Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Bom dia,

todo o País em alerta amarelo por aguaceiros e trovoadas:

Previsão para 6ª feira, 26.setembro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na região
Centro para o final do dia.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) nas terras
altas até ao final da manhã.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

REGIÃO SUL:
Períodos de céu muito nublado com ocorrência de aguaceiros, sendo
por vezes fortes e acompanhados de trovoada durante a tarde.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante leste.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a
partir do final da manhã com possibilidade de ocorrência de
aguaceiros.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).

GRANDE PORTO:
Céu pouco nublado ou limpo.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 21/22ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro,
passando a ondas de sueste.
Temperatura da água do mar: 21ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
PORTO - 15/27ºC
LISBOA - 17/27ºC
FARO - 18/24ºC

METEOROLOGISTAS: Madalena Rodrigues/Bruno Café.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 26 de setembro de 2014 às 0:40 UTC

Cá está o mapa:



http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Um pouco mais de rigor precisa-se não?

Rigor em que sentido ? Apenas os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro estão em aviso amarelo para hoje, Sexta-Feira. O restante território só entra em aviso amanhã ao início da tarde. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Nuno_1010


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Editado por um moderador:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã, alguma atenção especial ao litoral centro, onde poderá ocorrer um evento de tempo severo algo significtivo.

Analise/Sinóptica

Em altura uma compacta cut-off forma-se a SW de Lisboa, e intensifica-se á medida que migra para N durante o periodo.
Sobre PT continental, na periferia E da cut-off, uma região de forçamento dinamico evolui de sul para norte, e establece-se uma circulação moderada do quadrante sul entre os 500 os 200hpa.

Á superficie, em resposta ao aumento do suporte dinamico, uma area de baixa pressão forma-se ao largo de Sagres, e evolui para norte.
Associada a esta, um sector de fluxo de S/SE cobre os 2/3 mais a sul de PT continental, onde se processa um regime de advecção de humidade, este sector estará limitado a norte por uma dry line e a oeste por uma frente de brisa que avança desde SW durante a tarde,entrando pelo litoral centro e sul.

Com a entrada de humidade, aquecimento diurno e arrefecimento em altura, espera-se uma rapida desestabilização, com CAPE a subir até 1000-1500J/Kg em alguns pontos.
O forçamento dinamico em altura e a convergencia associada á dry line/frente de brisa serão mais que suficientes para gerar varios focos convectivos....ao longo do litoral centro haverá um periodo durante a tarde em que a dry line e a frente de brisa se intersectarão, gerando um vasto campo de convergencia á sfc..nesta região é plausivel a genese de convecção a uma escala bastante extensa, provavelmente em cluster.

Dada a presença de fluxo moderado/forte de SSW nos niveis altos e de uma circulação moderada de SSE á superficie, uns 30-40kts de 1-8km shear com fraco caracter rotacional deverão surgir, o que em conjunto com o forçamento dinamico deverá proporcionar um ambiente favoravel á organização das células em segmentos lineares e clusters multicelulares...uma ou outra supercélula não poderá ser excluida.

Há confiança neste momento para lançar um nivel laranja para partes do litoral centro, onde há um bom overlay entre os parametros dinamicose termodinamicos....qualquer célula que surja terá capacidade de causar precipitação excessiva, granizo e rajadas pontualmente severas associadas a downbursts...um tornado não se pode excluir, mas dado o fraco caracter rotacional do shear, estes dependerão exclusivamente da dinamica interna das células, pelo que a probabilidade de ocorrencia é bastante reduzida.

JjPH1xF.png
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Bem analisando os principais modelos. É quase certo que o tempo estável e algo quente vai continuar até ao fim do mês e em princípio até 5/6 Outubro. Depois disso ainda muito incerto mas penso e espero o regresso da instabilidade e tempo mais fresco isto para a lua cheia. Assim espero sinceramente. Estou farto de Outubros quentes. Mas ainda falta muito vamos acompanhando os modelos com serenidade e expectativa.
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Venha de lá então esta instabilidade no fim de semana para depois o mês findar com bom tempo em geral e assim deverá entrar nos primeiros dias do mês de Outubro porém penso que algumas incursões estarão à espreita como referi no parágrafo anterior "havemos de andar a e meio às aranhas".

