Seguimento Açores e Madeira - Abril 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O GFS indica que a depressão vai passar por cima do oeste de S. Miguel. Na realidade o núcleo está a dirigir-se para o G. Central (e é se não for para o canal GOc.-GC) :D

A depressão não tem um olho consistente. O ar seco em altitude também não permite uma apresentação mais vistosa mas pelo satélite as nuvens estão a chegar aos 6/7 kms de altitude (mais ainda na última imagem que agora publico).

wjrcIME.gif


Deve estar a dar para chuva localmente forte. Para raios o assunto já é outro. As correntes ascendentes devem ser fracas (os parâmetros convectivos não são grande coisa).
 


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia

Por aqui temos um dia com aguaceiros pontualmente fortes e com nuvens bem cinzentas e ameaçadoras ... O sol também espreita o que dá aquela sensação de dia de bruxas ... Sol e chuva ao mesmo tempo ... O vento faz se sentir mas não de uma maneira ainda muito significativa ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
:rain: periódica onde estou:

EfNmRQ6.jpg


Ainda ao largo da costa sul é possível ver esta célula que não dá mais que alguma chuva:

61S0tZx.jpg


O tefigrama de hoje indicava um baixo nível de equilíbrio (apanhou uma zona estável). Parece-me que é o que se vê na costa norte de SM:

g86P53K.jpg


Enquanto o CAPE's e os LI's não ficarem mais agrestes por cima das ilhas, algo que o GFS não prevê nos próximos 3 dias (apenas no mar), o cenário continuará a ser mais ou menos o mesmo. Convecção dispersa com alguma chuva e atividade elétrica reduzida ou mesmo - e é nesta que aposto - nula.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Geopower

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde

Por aqui a chuva até deu tréguas nestes dias em relação ao que era esperado mas agora desde há alguns minutos temos um aguaceiro bastante forte com muita chuva em pouco tempo aqui na cidade de Angra ... :rain::rain:

"Abril aguas Mil" - Um ditado popular que assenta neste momento como uma luva ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O evento está quase a terminar, tendo até agora sido 'razoável'. A chuva mais forte e a trovoada ficou sempre no mar. WRF, 12z, chuva em 3h:

IMRqOA4.gif


Nas próximas 48 horas ocorrerá a fase final do evento -> a fusão entre a depressão que se encontra a oeste dos Açores com a que está sobre o arquipélago.

A passagem do núcleo e da frente associada deverá ter uma intensidade fraca a moderada, afetando mais o G. Oriental. Contudo, não há ainda muita concordância nos modelos. Há alguns que sugerem a ocorrência de chuva forte no GC (ex. GEM e Hirlam).

No G. Oriental a frente poderá movimentar-se muito lentamente para leste, havendo a possibilidade de ficar quase estacionária durante algum tempo. A maior parte da chuva deverá ser estratiforme com alguma convecção escondida. Pode haver chuva moderada a forte acompanhada por trovoada, tendencialmente fraca.

O ambiente pós-frontal, muito perto do núcleo da depressão, será caraterizado por um CAPE superior, uma HR em geral miserável e um cisalhamento moderado a forte quase inteiramente devido aos fortes ventos na atmosfera média-alta (mas bastante variável entre as ilhas). Parece haver condições para convecção dispersa pós-frontal capaz de gerar raios (mais para o G. Oriental). Ainda faltam 2 dias mas isto não deve mudar muito.

Não me parece que hajam condições favoráveis à ocorrência de fenómenos severos.
 
Última edição:

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia

Por aqui temos um dia bastante nublado com ameaça de aguaceiros mas sem precipitação até agora ... Ontem tivemos alguns períodos de chuva mas tudo normal aqui para os Açores ... Um evento que trouxe alguns bons acumulados o que é bom para as terras que necessitam sempre de água ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Ca espero o que virá..ja tenho uma CÂNON 700d para o efeito :D eheheh

L33AvUVl.gif


D9gWcAkl.png


:lmao: A saída das 00z está a exagerar brutalmente a chuva possível.

Essa tua câmara consegue fotografar raios para o lado de Sta. Maria? É porque os raios frontais - se chegarem a acontecer - ocorrerão para aqueles lados.

Quanto a raios pós-frontais - esses sim com maior probabilidade de ocorrerem sobre S. Miguel - é melhor não depositar muita esperança. Mas modelos nem sempre são a realidade. É esperar para ver :D
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas malta, visto que chego a PDL amanhã por volta das 23:00 e sem tempo disponível e meios necessários para aceder a dados meteorológicos decentes, com que posso contar a essa hora?! TCUs e CBs dispersos?!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk