Seguimento - Abril 2008

TiagoFCR

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Local
Viseu/Aveiro
Alguém sabe se há registos de neve na Serra da Estrela durante os meses de Julho e Agosto?
Na terra dos meus pais, a 1000m de altitude, já se viram farrapos de neve em inicios de Junho. Talvez também já tenha nevado aos 2000m em pleno verão.

Bem, hoje aqui a minima foi de 9,3ºC
A máxima até agora foi de 15,5ºC e neste momento estou com 15,2ºC.

Os aguaceiros desta noite, renderam 2,1mm.

E bem possivel que ja tenha acontecido. Os meus avós falam de ja ter nevado em maio onde eu moro, cerca de 500 m de altitude!:surprise: Quem sabe não possa ter acontecido ha umas dezenas de anos naqules Verões frios que se nao me engano ocorreram pela decada de 70:huh::cold:

Gilmet

Staff
Registo
12 Dez 2007
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas!

Até agora a máxima foi 14,8ºC há uns minutos
Agora tenho 14,5ºC, humidade a 56% e pressão a 1017 hPa

Há pouco o vento intensificou-se, mas foram só meros minutos, agora já fraquejou... chegou aos 23,4 km/h e agora esta em 11,5 km/h

O céu apresenta muitos cumulus e alguns cumulus congestus, mais a oeste...

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Alguém sabe se há registos de neve na Serra da Estrela durante os meses de Julho e Agosto?
Na terra dos meus pais, a 1000m de altitude, já se viram farrapos de neve em inicios de Junho. Talvez também já tenha nevado aos 2000m em pleno verão.

Caro André:
Dos registos verbais de que tenho conhecimento posso te dizer que até à década de oitenta, era frequente a neve no planalto (a parte mais alta da estrela) nunca derreter, permanecendo de uns anos para os outros. Isso era possível porque a neve durante o inverno era muitissimo mais abundante, os dias de temperaturas baixas eram mais, fazendo com que a neve, à semelhana do que agora acontece a partir de maio, se aguentasse nos meses de julho e agosto. Sim, digo julho e agosto, porque era mais ou menos frequente, até meados de junho nevar. Posso te dizer que há cerca de 5 anos caiu um nevão de madrugada que fechou o circulo da torre, no início de junho. Quanto à tua pergunta em concreto, há de facto registos de neve (nevões creio que não) em julho e em inícios ou meados de setembro. registos verbais, como é óbvio, não tenho acesso a dados objectivos.
Das razões principais que justificam isso não acontecer hoje em dia, posso te dizer que para além do aquecimento global e de algumas alterações macroclimáticas (não sei, não percebo muito disso), importam também as alterações microclimáticas decorrentes de menor precipitação e desaparecimento muito intenso das manchas florestais (este é o principal motivo, creio) nesta zona em concreto. E quanto menos neva, menos nevará, dado que o ecossistema da estrela depende da neve para se manter e desse mesmo ecossistema depende a quantidade de neve que cai.

Espero ter contribuído ligeiramente para a questão.

P.S. Aproveito a pergunta, sabendo contudo que o sitio não é o mais indicado, para referir que a serra da estrela sofre uma destruição do seu ecossistema e biodiversidade inigualável em Portugal. Não me alongando, porque há muito para dizer, fauna (o lobo por exemplo) e flora têm vindo a desaparecer em grande parte pelo desinvestimento no Parque, superinvestimento nas estruturas turísticas desadequadas ao ecossistema e relações duvidosas entre poder local, central e empresas privadas e publicas de exploração do turismo.

As minhas desculpas pelo desabafo!:sad:

Dan

Staff
Registo
26 Ago 2005
Local
Bragança (675m)
P.S. Aproveito a pergunta, sabendo contudo que o sitio não é o mais indicado, para referir que a serra da estrela sofre uma destruição do seu ecossistema e biodiversidade inigualável em Portugal. Não me alongando, porque há muito para dizer, fauna (o lobo por exemplo) e flora têm vindo a desaparecer em grande parte pelo desinvestimento no Parque, superinvestimento nas estruturas turísticas desadequadas ao ecossistema e relações duvidosas entre poder local, central e empresas privadas e publicas de exploração do turismo.

