Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto este mês vai continuar quente... A semana vai começar quentinha para depois refrescar ligeiramente para o final da semana (5ª e 6ª). Para o fim de semana, já há algumas divergências entre ECMWF e GFS: o primeiro coloca o AA a estender-se (novamente) em crista até à P.I., com temperaturas a subir novamente, embora de forma ligeira, o GFS coloca uma situação muito semelhante à que tivemos em grande parte de Julho, com a acção conjunta do AA a oeste dos Açores, ligeiramente, e um cavado associado a uma depressão na zona nas ilhas britânicas, resultando em nortada moderada a forte e bastante mais fresca que estes últimos tempos. Vejamos em que ficamos.

Certa é a ausência de precipitação. O ECMWF, nas suas previsões mais longínquas, coloca uma "cut-off" a W/SW do continente que, se se verificasse esse cenário, injectaria ar quente e seco de SE (norte de África) no continente... É um mês que promete ser quente este Setembro, se não fossem os dias mais pequenos estaríamos com episódios de calor algo constantes, a meu ver...
 


Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Eu não vejo nada de animação nesse mapa, só o AA a voltar a se aproximar na prox semana:(!
E quanto mais pedimos pela chuva mais ela se afasta, mas pensamos ++ que Outubro vai dar q falar!!
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Eu não vejo nada de animação nesse mapa, só o AA a voltar a se aproximar na prox semana:(!
E quanto mais pedimos pela chuva mais ela se afasta, mas pensamos ++ que Outubro vai dar q falar!!

Fale por si, caro Rainy, o tempo está óptimo assim. :)

Uma das coisas que de facto adorava era que se confirmassem as previsões dum final de Outono e Inverno secos e frios. Sei que a chuva faz falta, como é natural, mas já estou fartinho de chuva. :D
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
bons dias, acho que entre Quinta Feira e Sabado aqui para o interior norte e centro poderemos ter periodos de chuva e trovoada, o que seria optimo :) tanto o GFS como ECMWF dão como possibilidade.


Previsão para 5ª feira, 15 de setembro de 2011

Céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade
no Algarve e durante a tarde nas regiões do interior.
Condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada,
mais prováveis nas regiões do interior norte e centro.
Vento fraco (inferior a 15 km/h) predominando do quadrante sul,
soprando temporariamente moderado (15 a 30 km/h) de sueste Algarve.
Pequena descida da temperatura máxima.
Neblina ou nevoeiro matinal.

METEOROLOGISTA: Paula Leitão.

Actualizado a 12 de setembro de 2011 às 11:49 UTC


gfs378.png
[/URL]


rtavn604y.png
[/URL]

rtavn724.png
[/URL]

rtavn784y.png
[/URL]
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Fale por si, caro Rainy, o tempo está óptimo assim. :)

Uma das coisas que de facto adorava era que se confirmassem as previsões dum final de Outono e Inverno secos e frios. Sei que a chuva faz falta, como é natural, mas já estou fartinho de chuva. :D



Não concordo nada contigo, acho que o inverno tem que ser bem chovido e com 1 ou 2 nevões, a nossa agricultura só tem a ganhar com isso, invernos secos e muito frios levam a grandes geadas, geadas negras, e destroem as culturas, tal como os nevões que ajudam a controlar as pragas de insectos nas árvores e sem falar nos ecosistemas que temos e que são belissimos que precisam de água ;)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Em relação a gostos acho que não vale de muito estar a discutir, até porque não faz parte deste tópico isso:lmao: Mas sendo racional é óbvio que o nosso Portugal continua a precisar de Invernos (e não só) suficientemente regados...

Em relação às previsões para os dias que se seguem os modelos mostram o seguinte:

- Não querendo arriscar a mais de 150h, aquilo que o GFS prevê é que apesar de o AA oscilar um pouco na sua localização e na sua força, nunca se chegará a afastar demasiado do Continente, como tal ainda teremos mais um dias de Verão até ao final do fim de semana pelo menos...
- Como não há bela sem senão, lá para quinta feira e sexta feira podemos ter as famosas trovoadas de Setembro...eu arriscaria que 5a será mais propicio no interior norte e talvez o litoral numa fase inicial também tenha sorte...na sexta será mais a sul...

