Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Tanto o GFS (0Z) como o ECM (0Z) voltaram atrás e tiraram praticamente toda a precipitação, parece que ainda não é desta :(
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
3 dias com a ideia de trovoada começando na quinta-feira... 1 saída desta manhã que retira quase tudo. Vamos aguardar pela saída desta tarde.

Embora a previsão de médio prazo seja negativa porque prevê um mês de setembro seco e quente.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Pronto já estou contente :)
O ipma tirou os 16ºc max para lisboa dia 7 e colocou 27ºc, já cheguei a ver a mínima mais alta que a máxima :D depois disso poseram tudo igual também ainda estão na dúvida.
A run do GFs parece colocar a chuva mais longe e mais a norte [=
A do Ecmwf está sempre pior :angry:
Só espero que este tempo frio passe depressa e venham outras pressões elevadas para norte de portugal, vou ver se há algum modelo a prever isso :thumbsup:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Pronto já estou contente :)
Uns lamentam-se porque vem frio, outros porque vem calor :D
A Previsao do IPMA a dez dias coloca durante varios dias probabilidades de precipitação sempre acima de 40\50 % em especial no Norte, o que indica que existe muita incerteza nos modelos, poderemos ter vários dias de chuva, como poderemos nem ve-la, vamos esperar.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Só espero que este tempo frio passe depressa e venham outras pressões elevadas para norte de portugal, vou ver se há algum modelo a prever isso :thumbsup:

Isto é alguma espécie de piada de mau gosto?

Tempo frio passar depressa? Qual tempo frio? Em Portugal este Julho e Agosto tempo frio?

Há coisas difícies de perceber, que ja ultrapassam aquilo que se possa designar como "gosto pessoal".
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Isto é alguma espécie de piada de mau gosto?

Tempo frio passar depressa? Qual tempo frio? Em Portugal este Julho e Agosto tempo frio?
.
Eu tinha lido este post, mas nem tinha prestado atenção. Tempo frio ?! Onde?! Só se for na sua terra... Tivemos temperaturas em todo o país temperaturas acima de 30º durante grande parte de Julho e Agosto... Não sei onde está o «tempo frio» :huh: Enfim.... Nós agora precisávamos era de umas belas chuvas para ver se estes incêndios que afetam o nosso país desaparecem de uma vez por todas...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pronto já estou contente :)
O ipma tirou os 16ºc max para lisboa dia 7 e colocou 27ºc, já cheguei a ver a mínima mais alta que a máxima :D depois disso poseram tudo igual também ainda estão na dúvida.
A run do GFs parece colocar a chuva mais longe e mais a norte [=
A do Ecmwf está sempre pior :angry:
Só espero que este tempo frio passe depressa e venham outras pressões elevadas para norte de portugal, vou ver se há algum modelo a prever isso :thumbsup:


Eu acho que blade anda aqui no forum apenas para "provocar" lança comentários como "este tempo frio"???:huh: Se isto é frio como será calor....:rolleyes: ou seja comenta apenas para ver a reacção dos outros membros...independentemente do seu gosto pessoal, calor, frio, chuva....comentários deste género ,fazendo referência a tempo frio....enfim...adiante...:rolleyes:

Podemos e devemos ter os nossos gostos pessoais , mas independentemente disto há que prevalecer o bom senso nas afirmações que se fazem...

Quanto aos modelos, é verdade que muita da instabilidade prevista foi retirada...mas penso que ainda sobrará alguma, e pelo menos uma descida da temperatura e um aumento da humidade deveremos ter..vamos ver as próximas runs...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu acho que blade anda aqui no forum apenas para "provocar" lança comentários como "este tempo frio"???:huh: Se isto é frio como será calor....:rolleyes: ou seja comenta apenas para ver a reacção dos outros membros...independentemente do seu gosto pessoal, calor, frio, chuva....comentários deste género ,fazendo referência a tempo frio....enfim...adiante...:rolleyes:

Concordo!

Agosto já lá vai. Setembro ainda é verão. Muitos dizem ser o melhor mês de praia do ano, e atendendo à pouca nortada (em termos médios claro), e à temperatura da água do mar, este mês é mesmo o melhor para a pratica do bronze. Já para não falar do UV longe dos índices máximos de Junho e Julho.

Mas Setembro é também um mês em que a chuva volta a praticamente todo o país.
Até em Faro a média mensal (81-10) é de 23,2mm.
Lisboa 32,9mm; Porto 71,9mm.

Já para não falar das serras da Peneda-Gerês, Alvão, Montemuro e Caramulo que superam já os 100mm. Locais a precisar de uma frente que ponha fim ao inferno que se tem vivido.

E o verão poderia voltar logo de seguida, como por norma fica, até Outubro.

------------------

Desejos à parte, a instabilidade prevista parece cada vez mais longe.
Bom para a vindima, e também para os piromaniacos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Relativamente aos modelos o mais provável é não se vir a passar a nada, mas os modelos ainda podem retroceder e dar chuva ...
Realço que na teoria os modelos sazonais indicam um Setembro quente e seco, mas eles não contam é com aquelas cut-offs tão caracteristicas do mês de Setembro !
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
bolas! ontem vi o ipma e tinha varios dias de chuva, disse aos meus pais e eles n acreditaram... hj ja n tem nada :/ vou ficar mal...

Por acaso também reparei nisso.
Lembro-me que ontem ao consultar o site do IPMA ver um dia com a temperatura máxima inferior a 20ºC e hoje quando fui ver já não tem nada.
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Só espero que este tempo frio passe depressa e venham outras pressões elevadas para norte de portugal, vou ver se há algum modelo a prever isso :thumbsup:

Isto só pode ser uma brincadeira de mau gosto!! :lol:

Já estou fartinho deste tempinho de calor, acordar de manha com calor e ir à janela e ver fumo por todo o lado, um cheiro a incêndio insuportável, e cinzas a cair como se fosse neve!!! Quando me vou a deitar o mesmo cenário, calor, incêndios, cinzas, fumo!!! Calor é bom, mas o frio também, e como vivemos num país que tem Inverno e Verão, não podemos querer sempre calor, ou sempre frio!

Por isso acho este tipo de comentários, Blade, desnecessários! ;)

_________________
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
A situação que temos neste momento nos modelos é de uma verdadeira confusão, mas uma coisa é certa: O momento da mudança de tempo pode estar para breve, pois é visto em todos os modelos a grande descida das temperaturas e até a tal cut-off que trará a chuva desejada.

Ansioso pela saída das 12z.