Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Desculpem o off-topic...mas caso se recordem, estávamos nos primeiros dias de Setembro e eram mais que muitos aqueles que diziam não reconhecer este Verão...fresco e ventoso, principalmente em Julho...será que se esqueceram agora...?


Eu não me esqueci!!! posso dizer que o pico do verão aqueles meses característicos do pico do verão foram frouxos principalmente Julho e Agosto!! mas não me esqueço que tivemos este ano metade do ano com tempo de verão por isso não sou dos que dizem que não tivemos verão sou dos que dizem que tivemos meio ano com características de verão quase nem primavera tivemos foi logo tempo de verão!!
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Eu não me esqueci!!! posso dizer que o pico do verão aqueles meses característicos do pico do verão foram frouxos principalmente Julho e Agosto!! mas não me esqueço que tivemos este ano metade do ano com tempo de verão por isso não sou dos que dizem que não tivemos verão sou dos que dizem que tivemos meio ano com características de verão quase nem primavera tivemos foi logo tempo de verão!!

Não estou a direccionar para ninguém, mas enerva-me a mentalidade dos Portugueses que infelizmente passam rapidamente do 8 para o 80 em tudo, a meteorologia não é excepção...
Concordo contigo quando dizes que começamos a ter temperaturas altas logo na primavera, mas não foi um padrão constante, foi intercalando com dias mais amenos, mas principalmente Abril não costuma ser tão quente...
Maio e Outubro são meses de transição, por isso se me lembro de nevar na Serra em Maio, também me lembro de dias bem quentes por lá...
Não fosse este final de Setembro mais constante e quente e ninguém se lembraria de dizer o que quer que fosse...
Cumprimentos a todos...e acima de tudo apreciem a meteorologia, pelos vistos há cada vez mais interessados nesta ciência...
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
coisa que eu não me lembro, e já não sou assim tão novo quanto isso, é de ter um mês de outubro com temperaturas constantes de 30º durante o dia e noites tropicais ou lá perto.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Eu lembro-me de já ter feito praia em Outubro em mais que um ano, com a água até bastante mais quente do que durante os meses de verão.

lembro-me por exemplo, acho que foi em 2007 que tivemos calor até Novembro, pelo menos lembro-me de andar de t-shirt nessa altura. [/off-topic]
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
coisa que eu não me lembro, e já não sou assim tão novo quanto isso, é de ter um mês de outubro com temperaturas constantes de 30º durante o dia e noites tropicais ou lá perto.

Presumo que estejas a falar de Setembro e não de Outubro visto estarmos apenas no dia 2 de Outubro. Relativamente a Setembros quentes e secos, não são muito invulgares no nosso clima, «Setembro ou seca as fontes ou leva as pontes», eu pelo menos passei muitas férias em Setembro porque era mais barato e muitas vezes apanhava tempo melhor que Agosto. Foi muito mais anormal a situação que vivemos em Abril/Maio do que agora em Setembro. Há é alguma saturação acumulada disto tudo, por estarmos em "Verão" desde finais de Março. Em boa parte do país anda-se de manga curta desde Março, e se isto se prolongar até à 2ª ou 3ª semana de Outubro, serão 7 meses de manga curta, o que já não é mesmo nada normal, mas também não deve ser inédito.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Vince, estou mesmo a falar de Outubro, porque embora como disseste e bem, estejamos apenas no inicio do mês, a verdade é que estas temperaturas não desarmam, e portanto o mais certo é termos até ao meio do mês a manutenção de temperaturas a rondar os 25º/30º.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda é muito cedo para dar todo o mês de Outubro como perdido, para já não estou muito preocupado, prefiro que isto aconteça nesta altura do ano e que a partir de meados de Outubro e Novembro a atmosfera se liberte deste tipo de bloqueio pelas nossas paragens.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Ainda não há muito tempo tivemos um Outubro bem quente.

O mês de Outubro, em Portugal Continental, caracterizou-se como um mês quente, sendo mesmo o mais quente dos últimos 14 anos em relação à temperatura máxima. Assim a temperatura do ar registou valores médios da máxima, mínima e média muito superiores ao valor médio 1971-2000, com anomalias de +2.8ºC, +1.7ºC e +2.2ºC respectivamente.
Ocorreram vários dias com temperatura superior a 25ºC em muitas estações meteorológicas de quase todo o País, verificando-se também dias com temperatura superiores a 30ºC em muitos locais do Centro e Sul.
Ocorreu ainda uma onda de calor em algumas estações meteorológicas do Centro e Sul do Continente no período de 10 a 18 de Outubro (Fig 1).

