela.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que daria essa depressão aqui para o continente ? Basicamente precipitações no norte e centro e muito vento e no sul nada?
Não consigo visualizar isso em termos práticos:confused:

Como está agora, seria vento forte em todo o país, provavelmente muito forte a norte, precipitação provavelmente mais confinada a norte e centro. Mas ainda faltam muitas horas e ainda vai mudar muita vez nos modelos.


(clicar)




 
Estado
Fechado para novas mensagens.