Aviso MeteoPT.com As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas. Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A primeira frente fria, está acabadinha de passar aqui pelo Faial. Foi de passagem muito rápida, mas com bastante energia células bem desenvolvidas e que em dez minutos, produziu chuva forte, e meia dúzia de trovoadas. ️️ estamos agora com aguaceiros fracos. Nas Flores e no corvo já se nota o efeito do vento ao passar pelas ilhas!
Revendo a previsão. Não esperava trovoada. A humidade era reduzida. Olhando para a imagem das 9h: O GFS modelou bem a situação. A trovoada surgiu a oeste/noroeste/norte do G. Central, consistente com a maior humidade tanto a 850 hPa como a 700 hPa: Ao ver a pequena faixa de humidade, inadvertidamente negligenciei a restante situação, não prestando a devida atenção à evolução da frente. Lição valiosa O GFS modelou uma dissipação da frente: E especialmente: O GFS enganou-se na precipitação entre as 9 e as 12h (ver gráfico abaixo) E acabou por chover quase o dobro do que o ECM previa: Horta:
Hoje às 8h. A resolução, falta uma melhor resolução Curiosamente o MPE, o preditor da chuva do Eumetsat está a funcionar pessimamente. Nem nas imagens estáticas está direito na Europa e arredores.
Tem agora a segunda frente a se aproximar, está a criar alguma estrutura vertical, mas não deverá ter grande precipitação...
Já de vez, deixo esta imagem apenas possível na nova ferramenta do Eumetsat (visível). Vê-se as sombras das nuvens perto do arquipélago: Outra reclamação que algum dia vou dar à Eumetsat. Porque raio o RGB E-VIEW para às 18:45? Se a partir das 17h está disponível para os Açores e para a costa este da América do Sul porque não é disconectada mais tarde? Ao que parece tem possibilidade de ser abranger quase todo o A. Norte até à costa este do Canadá. Muita expectativa tenho. Será que os resultados vão estar à altura? PS: Se as imagens visíveis não fossem de 3 em 3 horas mas sim de 15 em 15 minutos dava para ver o perfil das nuvens todos os dias .
Boa noite! Sigo com céu quase limpo e vento fraco. Já esteve a chuviscar. A noite está abafada... O 1º dia de Agosto foi marcado por céu muito nublado, intercalando com boas abertas, principalmente à tarde, acabando por tornar-se limpo. Seguem-se as temperaturas registadas anteontem, dia 31. Foram mais altas que o dia anterior. Temperaturas máximas registadas – 31/07/2015 - Estação do Aeródromo do Corvo: 25,1ºC - Estação do Aeroporto das Flores: 27,8ºC - Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, na Ilha do Faial: 27,8ºC - Estação do Aeroporto da Horta, na Ilha do Faial: 26,4ºC - Estação do Aeródromo do Pico: 28,4ºC - Estação do Aeródromo de São Jorge: 25,5ºC - Estação do Aeródromo da Graciosa: 26,3ºC - Estação de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira: 26,1ºC - Estação da Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira: 24,5ºC - Estação do Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel: 26,5ºC - Estação do Observatório Afonso Chaves, na Ilha de São Miguel: 27,8ºC - Estação do Nordeste, na Ilha de São Miguel: 24,1ºC - Estação do Aeroporto de Santa Maria: 27,2ºC A máxima mais alta foi 28,4°C, registada no Pico.
