Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
É precisa muita atenção a quem mora no Litoral Norte e Centro em especial porque no Domingo poderia ser um evento com um toque de severo devido ao vento forte com rajadas e a muita chuva em poucas horas... As saídas de Sexta são muito importantes mas devem mostrar este cenário que mostro a seguir com as cartas...

Aqui o cavamento rápido da depressão que se deve situar junto ao NO da Galiza


O vento a 10m, poderia ter rajadas no pico da frente na ordem dos 90/100km/h principalmente durante a passagem de algum Cb...


E aqui a precipitação, localmente deverá provocar inundações rápidas em especial no litoral Norte e Centro:


Para mim este é o cenário mais provável de acontecer por isso precaução não faz mal a ninguém.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os modelos continuam muito indecisos em relação à intensidade da ciclogenese, alguns como o ECMWF e UKMO recuaram um pouco nas saídas das 00z. Provavelmente vão continuar indecisos até lá.

Certo para já é uma frente bastante activa, que claro, será tanto ou mais agressiva quanto mais profunda for a ciclogenese.



GFS

gfsu.gif


ECMWF

ecm.gif
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Previsões do Hirlam
1h-7h Domingo
wwisx0c054.gif

7h-13h Domingo
wwisx0c0c2.gif

13h-19h Domingo
wwisx0c066.gif

19h-01h Domingo/Segunda
wwisx0c0d3.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Estou curioso para ver acumulados em estações na zona do Gerês e "arredores" no Domingo, que a configuração desta frente favorece imenso um avolumar de precipitação com o "impulso" da orografia nessa zona!
:eek:

Aqui nestes mapas do Estofex, as linhas amarelas/laranja representação a ascensão devido a orografia, e estão ali no máximo durante uma série de horas!



Não admira que o meteograma de Monção tenha 190mm! :p

Mas claro que são mapas de acordo com saídas de um só modelo, que podem bem atenuar até lá.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Espanha já entrou em Aviso Laranja
Be prepared’ means: Remain vigilant and ensure you access the latest weather forecast. Take precautions where possible.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Boas,

A protecção Civil deverá de entrar em Alerta durante a tarde hoje ou manhã de amanhã..

Esperemos pelo resultado do briefing Diario que está a ocorrer neste momento.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Espanha já entrou em Aviso Laranja

Bem mais preventivos e atentos os Espanhois...:thumbsup:

o nosso IM acaba de actualizar agora a previsão para o FDS:

Como se tem discutido aqui domingo será o pior dia:

Previsão para Domingo, 3 de Outubro de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro,
em especial no Minho e Douro Litoral.
Vento de sudoeste moderado a forte (20 a 45 km/h), soprando forte a
muito forte (45 a 65 km/h) nas terras altas com rajadas até 100 km/h,
rodando para oeste a partir da noite e enfraquecendo.
Subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

Actualizado a 1 de Outubro de 2010 às 12:10 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/
 

usoldier

Cirrus
Registo
1 Out 2010
Mensagens
60
Local
Lourinhã
Boas , a mais ou menos 1 ano que só sigo o estado do tempo através deste fórum, sou distribuidor e ando sempre na estrada por isso o tempo influencia o meu trabalho.

Venho pela primeira vez pedir ajuda, alguém me sabe dizer se amanhã sábado e domingo na zona da Lourinhã vai chover muito ?

É que tirei o dia de sábado de folga para assentar mosaico num terraço que aqui tenho e já falei com os ladrilhadores ora chuva e assentar mosaico na rua não funciona muito bem .
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Boas , a mais ou menos 1 ano que só sigo o estado do tempo através deste fórum, sou distribuidor e ando sempre na estrada por isso o tempo influencia o meu trabalho.

Venho pela primeira vez pedir ajuda, alguém me sabe dizer se amanhã sábado e domingo na zona da Lourinhã vai chover muito ?

É que tirei o dia de sábado de folga para assentar mosaico num terraço que aqui tenho e já falei com os ladrilhadores ora chuva e assentar mosaico na rua não funciona muito bem .

No Sábado não deverá ocorrer qualquer precipitação pelo menos nada que impeça a realização de alguma actividade no exterior!!Domingo sim é para esquecer! Já agora bem vindo ao fórum :thumbsup:
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Boas , a mais ou menos 1 ano que só sigo o estado do tempo através deste fórum, sou distribuidor e ando sempre na estrada por isso o tempo influencia o meu trabalho.

Venho pela primeira vez pedir ajuda, alguém me sabe dizer se amanhã sábado e domingo na zona da Lourinhã vai chover muito ?

