Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
To2e51x.png

Para complementar, às 21h de logo (3 horas antes da carta acima)...

dUBJBxB.png


... o CIN no G. Central está nos +-300 (linha a tracejado). Traduzindo, nicles e népia de convecção :D Que querem? Se eu não vejo mais ninguém vê :lmao:
 


Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Dois fenómenos interessantes..

Aqui no Funchal, numa zona relativamente alta, estava quente mas calmo a nível de vento.
De repente ouve-se como um avião a se aproximar e do nada aparecem rajadas que à vontade superaram os 100km/h e a temperatura aumentou 10 graus em menos de 3 minutos, para bem perto dos 38ºC.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Altoscumulos por aqui não faltam... Agora algo mais interessante é que seria bom... A ver se algum evolui para uma trovada seca lololol... Não estou muito expectante mas...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Tefigrama de hoje:

CMoSGC5.gif


Já se assiste à intrusão de algum ar mais frio em altitude. A inversão nos níveis baixos e reduzida humidade relativa era colossal. Os tefigramas do WRF no GC mudam drasticamente de hora para hora (relativamente ao CIN) não permitindo isto uma análise consistente de logo à noite. Como tal, a anterior previsão de pessimismo mantém-se.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Um resumo da posição da ULL (upper level low; está assinalada nas cartas de superfície do IPMA):

8RYvD9W.gif


Até agora não fez nada de especial pelo que tenho visto. Em PDL está um dia (des)agradável. Está vento e não há (muito) calor. Pessoalmente não me queixo :D

O Eumetsat está em baixo desde ontem. Não dá para ver as poeiras. O compósito de hoje mostra-as (canto inferior direito). No Pico o céu parece-me algo esbranquiçado...

rnW60It.jpg


... mas deixo para os nativos uma opinião mais fundamentada.

Interpretando à risca o GFS, por esta hora o CAPE deve estar a chegar aos 1000+- nas redondezas no GC. Na realidade pode ser superior ou inferior.

A humidade mais favorável aparecerá a partir de agora até às 24h, mais coisa menos coisa. A janela é pequena e só vai diminuir :D
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Já tinha comentado com o @Azorean Storm Buster esta manhã o fato de o dia ter amanhecido mais em "tons de pastel" consequência provável da fina camada de areia no ar.
No que diz respeito à ULL o tempo apresenta-se estável à superfície, com vento moderado de E, temperatura a variar entre os 26 e os 27°c. O Pico apresenta-se todo descoberto.
O céu encontra-se coberto por nuvens altas, sendo mais evidente a sua presença para leste do Faial. Nebulosidade associada à ULL. Tirando a cor atípica do dia, digamos que é mais um dia típico de verão.
5391c322e7590452ba60ddaffc7e38a3.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
RFF68pG.png


Sempre dá para ver a poeira no Sat24. O ângulo da luz facilita a visão.

hPtoQCp.png


Deste evento fica o vento. De vez em quando tento identificar virga. Até agora, sem sorte :p
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Bom, parece que já terminou o evento que nem começou (e muito dificilmente ocorreria). Valeu pela frescura :D

A partir de agora o CAPE/LI é irrelevante já que o anticiclone em altitude irá gradualmente estacionar em cima do arquipélago.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa tarde.
O dia hoje até ferve, já se nota também algum depósito de areia sobretudo nas viaturas.
Ainda relacionado com a ULL que ontem afetou os Açores, e tal como o GFS previa, houve uma intensificação das estruturas nebulosas imediatamente a norte da ilha Graciosa, a qual provocou algumas DEs. Hoje o vento está calmo e o dia nova,ente de cor pastel, nota-se que a qualidade do ar é mais baixa que o normal.
O nível de Co2 encontra-se acima das 500ppm, o que é um grande indicador de uma qualidade de ar inferior.
O mais ou menos normal para os Açores de grosso modo é entre os 380ppm e os 450ppm. (Médias aferidas pela minha estação e não oficiais).


My Weather station data.
https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=pws:IAORESHO2&MR=1
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Thomar