Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
De acordo com o Freemeteo amanhã não pinga em Braga. De acordo com o IPMA vamos ter períodos de chuva forte e estamos em alerta amarelo. Apenas um deles vai acertar, o mais institucional é que seja o IPMA, mas também já vi o contrário algumas vezes... Os dois têm direito à sua previsão, e eu cá estarei para ver, espero...

Relativamente ao Stormy é a mesma coisa, ele também tem direito à previsão dele. E eu gosto do entusiasmo e da línguagem técnica, algo críptica, que ele põe nas suas análises. Quase uma linguagem hierática, e muito apropriadamente, que isto de adivinhar o tempo é como estar mais perto dos deuses...

Boa noite Caro martinus,

Penso que na nossa zona só iremos ter animação amanhã (Quinta-Feira) a partir do meio/final de tarde com continuação do show pela madrugada dentro (4ªFeira->5ªFeira).

Segundo alguns modelos a zona de Braga e outros locais do Baixo Minho podem vir a ter acumulados interessantes. Tudo vai depender da trajetória da passagem das células mais interessantes a nível de agua precipitável.

Esta tarde de Terça-Feira tivemos boas abertas pela zona de Braga com temperatura amena mas amanhã à tarde penso que o cenário já seja bem diferente.

Nowcasting e feedback de cada um será fundamental para darmos continuidade ao seguimento do tópico "Litoral Norte".

Cmps.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Duas dezenas de posts apagados. Leiam o titulo do tópico, as suas regras, e perceberão o porquê.

Não houve, nem há perseguição nenhuma. O stormy é um membro conhecido por todos, inclusivamente de forma pessoal, por parte de quase todos os administradores e moderadores. Ninguém, nas suas criticas pôs em causa o seu conhecimento. A chamada de atenção está relacionada com o exagero. A cor vermelha, convenhamos, não tem sido a mais feliz. Isso faz com que essa "gravidade" de avisos acabem por cair na banalidade. Quando vier algo realmente severo, terá que usar outras cores e outros vocábulos, porque os indicados estarão gastos. Percebem?
Volto a repetir: Não é perseguição, é sim uma critica de forma a melhorar.

Quanto ao IPMA, houve um ou outro comentário extremamente injusto para com a administração/moderação.
Só quem vem cá de quando em vez pode dizer que não apontamos o dedo a falhas ou deixamos de criticar o IPMA quando o devemos fazer. Porque o fazemos, mas da forma que achamos mais correcta.
Exemplo: http://www.meteopt.com/forum/climat...ima-de-portugal-2013-a-6936-4.html#post389984

Se têm reclamações/sugestões a fazer ao IPMA, façam-no no lugar indicado: Aqui!
Radar, previsões, avisos meteorológicos, gafes, etc. É por esse link que devem manifestar a vossa opinião (agrado/desagrado).

Acreditem que temos usado esse meio com regularidade. Se mais o fizerem, tanto melhor para nós (comunidade), e para o IPMA que fica com a noção do que a população realmente quer e dos problemas que existem.
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Duas dezenas de posts apagados. Leiam o titulo do tópico, as suas regras, e perceberão o porquê.

Não houve, nem há perseguição nenhuma. O stormy é um membro conhecido por todos, inclusivamente de forma pessoal, por parte de quase todos os administradores e moderadores. Ninguém, nas suas criticas pôs em causa o seu conhecimento. A chamada de atenção está relacionada com o exagero. A cor vermelha, convenhamos, não tem sido a mais feliz. Isso faz com que essa "gravidade" de avisos acabem por cair na banalidade. Quando vier algo realmente severo, terá que usar outras cores e outros vocábulos, porque os indicados estarão gastos. Percebem?
Volto a repetir: Não é perseguição, é sim uma critica de forma a melhorar.

Quanto ao IPMA, houve um ou outro comentário extremamente injusto para com a administração/moderação.
Só quem vem cá de quando em vez pode dizer que não apontamos o dedo a falhas ou deixamos de criticar o IPMA quando o devemos fazer. Porque o fazemos, mas da forma que achamos mais correcta.
Exemplo: http://www.meteopt.com/forum/climat...ima-de-portugal-2013-a-6936-4.html#post389984

Se têm reclamações/sugestões a fazer ao IPMA, façam-no no lugar indicado: Aqui!
Radar, previsões, avisos meteorológicos, gafes, etc. É por esse link que devem manifestar a vossa opinião (agrado/desagrado).
Acreditem que temos usado esse meio com regularidade. Se mais o fizerem, tanto melhor para nós, e para o IPMA que fica com a noção do que a população realmente quer e dos problemas que existem.


Caríssimo Sr. Administrador, já fiz varias chamadas de atenção por esse meio ao IPMA e as respostas são no mínimo líricas..........

Os Srs. Administradores com o conhecimento e a força que têm deveriam ser os primeiros a exigir um IPMA que funcione de facto.

Cumprimentos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Continente
Previsão para 4ª feira, 2.outubro.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, por vezes fortes a partir do fim da manhã,
sendo mais prováveis nas regiões Norte e Centro.
Possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul,
soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros.
Possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, sendo por vezes fortes a partir do meio da manhã.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul.
 

