Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
a parte Norte da Ilha da Madeira , tem um clima muito parecido aos Açores...

Parecido não é igual! Sem falar que os Açores 9 ilhas possuem também vários micro-climas a elas associados aliada a uma precipitação de componente orográfica, que nos Açores é muito mais activa do que na Madeira.

É normal a Madeira ter um clima mais quente, menos tempestuoso e mais ameno do que os Açores uma vez que se situa bem mais a Sul dos Açores e na posição média da crista do anticiclone que é mais frequente a leste e a sul dos Açores, do qual fazem parte Portugal Continental e uma vez mais Madeira.

E penso que só por aí já se justificava a criação de tópicos independentes mas pronto referi axcima em outros comentários anteriores é apenas a minha opinião!

Neste momento céu encoberto e chuva e eventualmente trovoada só a partir da madrugada de hoje!

Bom ano novo para todos e umas óptimas entradas em 2010.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa noite,
Bem-vindo alex :thumbsup:

Parecido não é igual! Sem falar que os Açores 9 ilhas possuem também vários micro-climas a elas associados aliada a uma precipitação de componente orográfica, que nos Açores é muito mais activa do que na Madeira.

É normal a Madeira ter um clima mais quente, menos tempestuoso e mais ameno do que os Açores uma vez que se situa bem mais a Sul dos Açores e na posição média da crista do anticiclone que é mais frequente a leste e a sul dos Açores, do qual fazem parte Portugal Continental e uma vez mais Madeira

E penso que só por aí já se justificava a criação de tópicos independentes, mas pronto como referi acxima em outros comentários anteriores, é apenas a minha opinião.

A levar à letra o que dizes, então seria correcto criar um tópico para cada ilha, e já agora com uma diferença bem acentuada entre o norte e sul da Madeira, também dividia-se a ilha em dois tópicos?

As diferenças climáticas entre ilhas é normal, e não devem ser argumento para dividir, mas para aprofundar a realidade que são as ilhas e que têm muito em comum. Em tópicos gerais como os do seguimento do Sul têm muito mais assimetrias que propriamente entre Madeira e Açores.

Repito, que as semelhanças nos façam unir e não dividir. O tópico das ilhas é habitualmente dos menos participados pela extensão territorial menor e inevitavelmente pelo menor número de membros.

Dividir isto ainda mais, ao extremo teríamos cada um de nós um tópico a relatar o tempo do local de observação, mas não é isto que se pretende.

Pretende-se organização, reunir realidades climáticas parecidas (disse parecidas não iguais).

E por falar em semelhanças, a esta hora vê as temperaturas das duas regiões:

awerh.gif


Bom ano a todos:thumbsup:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite,
Bem-vindo alex :thumbsup:



A levar à letra o que dizes, então seria correcto criar um tópico para cada ilha, e já agora com uma diferença bem acentuada entre o norte e sul da Madeira, também dividia-se a ilha em dois tópicos?

As diferenças climáticas entre ilhas é normal, e não devem ser argumento para dividir, mas para aprofundar a realidade que são as ilhas e que têm muito em comum. Em tópicos gerais como os do seguimento do Sul têm muito mais assimetrias que propriamente entre Madeira e Açores.

Repito, que as semelhanças nos façam unir e não dividir. O tópico das ilhas é habitualmente dos menos participados pela extensão territorial menor e inevitavelmente pelo menor número de membros.

Dividir isto ainda mais, ao extremo teríamos cada um de nós um tópico a relatar o tempo do local de observação, mas não é isto que se pretende.

Pretende-se organização, reunir realidades climáticas parecidas (disse parecidas não iguais).


Bom ano a todos:thumbsup:


Ok é a tua opinião e respeito-a como também gostaria que respeitasses a minha.

Claro que não há que criar tópicos para cada ilha, mas sim sómente para cada arquipélago porque é aí que residem as diferenças.

Por favor não façam do clima dos Açores o clima da madeira porque não é. O clima dos Açores é muito mais instável e tempestuoso que o clima da Madeira. Até no secundário se aprende isso...