Buenas, fazendo uma antevisão da semana que se avizinha. O GFS prevê chuva, pouca, nas próximas 96 horas: O ECM concorda: Nas próximas 96 horas está prevista a passagem de duas frentes frias: Não esquecer que quanto mais longíqua é a previsão maior é a tendência para que não esteja inteiramente correta. Relativamente à primeira frente fria, esta deverá começar a afetar o G. Ocidental a partir de amanhã. Move-se muito lentamente e perderá muita força até chegar ao G. Oriental: Nota: Imagem adicionada: O gradiente térmico não é muito elevado. Na região dos Açores a frente terá mais força nos níveis mais baixos (e nenhuma expressão a 700 hPa e a 500 hPa onde há uma bolsa de ar frio mas duvido que seja relevante neste evento). Não publico as cartas do nível 850 hPa para a publicação não ficar muito extensa. A espressão da depressão é ainda menor neste nível: 925 hPa: Os ventos mais fortes a 925 hPa e à superfície deverão ficar mais a norte do arquipélago: Os ventos a 700 hPa também. Não há um fator mais óbvio de convergência: Relativamente à humidade, o ar seco terá um papel muito importante. As faixas de humidade são muito irregulares. O ar seco determinará, aleatoriamente, os locais onde irá chover. A faixa de humidade irá ficar mais estreita e mais consistente à medida que atravessa o arquipélago: 850 hPa: Nos 700 hPa o cenário é o oposto. A faixa perde consistência: Quanto aos fatores amplificadores: O CAPE só será minimamente relevante lá para o fim de 3ª feira: Há muita água precipitável: Mais abaixo o ponto de orvalho não é muito elevado mas haverá adveção de ar muito saturado:
Quanto aos gradientes térmicos, vou escolher uma hora para simplificar e fazer os cálculos. A frente não trará consigo muita diferença: 925 hPa = média de 15º (aproximação para simplificar) 850 hPa = média de 15º "" 700 hPa = 5º Entre 925 hPa e 850 hPa parece que vai haver muita estabilidade. O ar do nível 950 hPa vai rapidamente ficar mais fresco, saturar e afundar (especiamente nos Açores que está quase sempre perto da saturação): Entre os níveis 850 hPa e 700 hPa há um bom gradiente térmico, em média, de 6.66º (15-5/1.5). Conclusão: A vertente gráfica do GFS não dá muita chuva. Indica também um fortalecimento da frente no G. Central. Do que consegui apurar é porque o modelo indica uma consolidação e aumento na saturação da humidade relativa aos 850 hPa. Um pormenor destes a 36 horas de distância pode facilmente ser retirado. De qualquer das formas, a chuva é mais provável nos G. Ocidental e Central. Os ventos fortes a 850 hPa podem criar algum aguaceiro mais forte. Alguma convecção nos níveis baixos mais próximos da superfície pode dar origem a chuva miudinha. O G. Oriental pouco deverá receber. A diminuição dos ventos em atitude (especialmente estes) e da humidade relativa a 700 hPa impedirão a formação generalizada de nuvens mais altas e intensas e, consequentemente, de chuva mais significativa. Muito provavelmente, enquanto a frente estiver a passar, os dias serão cinzentos. Aguaceiros podem acontecer (onde houver saturação a 700 hPa). Não posso excluir chuva fraca devido a algum movimento convergente nos níveis mais baixos: A maior confusão nos ventos mais baixos será mesmo nos outros dois grupos: Lá para o final de semana, outra frente poderá passar pelos Açores. Ainda falta muito tempo e nem deverá trazer muita coisa: Este último evento, ao que parece, vem adiar o estacionamento do anticiclone. Ver-se-á o que vai acontecer nos próximos dias. PS: Publicação dividida em dois segmentos devido ao número de imagens.
O GFS mantém a estimativa. Há ventos mas o gradiente térmico geral é fraco (e a frente move-se muito devagar):
Boa noite! Sigo com céu muito nublado a encoberto e vento fraco. O céu já esteve completamente limpo. Hoje, o céu apresentou-se muito nublado a encoberto, com boas abertas, principalmente à tarde. Seguem-se as temperaturas máximas registadas ontem, dia 1, nas estações do IPMA. Temperaturas máximas registadas – 01/08/2015 - Estação do Aeródromo do Corvo: 25,4ºC - Estação do Aeroporto das Flores: 26,2ºC - Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, na Ilha do Faial: 26,3ºC - Estação do Aeroporto da Horta, na Ilha do Faial: 27,0ºC - Estação do Aeródromo do Pico: 27,3ºC - Estação do Aeródromo de São Jorge: 26,6ºC - Estação do Aeródromo da Graciosa: 26,6ºC - Estação de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira: 26,6ºC - Estação da Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira: 31,0ºC - Estação do Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel: 25,9ºC - Estação do Observatório Afonso Chaves, na Ilha de São Miguel: 27,2ºC - Estação do Nordeste, na Ilha de São Miguel: 28,7ºC - Estação do Aeroporto de Santa Maria: 27,4ºC A máxima mais alta foi 31,0°C, registada nas Lajes.