Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2010

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
com a aproximação do centro da depressão aos Açores, a instabilidade atmosférica vai aumentar ainda mais, sendo assim a probabilidade de orrência de trovoadas é elevada.
durante a proxima madrugada e durante o dia de amanhã devem de ocorrer :trovao:
 


MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Ainda falta muito tempo, além disso as cotas não são assim tão baixas, tendo em consideração que temos um imenso mar a rodear as ilhas, ao que deves de somar mais uns 200a 300 m, mas até lá vamos ver no que vai dar. acredito que possa eventualmente cair granizo, agora nevar, só no pico.

Não sei se nos Pontos Mais altos de S. Miguel e Terceira nessa madrugada não caíra alguma coisa, chuva misturada com neve. Granizo isso é certo
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Amanhã apanhamos nós, para já os Avisos do IM estão lançados.
Lk54R.png

NJCyc.gif
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Vento na Madeira pode chegar a 140 km/h

O arquipélago da Madeira vai estar em situação de aviso vermelho, situação de risco extremo, devido às previsões de vento e chuva forte a partir das 12 horas de amanhã, sábado.


De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), a situação meteorológica do arquipélago é de risco extremo, devendo o vento soprar com rajadas que poderão atingir os 140 quilómetros/hora nas zonas montanhosas.

O IM refere que o vento será temporariamente de sudoeste com rajadas na ordem dos 120 quilómetros e a chuva será intensa.

No mar, as ondas serão de sudoeste com 4 a 5 metros, aumentando para 6 metros, o que levou já a Porto Santo Line a cancelar a ligação marítima efectuada pelo "Lobo Marinho", entre a Madeira e o Porto Santo,

No site do Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) estão divulgadas as condições adversas, referindo que o aviso vermelho vigora entre as 12 horas de sábado e as 5.59 horas de domingo.

O responsável pela Protecção Civil, Luís Néri, disse à Agência Lusa que as maiores preocupações advêm das previsões do vento, com rajadas "que não serão constantes, mas atingirão valores elevados, tanto nas zonas altas como baixas".

Acrescentou que o dispositivo do SRPC, das câmaras municipais, das corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha estão de prevenção, com os equipamentos necessários para minimizar as expectativas de derrocadas e quedas de árvores neste tipo de situações.

Luís Néri recomendou cuidados redobrados na movimentação nas zonas altas e também nas baixas mais expostas e desprotegidas, sobretudo junto da costa.

O SRPC vai emitir um aviso mais detalhado ainda esta tarde, depois da confirmação das previsões do Instituto de Meteorologia, adiantou.

in: JN
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
começam a aparecer as primeiras consequências das chuvas que se têm abatido nós ultimos dias nos Açores, mais concretamente na ilha das Flores:

IN: IOL

O mau tempo que se faz sentir na ilha das Flores, nos Açores, provocou nas últimas horas dois deslizamentos de terras na mesma zona onde ocorreu um outro ao início da manhã, que ainda está a obstruir a estrada de acesso à Fajãzinha.

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Pedro Carvalho, afirmou à Lusa que «a situação está controlada, dentro do possível, e a segurança das pessoas está salvaguardada». «Algumas pessoas da Fajãzinha estão na escola primária por uma questão de precaução, porque chove muito», acrescentou.

A localidade, onde vivem «aproximadamente 60 pessoas», está inacessível a veículos automóveis desde o primeiro, e maior, deslizamento de terras, apenas sendo possível o acesso a pé. «O deslizamento deixou a localidade isolada, mas não há registo de ter soterrado nenhuma casa, não havendo também registo de qualquer vítima», afirmou Pedro Carvalho, salientando que estão no local elementos e meios da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Câmara das Lajes das Flores, além de efectivos da PSP, GNR e bombeiros.

Pedro Carvalho frisou que está a ser feita uma avaliação com vista à abertura de um acesso alternativo, tendo apelado à população para que adopte as precauções habituais tendo em conta as condições meteorológicas.

O mau tempo que se regista no arquipélago dos Açores provocou a queda de várias árvores, uma inundação e alguns acidentes de viação em S. Miguel, S. Jorge e Santa Maria, mas todas estas situações já estão resolvidas, segundo revelou o presidente da Protecção Civil.

Relativamente às ligações aéreas entre as ilhas dos Açores, o porta-voz da SATA, José Gamboa, disse à Lusa que a operação decorre até ao momento com normalidade, registando-se apenas alguns atrasos.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
MAU TEMPO NOS AÇORES


in: GaCS


Angra do Heroísmo , 3 de Dezembro de 2010


Mau tempo provoca queda de árvores e deslizamentos de terras nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, São Jorge e Flores

Face à actual situação meteorológica, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa:


1-Ocorreram um conjunto de situações relativas ao mau tempo nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, São Jorge e Flores. A maioria das ocorrências são a queda de elementos arbóreos e pequenos deslizamentos. Os Bombeiros, pessoal e máquinas da SRCTE, outros departamentos do Governo e as Câmaras Municipais têm estado no terreno, a resolver as situações, não se registando danos pessoais ou materiais até ao momento.


