Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010



]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Grande saida esta da GFS das 12z, parece que o padrão vai mudar completamente a curto/médio e longo prazo trazento muita festa para a malta de uma forma geral.

Neste momento a GFS foi ao encontro da UKMO a colocar a CUT mais junto ao SW do continente!

E pelo que parece com o tempo que vai estar pelas nossas bandas vai gerar um deslocamento do AA ficando este mais vulnerável a entradas de outras depressões em território nacional, o que poderá originar agradaveis surpresas ee tirar-nos deste tédio constante!

Curto/Medio Prazo:

rtavn1021.png


Medio/Longo Prazo:

rtavn1621.png


Muit Longo Prazo (a deblidade do AA) ;):

rtavn3241.png


Surpresas porque não? Fortes linhas de insbilidade a atravessarem o pais de lés a lés!!

rtavn12011.png



Contudo á que esperar as principais saidas dos outros modelos!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tornado não é assim tãp boa pois ainda falta alguma profundidade em altura e parece haver mais condições para haver trovoadas em especial no litoral do que para haver chuva, pois esta pelo menos nos primeiros dias ainda é muito dispersa e de forma geral fraca.
Estou preparado é para ver umas trovoadas na serra que é onde vão existir aqui no Caldeirão !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tornado não é assim tãp boa pois ainda falta alguma profundidade em altura e parece haver mais condições para haver trovoadas em especial no litoral do que para haver chuva, pois esta pelo menos nos primeiros dias ainda é muito dispersa e de forma geral fraca.
Estou preparado é para ver umas trovoadas na serra que é onde vão existir aqui no Caldeirão !!

EDIT: Nesta run o GFS aproximou-se demasiado do ECM .... mas existe ainda margem de manobra de ambos os modelos ...
Há quem queira que a depressão fique por cima de Portugal e se isto é bom num espaço de 2 dias, precipitação generalizada rapidamente num espaço de 24 horas será empurrada para Leste, como mostra nesta run do GFS em que a depressão abalaria mais cedo concretamente na Sexta Feira !!

Aguardemos então por mais runs que isto está numa enorme embrulhada
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
EDIT: Nesta run o GFS aproximou-se demasiado do ECM .... mas existe ainda margem de manobra de ambos os modelos ...
Há quem queira que a depressão fique por cima de Portugal e se isto é bom num espaço de 2 dias, precipitação generalizada rapidamente num espaço de 24 horas será empurrada para Leste, como mostra nesta run do GFS em que a depressão abalaria mais cedo concretamente na Sexta Feira !!

Aguardemos então por mais runs que isto está numa enorme embrulhada

o que estas a dizer é que se a depressão passar demasiado proxima de portugal num dia acaba tudo certo?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
o que estas a dizer é que se a depressão passar demasiado proxima de portugal num dia acaba tudo certo?

Não é bem isso .... é assim, temos um Anticiclone a oeste de nós denominado de anticiclone dos Açores, o que acontece é que se esta depressão for muito para Oeste, permite uma forte de entrada quente e seca
Se a depressão ficar em cima, o anticiclone fortaleçe-se e empurra rapidamente a depressão para o leste de espanha.
Além disso se a depressão ficar a sudoeste de Portugal não muito longe abre caminho para entradas futuras, para além de nos visitar durante alguns dias !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Interessante o IM dá para o sul no Domingo e Segunda trovoadas mas sem chuva, deve ser daquelas trovoadas secas !!:huh:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Interessante o IM dá para o sul no Domingo e Segunda trovoadas mas sem chuva, deve ser daquelas trovoadas secas !!:huh:

É claro que traz aguaceiros nos sitios onde as houver, serão é localizados!

Isso das trovoadas secas tem muito que se lhe diga!!... ;) eu pessoalmente não acredito que existam... nem no deserto!

Já vi a GFS com melhores olhos mas agora vejo ECW com melhores olhos...

Isto está muito nas incertezas... mas o que é certo é que uma Cut que gosta de vagabundiar pelas nossas aguas fazendo visistas ao continente e ilhas!!

Aurélio, ontem quando postei foi no interesse desta cut conjuntamente com o levante emitir linhas de instabilidade para o território de SE para NW... pois há hum_700hpa, CAPE/LI bons e bom indice de 'explosão' de trovoadas...