As minhas desculpas pelo desabafo!:sad:

Tenho a mesma opinião. Também não consigo compreender a falta de uma protecção efectiva dessa área única.

Chuva durante a noite. Hoje as montanhas a norte voltam a exibir alguma neve.

Algumas nuvens e 10,2ºC por agora.

Extremos de hoje: 3,7ºC / 11,7ºC

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Local
Setúbal
Máxima de 16ºC

Agora vou com 14,9ºC, 45%HR, 1016hpa e vento fraco 6,5km/h E máx:13,0km/h

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Local
Cavaleira (Sintra)
Mais um dia de calor com uma minima de 6.4º, este fim de semana vou apanhar uns banhos de sol para a praia.:D

Caro Luper não apanhe um escaldão :lmao::lmao::lmao::lmao:

Cuidado com o sol que está muito forte devido ao CO2 :D

Eu por aqui tive uma mínima escaldante de 9.7ºC e máxima de derreter ao sol de 15.6ºC.

A pressão neste momento está nos 1017hpa o vento está fraco e bem fresco.

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Local
estoril ,assafora

boa tarde

Venho responder por 2 meses agosto e setembro nesse meses com uma garantia de 99.9% que não houve neve desde que há registros.

Quanto ao mês de julho também tenho duvidas que tenha nevado.

Não esquecer que o geopotencial nestes meses é já bastante elevado ou muito alto. No mapa dos 500hp os valores médios á latitude de Lisboa é de 5820
é só fazer as contas para a serra da estrela que é o sitio mais provavel de nevar.
Em junho, sim pode nevar como aconteceu em junho de 1920 entre os dias 11 a16 junho.
E não tem nada haver com questões de alteraçoes climaticas!

Quanto ao dia de hoje pode-se pôr o seguinte adágio:

"abril aguas mil mas coadas por um funil" com vento moderado de NW

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Local
Lisboa (80m)
96_1.gif

Para os dias 15, 16 e 17, o modelo GFS prevê a formação de uma depressão, possivelmente convectiva, perto da Madeira e outra sobre a Península. Vamos ver o que se passará.

180_1.gif

Para dia 18, parece que vamos ter novamente influência da corrente polar. Aguardemos.

Em Lisboa, por agora:

Céu pouco nublado

1016 hPa

Vento moderado do quadrante norte

Cerca de 14ºC

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
Caro Luper não apanhe um escaldão :lmao::lmao::lmao::lmao:

Cuidado com o sol que está muito forte devido ao CO2 :D

Repara Mário Barros, não é preciso estar calor para se apanhar um belo de um escaldão. É a radiação que é importante, não é se está frio ou calor!
E a 71 dias do Solestício de Verão não me parece que seja prudente essa afirmação.:thumbsup:

E com a tua segunda deixa, ainda fazes com que algum dos visitantes pense que o sol emite mais ou menos radiação por causa do CO2.:confused:

Bem, mas adiante, hoje a máxima ficou-se mesmo pelos 15,5ºC
Neste momento tenho 13,8ºC.

De realçar que precisavamos de uma semana continua com estes valores baixos, para podermos ter um mês com uma temperatura dentro da média.
É que os primeiros dias de Abril puseram o patamar muito lá em cima, e agora há que baixa-lo.
Vejamos se o desenrolar dos próximos dias invertem a situação;)

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Local
Estremoz (401 metros)
Estremoz (Hoje): Temperatura mínima - 5,9 ºC (06h08); Temperatura máxima - 15,7 ºC (14h32).

ESTE MÊS: Temperatura mínima = 5,9 ºC (dia 11); Temperatura máxima = 27,4 ºC (dia 4); Pressão atmosférica mínima: 993 hPa (dia 10).

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Lisboa (Telheiras)
Temperatura: 12.6ºC
Pressão:1017 hpa
20:47