2- A situação que exigiu mais meios e atenção aconteceu na Fajãzinha, na ilha das Flores. Tratou-se de uma sequência de derrocadas sobre a estrada de acesso aquela freguesia. No momento, está a ser aberto um acesso à freguesia pelo antigo caminho, tendo em vista normalizar a situação.Encontram-se algumas pessoas alojadas na escola por mera medida de cautelar. Estão no terreno os Bombeiros das Flores, pessoal e máquinas da Delegação da SRCTE, a Câmara Municipal, 2 empresas privadas, a PSP e a GNR, estando a operar no local 4 máquinas.


3-O SRPCBA aconselha a que sejam evitadas todas as actividades exteriores desnecessárias e que a condução na estrada seja rodeada da maior cautela, para além da tomada de medidas preventivas usuais neste tipo de situação meteorológica adversa.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
85 pessoas evacudas da fajazinha na ilha das Flores (um dos lugares mais bonitos que já passei)

in: GACS

A situação que exigiu mais atenção aconteceu na Fajãzinha, na ilha das Flores.
Tratou-se de uma sequência de derrocadas sobre a estrada de acesso aquela freguesia que provocou a retirada, por precaução de 85 pessoas, daquela freguesia.
As pessoas foram, na sua maioria, alojadas numa instalação hoteleira, tendo sido 2 delas removidas para o Centro de Saúde, por se encontrarem antes acamadas.


Está a ser aberto um acesso à freguesia pelo antigo caminho, tendo em vista normalizar os acessos.


Estão no terreno os Bombeiros das Flores, pessoal e máquinas da Delegação da SRCTE, a Câmara Municipal, 2 empresas privadas, a PSP e a GNR, estando a operar no local 4 máquinas.


Considerando a gravidade dos estragos causados, quer pelos deslizamentos de terras, quer pela chuva e ventos fortes que se fizeram sentir na Fajãzinha, ilha das Flores, de acordo com as orientações do Governo Regional que reuniu esta tarde na Presidência, foi determinado ao SRPCBA que enviasse ajuda imediata para aquela Ilha.


Assim, o SRPCBA enviou para as Flores uma equipa constituída por três técnicos do Instituto de Acção Social e três técnicos da Direcção Regional da Habitação, coordenada pelo Inspector Luís Paulo Andrade, do SRPCBA, que seguiram esta tarde, no C-295 da Força Aérea Portuguesa, para as Flores levando equipamento diverso com vista a minorar e avaliar os efeitos pelo temporal que fustigou a Região durante a madrugada e manhã do dia de hoje.


3 O Governo dos Açores determinou, igualmente, que o LREC constituísse uma equipa mista com o CVARG da Universidade dos Açores, para se deslocarem com urgência à ilha das Flores, de modo a realizarem uma análise global do risco da zona afectada.


4 O Governo continua a acompanhar a evolução desta situação e aconselha que sejam evitadas todas as actividades exteriores desnecessárias e que a condução na estrada seja rodeada da maior cautela, para além da tomada de medidas preventivas usuais neste tipo de situação meteorológica adversa.



5 O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, desloca-se amanhã à ilha das Flores para se inteirar in loco da situação.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Cardápio para o fim de semana Madeirense...

Previsão para Sábado, 4 de Dezembro de 2010

Céu muito nublado ou encoberto.
Períodos de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada
em especial a partir da tarde e nas zonas montanhosas.

Vento forte (35 a 55 km/h) de sul, com rajadas da ordem
dos 90 km/h, tornando-se forte a muito forte (50 a 75 km/h)
com rajadas da ordem dos 120 km/h a partir da tarde nas
zonas montanhosas.

Pequena subida de temperatura máxima.

Costa Norte: Ondas de norte com 1,5 a 2,5 metros.
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, aumentando
para 4 a 5 metros.

Temperatura da água do mar: 20ºC

Previsão para Domingo, 5 de Dezembro de 2010

Céu muito nublado ou encoberto.
Períodos de chuva, temporariamente forte a muito forte em especial
nas zonas montanhosas.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Vento forte (35 a 55 km/h) de sudoeste, com rajadas da
ordem dos 90 km/h.
Nas terras altas o vento soprará forte a muito forte (50 a 75 km/h)
de sudoeste, com rajadas da ordem dos 120 km/h.


Previsão para 2ª Feira, 6 de Dezembro de 2010

Céu muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas da
ordem dos 70 km/h.
Nas terras altas o vento soprará forte a muito forte (35 a 60 km/h)
de sudoeste, com rajadas da ordem dos 100 km/h.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boa Tarde

Grande foto essa ROG, para já ainda não chove no Funchal embora o céu esteja muito nublado e carregado que mais hora menos hora deve começar a chover, de momento todas as previsões são para chuva fraca à moderada.

Pressão continua a descer e encontramo-nós e já vamos 1005hpa vento todos os modelos apontam para Forte, cada vez mais forte para o final do dia de hoje coloco alguns modelos de seguida:
jkKgb.gif

91tuv.gif

SgWqI.gif

erttP.gif

AEbJI.gif
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Confirmou que ainda não choveu no sul da ilha, mas o vento médio tende aumentar, já registei alguma rajada de S 43,2 km/h a uns 30 minutos atrás.

O céu apresenta-se muito encoberto em qualquer momento cairá os primeiros pingos

Temp actual: 19,6ºC
Hr: 89%
Vento: 21,8Km/h em média de S
Pressão tende a baixar 1002,9 mb