Fonte

Resumo do relatório de Outubro de 2009.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Grandes dramas que para aqui vai ....
Normalmente quando o Outubro começa seco ... as temperaturas começam elevadas podendo chegar aos 30º até cerca do dia 15 ou 20 !!
E sim ... também eu me lembro de andar em T-shirt ainda em Novembro ... não me lembro é qual foi o ano ....
É normal este tempo quente ainda nesta altura do ano ....

O que já se calhar não é tão normal é quase todo o país não ver pinga de água há cerca de um mês ...

Relativamente á evapotranspiração ser maior em Julho e Agosto eu presumo que se deva á menor humidade, temperaturas mais altas e terrenos mais secos...
No Norte e Centro penso que a humidade possa ter sido algo maior, quanto a precipitação ter sido mais chuvoso, penso que cair 2 mm ou 10 mm, num mês cujos solos estão secos, não faz grande diferença.

Relativamente á seca e apesar do IM não ter lançado o relatório da seca de Agosto em penso que deve ter mantido ou desagravado ligeiramente a situação. Aliás normalmente no mês de Agosto nunca existe agravamento da seca ....

Já agora relativamente ao mês de Setembro com muito maior numero de dias sol face ao normal, registo de pluviosidade na média ou inferior, menor humidade face ao normal, temperaturas creio que bastante acima do normal e em que a chuva ocorreu somente num dia (logo se perdeu !! ), logo não tenho dúvidas que em boa parte do território exstiu um agravamento da seca ..

É o tópico dos modelos, mas não tenho nada a acrescentar ... iguais ás cartas dos outros dias ...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda não há muito tempo tivemos um Outubro bem quente.



Resumo do relatório de Outubro de 2009.

Outubro de 2006 também foi bem quente. Esta carta de 29 de outubro:

archives20061029121.png


Quanto aos modelos tudo cada vez mais monótono. Ensemble do GFS 00z, para o interior alentejano, linha da precipitação sempre lá em baixo:

graphe_ens3_eaj9.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Previsão até dia 18 de Outubro:

9231150_fUFT4.jpeg


Neste momento não se vislumbra nenhuma luz ao fundo do túnel, ou seja, o tempo está como o país.

O Outubro de 2006 foi quentinho e o mês de Novembro de 2006 foi um verdadeiro espectáculo. :rolleyes:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O IM dá aumento de temperaturas para os próximos 2 dias,para a maioria das estações..Algumas delas entre os 31ºC e os 34ºC.
O Windguru acompanha esse calor,com vento fraco.Serão portanto dias mais quentes e com menos vento do que no fim-de-semana. :eek::eek: Devem ser os dias mais quentes deste mês,amanhã e Terça-Feira.

Quem diria que no mesmo ano ouvimos falar do Verão inexistente(http://www.meteopt.com/forum/media/o-panico-do-verao-inexistente-5869-5.html#post297471) e depois vem um Setembro e inicios de Outubro escaldante...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
E para o final da semana (fim de semana) uma forte corrente de NE bem seca, associada ao AA na zona da Biscaia com uma pressão relativamente elevada, é esperada para o continente... Nesta altura, serão de esperar já temperaturas mínimas bem baixinhas mais no interior norte, enquanto que no litoral oeste as máximas tenderão a ultrapassar inclusivamente as do interior, inclusivamente bem junto ao mar. Enfim, mais "secura" à vista, com geopotenciais altos...

6ª feira será de esperar um dia de nortada moderada, com o AA ainda a oeste/sudoeste da Biscaia. Até lá, vento bastante fraco, com temperaturas bem altinhas para a época. Espera-se um feriado deveras agradável :).
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
e estas ultimas mensagens confirmam aquilo que eu tenho vindo a dizer, e a forte possibilidade de Outubro não ver cair uma unica pinga de agua do céu, a juntar a isso o flagelo das altas temperaturas, que ao contrário de alguns, não considero nada, mas mesmo nada agradáveis, não só porque não coincidem com a época do ano, e de certa forma aumentam a carga de stress nas pessoas que desde Abril não tem tido tréguas no que ao calor diz respeito, tudo o que é demais cheira mal.

junta-se o aumento dos consumos de energia devido ao ar condicionado um pouco por todo o lado, e o regresso dos fogos florestais que massacram o nosso país.

Outubro sem chuva+calor= desastre.