Ensemble GFS 12z 26/07 LISBOA:

vJyM9SL.png


Para justificar um pouco o que disse, ai está o ensemble ;)
Ele não irá fugir muito ao que mostra.. :cheers:
 
Editado por um moderador:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Para mim está ser um Setembro perfeitamente normal aqui no Algarve, que é quando surge as primeiras chuvas e depois na 1ª metade de Outubro por vezes também ocorre uma ou outra incursão.
Isto para dizer o quê ?
Para dizer que olhando aos modelos e ao seu ensemble poderá acontecer uma pequena alteração lá para a Lua Cheia efectivamente , sendo que existe uma tendencia para um Anticiclone Escandinavo e um AA um pouco a oeste. No meio está a chave, pode existir uma quebra e não haver junção entre os Anticiclones e termos uma Cut-oFF ou então podemos ter uma longa estabilidade ...
Todos os cenários estão ainda em aberto !
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
(...) sendo que existe uma tendencia para um Anticiclone Escandinavo e um AA um pouco a oeste. No meio está a chave, pode existir uma quebra e não haver junção entre os Anticiclones e termos uma Cut-oFF ou então podemos ter uma longa estabilidade ...
Todos os cenários estão ainda em aberto !
Sem dúvida, estas pragmático... Mas algo me leva a querer que é pouco provável dentro de todas as probabilidades uma longa estabilidade.. :assobio:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::::::UPDATE::::::::

De acordo com as ultimas saidas dos modelos, alguns ajustes foram feitos quanto á distribuição espacial das areas de risco, nomeadamente a extensão do nivel amarelo para NE,por respeito a algumas indicações dos modelos de mesoescala que indicam a possibilidade de uma linha secundaria de convergencia se formar a partir do fim da tarde e durante a noite, numa area entre o Alentejo e partes do interior centro...

De resto a analise mantem-se, e realça-se a possibilidade de ocorrencia de um episodio de tempo severo algo significativo na area que vai desde a bacia do Tejo-Sado até ao vale do Mondego/Vouga.

goeEGDQ.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu também acho pouco provável que podemos ter longa estabilidade. Nem tão pouco mais ou menos é coisa para poucos dias. Lá para o dia 8/9 de Outubro temos o Outono a bater a porta. Espero que não esteja enganado. Mas concordo coma ideia de um Outubro misto :)

Sim até porque a palavra Misto e Outubro são sinónimos, é dos meses do ano com maior numero de alternâncias de tempo e com maior diferenças de ano para ano ainda com maior enfase na Temperatura do que na Precipitação.

A titulo de curiosidade já olharam ao Aladin e ao Arome, nas suas super previsões para amanhã (este Arome "mata-me" é por isso que nem ligo a ele). Funcionam tão bem eles que segundo eles estaria a chover bem nesta altura no Sotavento.

Como isto de andar a bater é muito fácil vou indicar o que acho que vai acontecer no dia de amanhã. De manhã vão estar nublado e vai ocorrer um aguaceiros ou outro na zona do Sotavento ao inicio da manhã, tal como aconteceu no outro dia e á medida que entra no Alentejo vai-se fortalecer com aguaceiros fortes e trovoadas. O movimento vai ser de sueste para nordeste e as células nascem essencialmente nas serras do Algarve !
Localmente no Vale do Tejo, Alto Alentejo e quem sabe Baixo Alentejo poderá chover na ordem dos 40 mm !
Mas aviso já que é muito fácil errar porque os modelos não estão nada em sintonia !
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Bem como já tinha dito. Espero para a primeira semana de Outubro tempo estável e quente. Depois disso espero instabilidade e tempo fresco a partir do dia 8 até ao dia 15. Os principais modelos insistem em mostrar isso. No geral espero um mês literalmente misto ora tempo estável ora intercalando com tempo mais instável. Primeira semana com temperaturas acima da média depois temperaturas mais dentro da média. No fim é provável que tínhamos um mês com ligeira anomalia positiva na temperatura e também na precipitação. Espero que assim seja :)
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
O próximo mês de Outubro irá iniciar com tempo estável mas de pouca consistência e durabilidade pois no 1º fim de semana (próximo) a instabilidade estará de volta e poderá vir em força no decorrer da Lua Cheia.

500HPA Geop. 9-Painel (28/09 z12h):
uzgJdcG.gif


ECMWF vs. GFS next 8/10 days (28/09 z00h/z12h):
00z:
px020rT.gif

12z:
gr2r8IM.gif


Coloquei aqui as 2 run's para tentar transmitir aquilo que penso que será um misto de ambas as run's.

Posto isto aproveitem esta semana, porque a partir do próximo e 1º fim de semana de Outubro a instabilidade irá de novo chegar e poderá bem se instalar com o pico desta incursão a ocorrer pela Lua Cheia e as temperaturas poderão descer nessa altura de forma significativa, pelo que o contraste desta semana com a chegada desta frente poderá trazer os primeiros surtos de gripe/constipações e doenças do trato respiratório. :assobio:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e cactus