Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O Stormy escreve e bem:

Esta previsão, [...] tem uma margem de erro superior ao usual.
Isto deve-se ao facto dos modelos manterem alguma inconsistência mesmo no curto prazo, especialmente no que toca á intensidade e cobertura espacial das regiões afectadas por condições favoraveis á ocorrencia de convecção.

A incoerencia presente nos modelos tambem reflete a complexidade do padrão, sendo que neste caso será muito importante o nowcast...não descarto que possa ocorrer algo de inesperado...

A análise é difícil, não é catastrofista. Há potencial para eventos mais severos mas, convenhamos, não há certezas.
Neste tópico temos de saber conviver com isto, com previsões e análises por leigos e menos leigos (como o Stormy) mas que de maneira nehuma representam AS PREVISÕES OFICIAIS - até estas tem muitas vezes "tiros ao lado":p

Esta é a MAGIA da meteorologia - somos surpreendidos muitas vezes por eventos inesperados. Mesmo que o conhecimento evolua...
 


cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Já começou a entrar a massa de ar quente carregada de humidade neste momento ,de forma timida aqui na zona já faz o seu efeito . Vamos aguardar pelas celulas mais poderosas . Penso que com o cair da noite as condiçoes tendem a agravar já que o "grosso" ainda vem ao largo da costa.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
As sondagens para Faro dão até 45mm de TPW, se houver convecção a actuar sobre essas massas de ar até podes ter mais do que 100mm/3h, os modelos não teem resolução para detectar células esporadicas a largar 100mm/3h, o que fazem é generalizar para areas bem maiores, e depois dão aquelas manchas de 30,40,50mm..

Reforçando o que o stormy disse, usei uma citação da informação contida na previsão do Estofex, que dá nível 1 para o Centro e Sul de Portugal:

2vluxaf.png


Storm Forecast
Valid: Sat 03 Nov 2012 06:00 to Sun 04 Nov 2012 06:00 UTC
Issued: Fri 02 Nov 2012 18:17
Forecaster: TUSCHY

A level 1 was issued for parts of Portugal and Spain mainly for heavy to locally excessive rainfall amounts.

A level 1 was issued for the coastal areas and far SW-Spain mainly for an isolated large hail, strong wind gust and isolated tornado risk.

...The advected air mass reveals true tropical characteristics with TPWs in excess of 50 mm and weak mid-level lapse rates.





Tradução.... (à mão...)

O nível 1 foi decretado para partes de Portugal e Espanha principalmente devido a quantidades de precipitação localmente intensas.

O nível 1 foi decretado para as áreas costeiras e para o extremo Sudoeste de Espanha principalmente devido a granizo de grandes dimensões, rajadas de vento fortes e risco de tornado (evento isolado).

A massa de ar de advecção contém verdadeiras características tropicais com TPWs com (não sei a expressão concreta) mais de 50 miímetros e fracos lapse rates nos níveis médios.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O aviso laranja do IM é perfeitamente justificável depois do ECMWF 12z ter seguido a mesma run mas do GFS.

O GFS mostra chuva forte com acumulados interessantes na faixa entre Setúbal e Portalegre:
modelos_1.png


modelos_2.png


O ECMWF seguiu esta tendência:
modelos_3.gif


O Aladin do IM mete a linha mais a norte, portanto a sua trajectória ainda é incerta mas vendo os dois grandes modelos globais a apostar na linha entre Setúbal e Portalegre, parece que é por aí que vamos ter acumulados interessantes. Vento forte não deve ser de descartar durante a passagem da linha.
 
Última edição:

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
A massa de ar de advecção contém verdadeiras características tropicais com TPWs com (não sei a expressão concreta) mais de 50 miímetros e fracos lapse rates nos níveis médios.

TPW - Total Precipitable Water ou total de água precipitável. ;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pela análise das imagens de radar, parece-me que a linha de instabilidade mais intensa irá passar mais a sul do que aquilo que os modelos prevêem, no eixo Sines-Mourão. Na minha opinião, o aviso laranja do IM deveria ser estendido a Évora e Beja.

DOeU7.gif
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu penso que em geral todos no sul podem experimentar períodos de chuva por vezes forte acompanhada de trovoadas. Serão mais clusters que uma linha propriamente dita...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
A chuva acabou por aqui por hoje e esta noite? :confused:

André,
Ninguém sabe... ou melhor ninguém tem a certeza.
Repara que já foi aqui dito que o ECM teve uma última saida semelhante ao GFS, que por sua vez tem flutuado imenso!
Na realidade, e comparando a imagem de radar com o modelado no GFS, há um desvio espacial de uns 200 km da acção para sul.
(o que não é de espantar nestes sistemas)
Da mesma formar alguma instabilidade pode atingir a tua zona (a minha, a norte de Lix é menos provável), mas estas previsões ... são previsões e não determinações. É o encanto da ciência.
abraço

Bernardino
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Esta chuva vai chegar para todos;), pode é ser mais forte em alguns sítios mas pareçe-me que grande parte de nós vai ter chuva persistente durante 24h ou mais:rain:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que o Baixo Alentejo será o grande contemplado da noite, e uma machachada nos dois principais modelos, em especial o GFS !