Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
uma questão... o horário que aparece nos meteogramas do GFS é que horário? se lá disser que às 15h chove xx... quer dizer que às nossas 15 pode chover aquilo?

É a precipitação acumulada nas 3 últimas horas.
Se aparecer às 15h o valor de 10mm, quer dizer que o modelo prevê que caiam 10mm entre no período 12-15h.
Atenção que são horas UTC, portanto neste momento isso representa precipitação prevista entre as 13h e as 16h.

As outras variáveis (temperatura, nebulosidade, etc) são previsões instantâneas, para a hora UTC referida.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Bom dia a todos. Pelos modelos parece-me que as situações potencialmente mais severas serão acima de Aveiro, certo? Quanto à região de Setúbal o que podemos esperar no que concerne à "animação"? Um dia normal de Outono ou algo mais interessante?

Abraços
Draco

Creio que de Leiria para sul teremos uma situação normal de Outono, apenas com mais algum vento e quiçá alguma trovoada :thumbsup:. Mas aguardemos...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Creio que de Leiria para sul teremos uma situação normal de Outono, apenas com mais algum vento e quiçá alguma trovoada :thumbsup:. Mas aguardemos...

Parece-me que o pior em termos de precipitação será entre o Litoral Norte acima de Aveiro e depois o Interior Centro podendo abranger ainda o Alto Alentejo.
Aqui mais para o Baixo Alentejo e Algarve não espero nada que não estejamos habituados !

Depois para Quarta á tarde volta a chuva mas ainda se encontra bastante indefinido em termos de localização e intensidade da precipitação !
Aguardemos .....

Mas claramente até final da semana os grandes privilegiados serão o Norte e Centro do país !
 

Enkeli

Cirrus
Registo
18 Fev 2011
Mensagens
39
Local
Entroncamento
olá a todos, gostaria de saber o que posso esperar para vila franca de xira. Ando a algum tempo a tentar apanhar uma trovoada para filmar e "tentar" tirar algumas fotos, mas tenho andado desencontrada com esses eventos. obrigada pela atenção :-)
 
  • Gosto
Reactions: Windchill

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
olá a todos, gostaria de saber o que posso esperar para vila franca de xira. Ando a algum tempo a tentar apanhar uma trovoada para filmar e "tentar" tirar algumas fotos, mas tenho andado desencontrada com esses eventos. obrigada pela atenção :-)

Olá Enkeli,

Por Vila Franca de Xira será altamente provável que ocorra trovoada, segundo as as cartas do LightningWizard.

Por isso, máquina a postos ;)
 
  • Gosto
Reactions: Windchill

Enkeli

Cirrus
Registo
18 Fev 2011
Mensagens
39
Local
Entroncamento
Olá PauloSR

Boa espero que seja desta :-)... Já agora deixo outra pergunta é que eu entrei no LightningWizard. mas não percebo como se vê esses mapas... é possível prever mais ou menos as horas em que poderá ocorrer?
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Olá PauloSR

Boa espero que seja desta :-)... Já agora deixo outra pergunta é que eu entrei no LightningWizard. mas não percebo como se vê esses mapas... é possível prever mais ou menos as horas em que poderá ocorrer?

Dá para ver o período mais favorável, dado que terão que estar reunidas um conjunto de situações...

Já agora, podes acompanhar na Europa, a ocorrência de trovoadas em: http://www.euclid.org/realtime.html

Mais informação, o nosso amigo Stormy fez um apanhado para os mais leigos (nos quais me incluo) e acho espectacularmente bem explicado... Um bem haja ao Stormy. Aqui esta o tópico:

http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/ideias-sobre-previsao-convectiva-em-portugal-continental-7136.html#post378743