- O ECMWF acompanha o GFS, embora o último me pareça abusar nas máximas, ao contrário do Europeu que ao contrário do habitual é mais contido...
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Não concordo nada contigo, acho que o inverno tem que ser bem chovido e com 1 ou 2 nevões, a nossa agricultura só tem a ganhar com isso, invernos secos e muito frios levam a grandes geadas, geadas negras, e destroem as culturas, tal como os nevões que ajudam a controlar as pragas de insectos nas árvores e sem falar nos ecosistemas que temos e que são belissimos que precisam de água ;)

Concordo em absoluto consigo, caro Norther, aliás como referi na minha anterior intervenção. Pena é que nevões por aqui nem vê-los. Mas como disse o Mário, não é aqui o lugar para esse tipo de discussões já que as Estações não se comportam a pedido como se de um "Agora Escolha" se tratasse. Aguardemos portanto, já não falta muito. :)

Fim do off-topic. ;)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
E este mês de Setembro continua na sua "travessia do deserto": AA bem perto do continente, com ligeiras oscilações, principalmente ao fim de semana (este será mais um fim de semana em que as temperaturas descem face ao que se verifica durante a semana de 2ª a 6ª, já começa a ser caricato... :angry:).

Desta forma, as temperaturas continuarão altas (excepção feita ao fim de semana...).

E olhando para a "futurologia" dos principais modelos, não se parecem avizinhar grandes alterações a este padrão... Será que vamos ter este mês todo assim? De fazer inveja ao verdadeiro Verão de Julho e Agosto?...
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Concordo em absoluto consigo, caro Norther, aliás como referi na minha anterior intervenção. Pena é que nevões por aqui nem vê-los. Mas como disse o Mário, não é aqui o lugar para esse tipo de discussões já que as Estações não se comportam a pedido como se de um "Agora Escolha" se tratasse. Aguardemos portanto, já não falta muito. :)

Fim do off-topic. ;)


tem toda a razão, aqui não é lugar para estes comentários e cada um tem os seus gostos, peço desculpa :thumbsup:
Fim do off-topic. ;)

Falando no tempo para Quinta e Sexta Feira parece que o Sul do país tem maior potencialidade para acontecerem trovoadas




 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Falando no tempo para Quinta e Sexta Feira parece que o Sul do país tem maior potencialidade para acontecerem trovoadas

Está a faltar um pequeno (que no fundo é bem grande pormenor)... Basta veres os quadros de precipitação para teres uma ideia, além das próprias previsões do IM...
O CAPE por si só não quer dizer nada... Se olhares para os meteogramas, por exemplo, repararás que é a norte que existe mais humidade e consequente cobertura de nuvens. Ou seja, e tal como está na previsão a possibilidade de trovoadas é neste momento maior no Norte e Centro, nomeadamente no interior.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Está a faltar um pequeno (que no fundo é bem grande pormenor)... Basta veres os quadros de precipitação para teres uma ideia, além das próprias previsões do IM...
O CAPE por si só não quer dizer nada... Se olhares para os meteogramas, por exemplo, repararás que é a norte que existe mais humidade e consequente cobertura de nuvens. Ou seja, e tal como está na previsão a possibilidade de trovoadas é neste momento maior no Norte e Centro, nomeadamente no interior.

Na altura em que o IM modelava para 5a para o interior trovoadas eu desconfiei um pouco, mas em boa verdade os índices de CAPE não afastavam completamente o cenário...
Mas agora o Instituto recuou e apenas coloca aguaceiros para sexta-feira na previsão significativa, a meu ver ainda mais despropositado...aguaceiros sem cumulunimbus no interior custa-me a acreditar que aconteça...
Para mim para arriscar nos aguaceiros, não podem descartar a possibilidade de trovoada...muito embora na previsão descritiva lá vai aparecendo essa hipótese...
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Está a faltar um pequeno (que no fundo é bem grande pormenor)... Basta veres os quadros de precipitação para teres uma ideia, além das próprias previsões do IM...
O CAPE por si só não quer dizer nada... Se olhares para os meteogramas, por exemplo, repararás que é a norte que existe mais humidade e consequente cobertura de nuvens. Ou seja, e tal como está na previsão a possibilidade de trovoadas é neste momento maior no Norte e Centro, nomeadamente no interior.


Pois já tinha reparado nisso ate pelo que postei anteriormente e fiquei um pouco confuso por isso, ja fiquei melhor esclarecido e agora olhando pelos meteogramas de algumas cidades de norte a sul da uma melhor noção
 
Estado
Fechado para novas mensagens.