Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Como o Stormy referiu atrás, as condições de instabilidade tenderão a reforçar-se amanhã do sul do continente, incluindo o Algarve. Segundo os modelos, um núcleo de ar frio em altitude está a ter um movimento retrógado e tenderá amanhã a localizar-se sobre Portugal Continental, reforçando a instabilidade nas regiões do centro e sul do continente.

EDIT (23h58)

28.09.2015a.JPG


28.09.2015b.JPG



O estado do tempo em Portugal Continental está condicionado pela presença de baixas pressões atmosféricas a sudoeste do Algarve, a que corresponde em altura um núcleo de ar frio isolado que, ao meio – dia de Segunda – feira estará centrado sobre o território de Portugal Continental; um potente anticiclone centrado sobre o Mar do Norte estende o seu raio de acção sobre todo o sudoeste europeu.
A disposição dos centros atmosféricos dinâmicos condicionará o estado do tempo em Portugal Continental, contribuindo para o estabelecimento de uma corrente de leste/sueste nas camadas inferiores da troposfera. A forte insolação durante o período diurno irá favorecer o surgimento de correntes de ar ascendentes (aquecimento do ar pela base, tornando-o mais leve) que, associada à presença de humidade relativa bastante elevada aos 700 hPa e à presença de ar relativamente muito frio em altitude, contribuirão para o surgimento de nebulosidade do tipo convectivo.
Assim, a partir das horas centrais do dia (maior efeito da insolação), prevê-se o surgimento de nebulosidade, especialmente nas regiões do centro e sul, favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas que persistirão até ao final da tarde, enquanto persistir a insolação.
 
Última edição:


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Às 08h30 tinhamos o núcleo de ar frio centrado na vertical entre o Alentejo e a Extremadura (Espanha); previsível aumento da instabilidade atmosférica nas próximas horas, com aguaceiros e trovoadas dispersas... Probabilidade de trovoadas secas e surgimentos de incêndios provocados por raios...

28.09.2015_08h30a.JPG
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
As previsões de médio prazo estão de tal forma difíceis que o AEMET apresenta a seguinte previsão a partir de dia 1:

Predicción
Existe algo de incertidumbre para este día. No obstante, lo más probable es que haya intervalos nubosos en Cataluña, Comunidad Valenciana y Baleares, con probabilidad de algunos chubascos y tormentas. En el resto del país, estaría poco nuboso o con algunos intervalos nubosos, sin descartar totalmente algún chubasco de carácter más débil y aislado, siendo muy poco probable en el sur de Extremadura, Andalucía occidental e islas orientales de Canarias.

Temperaturas diurnas en ligero ascenso en la mitad sureste de la Península y medianías de las islas Canarias, y con pocos cambios el resto.

Viento del Noreste en el litoral norte de Galicia y Baleares. Flojo de dirección variable en el resto del país, pudiendo ser moderado en zonas de costa.


Predicción
Válida para los días 2 al 6 de octubre de 2015

Días 02, 03, 04, 05 y 06 (viernes, sábado, domingo, lunes y martes)

Existe bastante incertidumbre en la evolución de la atmósfera para estos días, no pudiéndose descartar la posibilidad de precipitaciones en cualquier punto del país.

Vou esperar pelas próximas run's, para ver se são mais consistentes numa previsão coerente...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Efectivamente existe a possibilidade de aguaceiros e eventualmente trovoada mais para a noite numa zona mais litoral. O GFS por duas run's consecutivas afiança essa possibilidade e é visível já, pelas imagens de satélite, o avanço lento de alguma instabilidade.

EDIT: Tiagolco, é efectivamente quando o dia acabar e durante amadrugada que existe essa possibilidade
 

manelmeteo

Cirrus
Registo
22 Jul 2015
Mensagens
56
Local
Portalegre- 700 metros( salão frio)/ Vidigueira
Efectivamente existe a possibilidade de aguaceiros e eventualmente trovoada mais para a noite numa zona mais litoral. O GFS por duas run's consecutivas afiança essa possibilidade e é visível já, pelas imagens de satélite, o avanço lento de alguma instabilidade.

EDIT: Tiagolco, é efectivamente quando o dia acabar e durante amadrugada que existe é possibilidade
Também hoje o gfs e o Ecm davam aguaceiros e trovoadas para determinados locais do interior e não houve nada...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.