Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não acho que o GFS vai vencer todos os outros modelos. Aliás o GFS ultimamente tem estado mal tanto a médio como a longo prazo. Os outros têm estado mais ou menos certinhos. Penso eu de que. Certo é a descida das temperaturas para valores mais normais a começar já amanhã e o regresso da chuva no norte e centro. Situação a acompanhar.

Falando no GFS, nesta run já está a ficar de acordo com os outros modelos. Creio que amanhã isto já deverá estar muito melhor definido para o bem ou para o mal !
 


Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,
Estive a ver os modelos e pelo que consegui perceber tudo indica que vamos ter chuva a partir de dia 9 ou 10. Certo?
Agora... alguém me saberá dizer se teremos vento também? É que apesar de gostar da animação destes eventos, para Peniche, não vinha nada a calhar pois temos o Campeonato Mundial de Surf de 12 a 23 de Outubro. Alguém poderá avançar com as expectativas que existem para esse período de tempo?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

vigoroso sistema frontal previsto pelo ECMWF ás 120 horas, especial atenção ao Norte/NW onde as quantidades de precipitação podem ser significativas:

Precipitação em 12 h:

ScdHE3K.jpg


GFS para as mesmas 120 h ( precipitação em 6 h )

OCfNnlm.png


Parece-me já practicamente certo que a precipitação irá regressar a partir da próxima semana, resta saber com que intensidade chegarão as frentes :rain:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Analisando os modelos nota-se que eles estão claramente muito instáveis mudando radicalmente de run para run e o que agora é verdade mais logo pode ser mentira ...
Noto desde logo nas runs operacionais um grande volte face a logo prazo (>168h) com o AA a ser restaurado ainda que não pareça ser por muito tempo, enquanto que a médio prazo (72 a 144h) alguns modelos colocam quantidades muito importantes de precipitação na região Norte sobretudo no litoral Norte e todo o Minho e Douro Litoral.
A situação pode ser comparada a outra que tivemos o ano passado creio que por esta altura também na região Norte e que deixou mais de 100 mm em 24 horas !

Para além disso também o GFS já indica precipitação lá para Quinta ou Sexta .... no Algarve !
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Já viram bem o dia de hoje? Bem mais fresco que os últimos 3 dias e daqui para a frente é o que não espera tempo de Outono. Disse-o ontem e repito os modelos estão muito inconstantes é verdade, ora metem ora tirem o AA. É caso para dizer já vi este filme antes. Certo é a descida gradual e generalizada das temperaturas principalmente das máximas e o regresso da chuva já amanhã e segunda à região norte, que aumentará de intensidade e estendem-se-á à região centro ao longo da semana. Espero tempo mais fresco e instável até ao fim da lua cheia. Apesar de que os modelos neste momento mostram bom tempo para o próximo fim-de-semana. Acho que a instabilidade poderá prolonga-se por mais uns dias. Isto sim é o Outubro que gosto. Que venha o Outono em força é o que todos queremos. Situação a acompanhar. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,292
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Campeonato Mundial de Surf de 12 a 23 de Outubro. Alguém poderá avançar com as expectativas que existem para esse período de tempo?

Boa tarde
Olhando apenas aos modelos, por se tratar de uma previsão a mais de 192 horas de distância, as previsões têm uma baixa probabilidade de acertar. Dos que se possam consultar aqui no Fórum, apenas três modelos estendem a previsão além das 192 horas. Só se pode falar de tendências e estas apontam para tempo anticiclónico com o anticiclone a situar-se inicialmente sobre os Açores e depois a transferir-se para a Europa ocidental. O GFS e o ECMWF são mais ou menos concordantes neste cenário até onde este último estende a sua previsão, dia 14 (o GFS vai até dia 20, mas a confiança numa previsão a esta distância é quase a do mero acaso). Então, apenas como indicador de tendência, sem qualquer confiança, o vento seria característico desta posição do anticiclone, inicialmente do quadrante noroeste ou norte, típica situação de bom tempo com nortada associada mas fraca dada a altura do ano, e depois rodaria por nordeste para os quadrantes de sueste e sul.
Esta é a ideia que eu tiro apenas da consulta dos modelos, eu próprio não tenho qualquer confiança, repito, mas é apenas um ponto de partida para seguirmos a evolução da previsão dia a dia até lá ;)
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a expectativa neste momento é que para o final desse prazo o tempo venha a estabilizar, piorando as condições de mar. Entre os dias 12 e 20 em princípio o mar garantirá ondulação, 16-17-18 pode haver condições de mau tempo.
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Olhando aos modelos, parece que até Sexta-Feira está tudo mais ou menos definido. Parece que vamos ter um episodio sgnificativo de precipitação generalizada a todo o território na Quarta\Quinta. A partir de Sexta é esperar para ver, mas penso que podemos dizer que o Verão acabou definitvamente...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pelo litoral norte e centro poderá já começar a chover amanhã que se irá estender ao interior ao longo da tarde. Já pelo sul a chuva só deverá chegar terça ou quarta, vamos lá ver, esta saída antecipou tudo um bocado a precipitação.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,632
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Bem, vamos mesmo ter chuva e deverá ser generalizada a todo o território a partir de terça ou quarta, resta saber agora as quantidades de precipitação, mas poderá em alguns locais deixar bons acumulados
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, vamos mesmo ter chuva e deverá ser generalizada a todo o território a partir de terça ou quarta, resta saber agora as quantidades de precipitação, mas poderá em alguns locais deixar bons acumulados

Amanhã já deverá ocorrer chuva moderada aqui no Norte, nos próximos dias parece-me que os grandes beneficiados serão as regiões do Norte/Centro, não me admira que no Norte se acumulem em algumas regiões ( nomeadamente no Gerês com ajuda da orografia ) uns 100 mm durante a a próxima semana :rain:

No Sul também irá chover, mas ( em princípio) não será de forma tão expressiva.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Olhando aos modelos, parece que até Sexta-Feira está tudo mais ou menos definido. Parece que vamos ter um episodio sgnificativo de precipitação generalizada a todo o território na Quarta\Quinta. A partir de Sexta é esperar para ver, mas penso que podemos dizer que o Verão acabou definitvamente...

Esse parece-me o aspecto mais significativo deste sistema frontal - o final definitivo do Verão, pelo menos por estas bandas. Dois dias bem chuvosos, quarta e quinta, e uma descida de 4 / 5ºC nos valores de temperatura.