Seguimento Açores e Madeira -Agosto 2022

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
ilhas.gif






Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
486
Local
Angra do Heroísmo
Quem tirou 10 dias de férias, a começar amanhã, para ir ao triângulo vai passar um mau bocado, não vai? :(

Parece que o verão vai fazer uma pausa nos próximos dias...

Por aqui, Angra amanheceu com a típica bruma, já levantada junto ao mar. O dia aparenta ligeiramente mais fresco do que os últimos.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Quem tirou 10 dias de férias, a começar amanhã, para ir ao triângulo vai passar um mau bocado, não vai? :(

Parece que o verão vai fazer uma pausa nos próximos dias...

Por aqui, Angra amanheceu com a típica bruma, já levantada junto ao mar. O dia aparenta ligeiramente mais fresco do que os últimos.

Calor não vão faltar! E a chuva vai ser em regime de aguaceiros, é o típico “chover para mais calor”


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
486
Local
Angra do Heroísmo
Calor não vão faltar! E a chuva vai ser em regime de aguaceiros, é o típico “chover para mais calor”


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Certo, calor não vai faltar. Espero que umas boas abertas também não para aproveitar as belas zonas balneares que o Pico tem, e tirar umas fotografias à montanha :)

Entretanto, na sequência do que diz o colega @Wessel1985... até sentado a trabalhar ao lado de uma janela uma pessoa transpira. Isto para se estar bem, só dentro de água (e até ela está 'quentinha' para o que é habitual!). Que forno.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por aqui continuam os dias de calor intensos ... e com a humidade a atingir valores ainda mais elevados hoje torna-se um inferno ...

É impressionante o calor que faz por Angra neste momento ... :calor:
:calor:

Água do mar a atingir durante a tarde valores superiores a 26ºC, tal é a previsão para amanhã (hoje acima dos 25,5ºC):

Jy9XyHJ.jpg


Certamente isto ajuda aos valores impressionantes de 82% de HR em Angra, com 25,6ºC, ou seja, ar à superfície e água do mar à mesma temperatura.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não se admirem de avistarem algumas trombas de água pontuais
Por aqui bastantes TCUs e pequenos CBs e alguns aguaceiros! Um bafo dos diabos.
Aqui no meu gabinete tenho Ac, mas a malta que entra vinda da rua, diz que aqui dentro está-se mesmo bem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Não se admirem de avistarem algumas trombas de água pontuais
Por aqui bastantes TCUs e pequenos CBs e alguns aguaceiros! Um bafo dos diabos.
Aqui no meu gabinete tenho Ac, mas a malta que entra vinda da rua, diz que aqui dentro está-se mesmo bem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Aqui onde trabalho a refrigeração existe mas perde-se pois é um edifício com paredes muito altas e fica o ar frio em cima do ar quente pouco ou nada refrigerando o mesmo ...

Apesar de haver zonas mais complicadas que outras ...

Mas está um bafo que não se pode ...

De manhã parecia até estar melhor com a nebulosidade mas com o regresso do sol à tarde e com a subida tanto da temperatura como da humidade relativa do ar ficou um forno praticamente insuportável ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Tirando o pó e a ferrugem... :pray:

GI04pGv.gif


A depressão devia ser nomeada 'Pasmaceira'.

Ainda assim, nunca se deve subestimar instabilidade associada a depressões fracas.

A atmosfera não deverá estar propriamente saturada mas em termos globais, a humidade relativa estará jeitosa.

Aguaceiros/períodos de chuva que até podem gerar acumulados significativos (especialmente se houver conveção persistente). A água precipitável irá variar bastante (entre 30epoucos a 40emuitos milímetros).

Eventuais trovoadas, breves e de fraca intensidade.

Previsão de trombas é sempre especulação. Grandes diferenças entre a Tmar e T850hPa em muito ajudam e é isso que se vai assistir. É ir olhando para o céu...

Tendencialmente mais nuvens, menos sol direto. Como o ponto de orvalho vai continuar elevado, não haverá grande frescura.

27 dias para acabar Agosto :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sim @Orion, é pura especulação
24° a esta hora e uns bons e suportáveis 92% de humidade. A roupa até cola e toda a poeira no ar cola-se na pele. hate this…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aqui também continua o caldinho de calor e humidade que deixa toda a gente em grandes dificuldades ...

Ontem pelas 05:00 acordei completamente agoniado com um calor nada normal ... Até as noites estão tropicais e insuportáveis ...

A verdade é que era uma onda de calor super intensa pois depois comecei a sentir um pouco menos de calor ... Foi um fenómeno incrível ...

E em plena noite ...

No Verão já tivemos dias destes mas não me recordo de serem eventos tão extremos e longos como este ano ...

Torna-se mesmo complicado para quem não pode estar permanentemente debaixo de água ...

Humidade relativa do ar tem estado quase sempre entre os 80 e os 90 por cento esta semana ...