Mas isto ainda está muito salganhento e acho que os modelos ainda não estão a lidar bem com esta situação nem com o posicionamento do AA!!:confused:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
O que dizer sobre esta saida...., ora não é que o gfs colocou a cut-off mais desviada de Portugal, isto quer dizer que a animação prevista pelas saidas anteriores já é mais reduzida, a partir desta saida o cenário deve ficar assim e nós só vamos apanhar com os restos das trovoadas, a não ser que ainda mude para o que estava, o que eu duvido muito, as zonas onde poderá ocorrer animação são aquelas que já estamos habituados. Em relação ao calor ai sim podem contar com ele.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
]ToRnAdO[;227802 disse:
É claro que traz aguaceiros nos sitios onde as houver, serão é localizados!

Isso das trovoadas secas tem muito que se lhe diga!!... ;) eu pessoalmente não acredito que existam... nem no deserto!

Já vi a GFS com melhores olhos mas agora vejo ECW com melhores olhos...

Isto está muito nas incertezas... mas o que é certo é que uma Cut que gosta de vagabundiar pelas nossas aguas fazendo visistas ao continente e ilhas!!

Aurélio, ontem quando postei foi no interesse desta cut conjuntamente com o levante emitir linhas de instabilidade para o território de SE para NW... pois há hum_700hpa, CAPE/LI bons e bom indice de 'explosão' de trovoadas...

Mas isto ainda está muito salganhento e acho que os modelos ainda não estão a lidar bem com esta situação nem com o posicionamento do AA!!:confused:

Existe pois, eu próprio já presenciei ...
Típico das tardes quentes ..
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Na minha opinião acho que as trovoadas secas podem ser secas em grande parte da zona afectada mas tem que haver sempre algum local onde ocorra precipitação.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
]ToRnAdO[;227802 disse:
É claro que traz aguaceiros nos sitios onde as houver, serão é localizados!

Isso das trovoadas secas tem muito que se lhe diga!!... ;) eu pessoalmente não acredito que existam... nem no deserto!



eu ja tive trovoada seca aqui por isso podes acreditar que é verdade ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bem, fugindo ainda ao tópico, mas só para dar a minha opinião em relação à conversa das trovoadas secas.. Há trovoadas mais secas que outras óbvio, em especial no Verão, em ambientes secos e/ou poeiroentos são normais trovoadas com pouca chuva, ou chuva que se evapora pelo caminho, em cumulos de base alta, ou então apenas com chuva em pontos muito localizados.
Quanto a serem um mito trovoadas totalmente secas, penso que não deverá ser assim. De qualquer forma eu nunca presenciei uma trovoada totalmente seca sinceramente, todas as que me lembro, era perceptivel que algures pelo menos alguma coisa caía. Mas sim, de certeza que há em situações secas propícias trovoadas localizadas onde não está a chover em lado nenhum à superfície, mais que não seja pelo exemplo daqueles raios em erupções vulcânicas.
Agora, sem com isto estar a dizer que não há trovoadas secas, entendo o que o Tornado e DRC quiseram dizer, e dou-lhes boa parte da razão, porque as pessoas facilmente caiem no erro de ao ver uma trovoada e não estar a chover onde estão, lhe chamar trovoada seca. Grande parte dos relatos de trovoada seca não serão nada disso, mas apenas não choveu onde se estava, isso não tenho qualquer dúvida.

---

Secas ou não, as trovoadas já estiveram mais "amigas" nossas em saídas anteriores. :(
O ECMWF tem-se tornado consistente ao afastar demasiado a cut-off para Oeste no início da semana, o que inviabiliza boa parte da instabilidade..
De qualquer forma, apresenta o seu regresso para mais perto do continente mais no final da semana.. Mas muito longe, ainda duvidoso. Agora o cenário tão bonito que se via há uns dias, já para daqui a 2/3 dias de hoje, está mais comprometido, e menos "apetitoso"..
Os outros modelos têm ido atrás do ECMWF (como normal)....
A última saída do GFS melhorou um nada, mas ainda estou cauteloso claro.
De qualquer forma, a partir de Domingo, ainda mesmo sem cut-off definida, há um cavado a passar por nós, e aumentam as chances de alguma surpresa. E à medida que a hora se aproxima, os modelos começam sempre a modelar as os eventos de convecção, com mais ou menos exagero.. A lotaria normal! :lmao:
Não estou ainda muito confiante, mas também longe de pessimista! ;)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
É verdade que esta saida do GFS em comparação com a anterior melhorou um pouco, até mete uma bela quantidade de percipitação no sul do pais:thumbsup:, mas será assim:huh:....., veremos então o evoluir nas próximas saidas;).