Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para 6f-Dom, no continente, estamos a prestar atenção á possibilidade de uma ciclogenese possivelmente forte ( 980-990hpa) que se deslocaria de SW para NE ao largo de Pt continental.

Esta ciclogenese está a uma "nesga" de se materializar..
Os modelos colocam um cavado complexo com varios maximos de vorticidade embebidos, a progredir na circulação do vortice polar que está na Europa N.

De sul, na circulação de uma depressão no Atlantico central, viria uma massa de ar tropical muito energético e humido ( Dew 19-21ºC, Theta-e>45-50ºC).

A posição do jet subtropical, fortalecido ao longo dos 35ºN, e do jet polar irão defenir onde há mais condições de divergencia em altura, shear, e forçamento dinamico.

Segundo alguns modelos, o jet polar desceria mesmo sobre a pluma tropical, fundindo-se com o jet subtropical.
Nessas condições perfeitas, sobre a PI gerar-se-ia um canal de outflow muito forte, associado a um forte lobo de divergencia em altura, que poderia mesmo desencadear uma ciclogenese explosiva ( ajudada pela colisão muito intensa das massas de ar nos niveis médios e baixos).

Para outros modelos, não ocorrerá essa coincidencia de factores positivos, e quanto muito teriamos uma frente a cruzar a PI, a que se associaria o transporte de ar quente vindo de SW, mas em menor escala.

Ainda estamos na fase em que qualquer cenário é possivel...e isso é visivel nas cartas de dispersão:

GEFS06z, z500 médio e desvio padrão:
FXGxK.png


Como se vê perfeitamente, há uma região de incerteza grande mesmo em cima da região de analise.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sinceramente não me parece nada que a interacção seja assim tanta entre as massas de ar, e muito menos me parece que cave abaixo dos 995 hpa.

Em relação aos modelos parece existir algum consenso entre modelos para que até Sexta exista alguma chuva na faixa extrema do Norte do país, e depois no dia de Sexta, teriamos chuva na região mais a norte e chuva depois mais a sul a partir do final da tarde, tornando-se generalizada no Sábado e confinada ao centro e sul do país na parte inicial de Domingo.

Contudo a durabilidade da situação, os locais mais afectados, e a persistência ou intermitência da precipitação ainda tem sofrido muitas oscilações, e por isso convém ir seguindo os modelos, pois acredito que nada está definido ...