É que tirei o dia de sábado de folga para assentar mosaico num terraço que aqui tenho e já falei com os ladrilhadores ora chuva e assentar mosaico na rua não funciona muito bem .

Boas uslodier,

De facto este fim de semana, nao vai ser nada favorável para fazeres essas tais coisas, se bem que amanhã é capaz de ainda não chover aí..

Mas a partir da madrugada de domingo, podes contar com mau tempo.. :rain:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Bem mais preventivos e atentos os Espanhois...:thumbsup:

o nosso IM acaba de actualizar agora a previsão para o FDS:

Como se tem discutido aqui domingo será o pior dia:

Previsão para Domingo, 3 de Outubro de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro,
em especial no Minho e Douro Litoral.
Vento de sudoeste moderado a forte (20 a 45 km/h), soprando forte a
muito forte (45 a 65 km/h) nas terras altas com rajadas até 100 km/h,
rodando para oeste a partir da noite e enfraquecendo.
Subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

Actualizado a 1 de Outubro de 2010 às 12:10 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

... Não sei se as câmaras municipais irão fazer limpezas e aconselhar cuidados redobrados das linhas de agora só no sábado, de preferência a noite como é habitual no nosso querido IM...
Mais interrogo-me que sem o IM lançar o aviso não sei como poderá a Protecção Civil lançar Alerta...
Por mim se quiserem ser cautelosos já vão indo a tempo de aconselhar alguma atenção através de pelo menos o aviso amarelo, quem sabe mantendo-se as previsões então amanhã a noite passar para laranja, agora sobre o evento lançarem um Laranja...
:confused:

Precipitação em 3h
101003090106.gif


WRF 9km
Precipitação das 02h às 03h de Domingo
03101003h.png
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
... Não sei se as câmaras municipais irão fazer limpezas e aconselhar cuidados redobrados das linhas de agora só no sábado, de preferência a noite como é habitual no nosso querido IM...

Independentemente dos avisos/alertas, as primeiras chuvas mais a sério, de Outono, apanham sempre a malta desprevenida. E não me parece que resolva alguma coisa haver alguém a fazer avisos, porque mesmo que os façam as organizações não parecem querer mexer-se. Preparar o território para as chuvas mais intensas, mesmo nos casos em que tal é possível, representa um custo que me parece que preferem adiar, para ver se a coisa passa ao lado.

Mais interrogo-me que sem o IM lançar o aviso não sei como poderá a Protecção Civil lançar Alerta...

Julgo que são duas realidades distintas e que nenhuma depende da outra. Será natural existir alguma coincidência, porque boa parte dos fenómenos mais frequentes que causam dano têm alguma relação com a meteorologia, mas os avisos do IM e os alertas da protecção civil têm vida própria. Isto para dizer que me parece perfeitamente possível haver lugar a alertas mesmo sem avisos do IM, ou avisos do IM que não dão origem a nenhum alerta.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
... Não sei se as câmaras municipais irão fazer limpezas e aconselhar cuidados redobrados das linhas de agora só no sábado, de preferência a noite como é habitual no nosso querido IM...
Mais interrogo-me que sem o IM lançar o aviso não sei como poderá a Protecção Civil lançar Alerta...
Por mim se quiserem ser cautelosos já vão indo a tempo de aconselhar alguma atenção através de pelo menos o aviso amarelo, quem sabe mantendo-se as previsões então amanhã a noite passar para laranja, agora sobre o evento lançarem um Laranja...
:confused:

O alerta será lançado em tempo devido, este é um evento interessante para a época do ano, a nós chama-nos mais a atenção porque é o primeiro do ano, mas se estivéssemos em Fevereiro era só mais um. As quantidades de precipitação previstas são bastante relevantes, justificam o alerta amarelo de certeza e em alguns pontos eventualmente o laranja, mas não será nada de anormal. O vento poderá ser forte, caso se confirme a ciclogénese perto da Galiza, mas também nada que não tenhamos já tido e bem pior no inverno passado.

Quanto à limpeza dos sumidouros e outros pontos de drenagem, não depende do IM, e é dever das câmaras manterem-nos sempre limpos, mesmo quando não chove, pode sempre haver uma rotura de uma conduta de águas, ou qualquer outro incidente em que seja necessário drenar a via pública. Mas mesmo que se procedesse à limpeza, não nos esqueçamos que estamos no início do outono, vai estar vento, pelo que vão muitos sumidouros entupir assim que começar a chover com as folhas que caem das árvores.