Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2017

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
ilhas.gif




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Às 13h locais (UTC) estavam 28.2º com 70% de humidade em Sta. Cruz das Flores. Em locais protegidos do vento isso dá uma sensação térmica de 37º.

O valor tem que ser tido com um grão de sal devido às inúmeras falhas da estação mas pessoalmente acredito no mesmo já o vento é muito menor em Sta. Cruz do que na Vila do Corvo. Além disso, os montes a oeste de Sta. Cruz condensam muita humidade permitindo que o ar aqueça um pouco mais. Isto é algo que até o AROME modela:

yygk0Ct.gif


A pluma tropical ainda está ao largo dos Açores. Mas os dias vão ficar desagradáveis no extremo oeste :hehe:

HsGyPx8.jpg

CmaVJXF.jpg
 
  • Gosto
Reactions: belem

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mais de 23°c às duas e tal da manhã é obra, isto para não falar da húmidade! Que abafado que está!

32a1b65185890919b6c14f65181ec4d2.jpg



Enviado do meu iPad usando Tapatalk

A mínima ficou-se mesmo pelos 23,2. E depois subiu gradualmente até aos 23.5°c. Temperatura que ainda se mantém....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
O IPMA emitiu um aviso amarelo para o grupo Ocidental relativo a precipitação forte.
dff580eeef6d81a0cd72634aced41c37.png

O grupo ocidental já está a ser influenciado pela instabilidade associada ao sistema de baixa pressão que se encontra nas proximidades do arquipélago.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Portal alternativo para se saber a localização dos raios no Atl. Norte. É mais simples que o produto da NOAA (clicar à direita no NATL) -> http://weather.graphics/lightning/lightning.php

Quanto à depressão que deverá ficar temporariamente estacionada a sudoeste dos Açores já vi por aí uns gráficos que indicam uma baixa probabilidade do surgimento de uma TT. Certo certo, é que tudo indica que poderá haver chuva localmente forte e que a localização da mesma é incerta. Tanto pode ficar no mar como ser por cima das ilhas.

Em relação a mim, o evento está muito longe :D Só vi os perfis verticais na diagonal e só teria interesse em ver se há condições para o surgimento de algum funil exótico. Como ainda falta uns dias aqui deixo a estimativa do acumulado por parte do GFS 6z :D

FkZDZRc.gif
 
  • Gosto
Reactions: belem e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Não tem chovido muito nas estações do IPMA do G. Ocidental mas os modelos continuam a prever acumulados significativos muito perto daquelas ilhas.

Neste momento o que me parece mais relevante é mesmo a nebulosidade no canal Faial-Flores:

VQRq60z.jpg


Olhando para o Airmass do IPMA não me parece que esta leitura seja inteiramente verdade (posso estar enganado):

s5H2ZdM.gif


De qualquer das formas, se houver chuva forte localmente já será muito bom.

JtjatCW.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Algum vento no G. Ocidental que está a provocar acumulados interessantes (incluindo no Corvo cujas estações não publico).

e9Ey3gL.png


Infelizmente a estação do Pico da Casinha está a funcionar mal (no âmbito da precipitação) tendo em conta as estações circundantes. O registo horário:

IJj8Hkm.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por aqui estamos assim:
53332c1bd1c032e8d4d167ad7d778e8b.jpg

Vento moderado de SE, alguns aguaceiros a sotavento do Pico.
É possível ver ainda 2 TCU's.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
A estação de Santa Cruz (Aeroporto) a ser recordista nas rajadas de vento nos últimos dois dias na Madeira:

98.3 km/h no dia 6 de Agosto e 97.2 km/h no dia 7.

Ontem as zonas altas do Funchal ultrapassaram os 34º.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Dia ventoso em PDL. A meteorologia não só está a ser condicionada pelo omnipresente anticiclone como por uma ULL que ficará pelas redondezas nas próximas 48 horas. Não tem forma definida porque a HR não é muito elevada. Como tal, e por agora, só aparece um buraco negro.

gDdF28B.gif


Só olhei na diagonal para o GFS. Os ventos em altitude não são desprezíveis:

SExHm90.gif


O GFS mostra algum CAPE reduzido mas os perfis verticais não aparentam ser grande coisa. O lift em altitude sempre ajudará a gerar alguma nebulosidade. Em alguns locais já chove:

zScFxnw.jpg
 
  • Gosto
Reactions: lserpa