DracoLX

Cirrus
Registo
26 Ago 2011
Mensagens
30
Local
Quinta do Conde; Lisboa (Marquês de Pombal)
Bom dia a todos. Frequentador assíduo deste forum (embora não "participante" em previsões ou comentários por falta de conhecimentos) queria deixar aqui um reparo em relação ao "flaming" (se me permitem a expressão) relativo ao Stormy.
No final de cada posto lê-se o seguinte e passo a citar:

"Os níveis de cores devem ser entendidos como meramente indicativos da probabilidade de ocorrência de um dado evento em algum ponto e não necessariamente da sua gravidade, extensão ou duração."

Não percebo, sinceramente, o comentário do AnDré onde diz que "...A chamada de atenção está relacionada com o exagero..." pelo disclaimer atrás transcrito e do DavidSF "Parece-me extremamente exagerada a tua análise..." quando o próprio Stormy realça o facto de "Esta previsão tem uma margem de erro superior ao normal dado que se observa ainda bastante inconsistência nos modelos...poderá ser necessária uma revisão". Inclusivamente tem quase sempre o cuidado de indicar qual o grau de risco das suas previsões coisa que não vejo mais ninguém a fazer.

Não há dúvida que o evento de 6ª feira foi um fiasco em relação às expectativas criadas mas devo relembrar que, bem dentro da zona vermelha de risco indicada pelas "constantes previsões exageradas" do nosso amigo Stormy, aconteceu um pequeno tornado.

http://www.meteopt.com/forum/seguim...do-tempo-modelos-setembro-2013-a-7263-29.html

Este fórum é uma amalgama de pessoas que, ou são gurus da metereologia, ou sabem muito, sabem o suficiente, sabem pouco ou não sabem nada (como eu) mas que são todos eles apaixonados pelo tema. A meterologia tem de fascinante o facto de, por muito que se estude e se saiba, ser por vezes "imprevisível" dada a volatilidade dos fenómenos e circunstâncias que a definem. Previsões exactas sobre a hora, duração e intensidade de qualquer evento que se preveja ocorrer nem o pai natal nem o coelhinho da páscoa o conseguem quanto mais nós meros comuns dos mortais. Guio-me muito mais pelas previsões do Stormy do que pelas do IPMA que ou peca por defeito ou pelo excesso na grande maioria das vezes.

Peço desculpa pelo testamento mas não queria deixar de alertar para o pequeno disclaimer do Stormy que parece passar despercebido ou então querer ser ignorado. Continuem com as boas previsões que caracterizam este espaço e unam os vossos conhecimentos (pedido obviamente dirigido aos gurus do forum) para termos previsões cada vez mais fiáveis.

Um abraço a todos,
Draco
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Duas dezenas de posts apagados. Leiam o titulo do tópico, as suas regras, e perceberão o porquê.

Não houve, nem há perseguição nenhuma. O stormy é um membro conhecido por todos, inclusivamente de forma pessoal, por parte de quase todos os administradores e moderadores. Ninguém, nas suas criticas pôs em causa o seu conhecimento. A chamada de atenção está relacionada com o exagero. A cor vermelha, convenhamos, não tem sido a mais feliz. Isso faz com que essa "gravidade" de avisos acabem por cair na banalidade. Quando vier algo realmente severo, terá que usar outras cores e outros vocábulos, porque os indicados estarão gastos. Percebem?
Volto a repetir: Não é perseguição, é sim uma critica de forma a melhorar.

Quanto ao IPMA, houve um ou outro comentário extremamente injusto para com a administração/moderação.
Só quem vem cá de quando em vez pode dizer que não apontamos o dedo a falhas ou deixamos de criticar o IPMA quando o devemos fazer. Porque o fazemos, Srs moderadores : os off-topics por vezes sao necessarios e tambem fazem parte da discussao . Se nao pensam assim entao temos um diferente conceito da democracia . Se este forum e um clube restrito de amigos onde so entra quem tiver conhecimentos tecnicos aprofundados entao facam favor de avisar para eu nao voltar a postar . P. S . - nao vi apagar off- topics de pessoas que dizem que ha membros que tem a mania de utilizar palavras caras ou que erram 99 (???) Das vezes . E pronto , ja disse o que tinha que dizer , ja podem apagar o meu post .
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Enfim uma madrugada animada... pelos piores motivos. Ao fim de vários anos nesta casa sinto-me verdaeiramente triste com tudo isto.

Ontem dois moderadores desta casa cometeram um erro. Um erro no qual eu estou mais que 100% solidário. O erro de chamarem à atenção para algo que tem vindo a acontecer neste fórum. Infelizmente esse "algo" que aqui tem acontecido tornou proporções que ultrapassam qualquer crítica por mais construtiva que seja por parte da administração ou moderadores deste fórum. É triste, é lamentável, mas o porquê dos comentários efetuados por esta mesma equipa só será entendível por quem tenha a paciência de descorrer este espaço de uma ponta à outra, por meses ou anos, com verdadeira atenção ou espirito crítico.