Essas semelhanças não se verificam todos os dias entre os dois arquipélagos sabendo que a Madeira fica na posição média da crista anticiclónica. A comprovar tal facto aqui ficam as semelhanças:

Gráfico pluviométrico anual de Ponta Delgada
histo_mm.php


histo_nj.php


Gráfico da Temperatura anual de Ponta Delgada

courbe_C.php


Gráfico Temperatura anual do Funchal

courbe_C.php


Gráfico Pluviométrico anual do Funchal

histo_mm.php


histo_nj.php


Acho que só por aí já se apercebe que existem diferenças de clima nos dois arquipélagos. Nos Açores o regime térmico é de Inverno e Verão suaves. Atendendo ao regime pluviométrico, nos Açores, trata-se de um clima chuvoso sem meses secos em que os máximos de precipitação ocorrem nos meses frios. As semelhanças que falas não acontecem todos os dias em ambos os arquipélagos porque existem diferenças!
Por isso e por muito mais, penso que se justificava a criação de tópicos independentes, mas pronto como referi acxima em outros comentários anteriores, é apenas a minha opinião, e por tal dou por encerrado este assunto!


Bom ano e feliz 2010 a todos!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Ok é a tua opinião e respeito-a como também gostaria que respeitasses a minha.

Claro que não há que criar tópicos para cada ilha, mas sim sómente para cada arquipélago porque é aí que residem as diferenças.

Por favor não façam do clima dos Açores o clima da madeira porque não é. O clima dos Açores é muito mais instável e tempestuoso que o clima da Madeira. Até no secundário se aprende isso...

Essas semelhanças não se verificam todos os dias entre os dois arquipélagos sabendo que a Madeira fica na posição média da crista anticiclónica. A comprovar tal facto aqui ficam as semelhanças:

As semelhanças que falas não acontecem todos os dias em ambos os arquipélagos porque existem diferenças!

Bom ano e feliz 2010 a todos!

Tou a respeitar a tua opinião.. tou apenas a dar o meu ponto de vista, ou será que responder e argumentar te estou a ofender? Tem calma!:)

O Funchal não é a Madeira. É uma localidade da Madeira. Não tenho aqui nenhum gráfico de Santana ou de outra localidade do norte da Madeira, mas digo-te que é mais parecido ao de Ponta Delgada do que imaginas com temperatura média e precipitação parecida.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Tou a respeitar a tua opinião.. tou apenas a dar o meu ponto de vista, ou será que responder e argumentar te estou a ofender? Tem calma!:)

O Funchal não é a Madeira. É uma localidade da Madeira. Não tenho aqui nenhum gráfico de Santana ou de outra localidade do norte da Madeira, mas digo-te que é mais parecido ao de Ponta Delgada do que imaginas com temperatura média e precipitação parecida.

Não tas a ofender-me de maneira alguma ora essa :D

Apenas estava a comparar diferenças entre os Açores e a Madeira.

Claro que o Funchal não é a Madeira no seu todo assim como também Ponta Delgada não é São Miguel no seu contexto todo.. por aí mais me ajudas... porque as diferenças serão sempre ainda maiores entre os dois arquipélagos :)

A realidade é só uma e é que o Clima dos Açores não é o Clima da Madeira!

Cumprimentos
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Caro S.Miguel-Azores, toda a gente sabe que existem diferenças entre os arquipelagos. Tu e qualquer membro Açoriano ou Madeirense ia achar desmotivante participar num tópico de seguimento em que os participantes fossem muito poucos. Só para dar um exmplo, os membros Açorianos que participam diariamente no MeteoPT são para além de ti o MiguelMinhoto, o Hazores e muitos poucos mais, ía ser um tópico muito pobre não achas?

Assim os membros insulares tem oportunidade de comparar registos e condições atmosfericas, porque o clima dos dois aquipelagos tem mais semelhanças do que diferenças.;)

O tópico de seguimento Sul apresenta muito mais diferenças do que a Madeira e os Açores;)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Caro S.Miguel-Azores, toda a gente sabe que existem diferenças entre os arquipelagos. Tu e qualquer membro Açoriano ou Madeirense ia achar desmotivante participar num tópico de seguimento em que os participantes fossem muito poucos. Só para dar um exmplo, os membros Açorianos que participam diariamente no MeteoPT são para além de ti o MiguelMinhoto, o Hazores e muitos poucos mais, ía ser um tópico muito pobre não achas?

Assim os membros insulares tem oportunidade de comparar registos e condições atmosfericas, porque o clima dos dois aquipelagos tem mais semelhanças do que diferenças.;)

O tópico de seguimento Sul apresenta muito mais diferenças do que a Madeira e os Açores;)

acho que com esta resposta do MSantos o assunto fica arrumado, e se não ficar não dvem discutir isto neste tópico existem tópicos própios para o fazerem, este é apenas para SEGUIMENTO.