Em todos os fóruns que polulam por essa internet existem dois tipos de reacçao para este tipo de acontecimentos. Uma menos vulgar, o cinismo. Resulta por vezes... A outra que é usada na maior parte dos fóruns (pesquisem e vejam por vós próprios) seria algo que se poderia chamar "HITLERISMO"... garanto que resulta... Muitos dos fóruns de sucesso resultam com esta fórmula.


Aqui sempre procurámos ser diferentes, numa postura de respeito, de partilha e convívio que determinaram, penso eu, o sucesso que todos vocês sabem que alcançámos. Custa ver algumas coisas apos tantas conquistas...

Espero sinceramente que possamos continuar com normalidade este tópico.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Enfim uma madrugada animada... pelos piores motivos. Ao fim de vários anos nesta casa sinto-me verdaeiramente triste com tudo isto.

Ontem dois moderadores desta casa cometeram um erro. Um erro no qual eu estou mais que 100% solidário. O erro de chamarem à atenção para algo que tem vindo a acontecer neste fórum. Infelizmente esse "algo" que aqui tem acontecido tornou proporções que ultrapassam qualquer crítica por mais construtiva que seja por parte da administração ou moderadores deste fórum. É triste, é lamentável, mas o porquê dos comentários efetuados por esta mesma equipa só será entendível por quem tenha a paciência de descorrer este espaço de uma ponta à outra, por meses ou anos, com verdadeira atenção ou espirito crítico.

Em todos os fóruns que polulam por essa internet existem dois tipos de reacçao para este tipo de acontecimentos. Uma menos vulgar, o cinismo. Resulta por vezes... A outra que é usada na maior parte dos fóruns (pesquisem e vejam por vós próprios) seria algo que se poderia chamar "HITLERISMO"... garanto que resulta... Muitos dos fóruns de sucesso resultam com esta fórmula.


Aqui sempre procurámos ser diferentes, numa postura de respeito, de partilha e convívio que determinaram, penso eu, o sucesso que todos vocês sabem que alcançámos. Custa ver algumas coisas apos tantas conquistas...

Espero sinceramente que possamos continuar com normalidade este tópico.

Basicamente o Hitlerismo, trata-se para ser soft no que vou dizer, de cortar logo o mal pela raiz assim que ele aparece, em vez de deixar arrastar inumeros posts a falar do mesmo, e eu fui por arrasto falando do mesmo tentando ter o mais justo possível naquilo que afirmo e fui "apagado" também.
Os moderadores e administradores têm tentado sempre que possível serem os mais justos, apaziguadores e muitas vezes deixando arrastar o off-topic de tal modo que muitas vezes este tópico mais parece um "chat" entre membros do que uma "Discussão de Modelos".
Espero que este tópico volte a entrar nos eixos !
Abraço
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Srs moderadores : os off-topics por vezes sao necessarios e tambem fazem parte da discussao . Se nao pensam assim entao temos um diferente conceito da democracia . Se este forum e um clube restrito de amigos onde so entra quem tiver conhecimentos tecnicos aprofundados entao facam favor de avisar para eu nao voltar a postar . P. S . - nao vi apagar off- topics de pessoas que dizem que ha membros que tem a mania de utilizar palavras caras ou que erram 99 (???) Das vezes . E pronto , ja disse o que tinha que dizer , ja podem apagar o meu post .

......
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Vamos lá ao que realmente interessa neste tópico de seguimento de previsão dos modelos.

Os modelos mesoescalares estão a prever uma situação interessante para a próxima noite/madrugada no Sotavento algarvio. O Arome está um pouco para o extremo em 3 horas com uma enorme mancha de 60 mm. Já o Aladdin também prevê mas menos extrema que o Arome.

Arome (01 h-04 h)

15790527_eJms0.jpeg



Aladdin (01h-04h)

15790529_SIc9v.jpeg
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e MSantos

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por aqui vai continuar a seca e a partir de sábado verão e mais verão, já não há paciência

Sim tens tido um bocado de azar mas também vives numa das zonas mais secas do país em que tudo parece passar ao lado.
Agora se quiseres alguma animação podes ver o modelo AROME que o Algarvio1980 postou.

Relativamente aos modelos penso que existe ali após as 168 horas uma janela de oportunidade para que surja um cavado a Noroeste ou Oeste de Portugal, mas ainda muito pouco consistente nos modelos e neste momento apresenta uma trajectoria que considero ser no minimo estranha.
Contudo a presença do AA mais a oeste do que o normal bem como a presença de um anticiclone continental poderá com um pouco de sorte fazer mergulhar uma depressão aqui para as nossas latitudes, senão poderemos ter mais um mês seco por aqui, mas este mês de Outubro é fertil em grande variabilidade climatérica, bem como em muita inconsistência nos modelos !
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.

Bem a partir o final do dia de hoje e amanhã parece que a animação está de volta...:D. Os modelos parecem um pouco confusos relativamente aos locais que vão ter mais precipitação, por isso é mesmo acompanhar o now casting.

Vamos aproveitar esta :rain: que a partir de sexta o solinho está de volta.