Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Como se sabe os valores de vento nos PEs da EDA são sempre muito superiores devido ao efeito orográfico e à distância ao solo dos anemómetros.
Com isto em mente aqui fica o registo das rajadas máximas por PE do evento:

Pico 245,52 km/h
Terceira 205,2 km/h
São Jorge 192,6 km/h
Flores 185,4 km/h
Faial 174,6 km/h
São Miguel 171 km/h
Santa Maria 121,68 km/h
Naturalmente que o valor do Pico é claramente influenciado pela sua elevada cota, pois está localizado acima dos 900 metros se não me falha a memória... ou seja, está mais alto que qualquer ilha no grupo Ocidental. Só que já reparei que fora do fórum há uma certa casmurrice perante os valores apresentados que nem vos digo... já perdi a conta às vezes que expliquei o porquê desses valores...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Amanhã de madrugada a Madeira será afetada por um sistema frontal que movimenta lentamente para este.

A frente é bastante estreita em altitude, tendo uma intensidade fraca a moderada. A chuva orográfica não deverá ser por aí além. Há condições favoráveis à ocorrência de trovoadas (tendencialmente breves). Não me parece que haja condições para tempo severo. Já os aguaceiros/períodos de chuva podem ser moderados a fortes.
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Amanhã de madrugada a Madeira será afetada por um sistema frontal que movimenta lentamente para este.

A frente é bastante estreita em altitude, tendo uma intensidade fraca a moderada. A chuva orográfica não deverá ser por aí além. Há condições favoráveis à ocorrência de trovoadas (tendencialmente breves). Não me parece que haja condições para tempo severo. Já os aguaceiros/períodos de chuva podem ser moderados a fortes.

Previsão confirmada!:thumbsup:

Fui acordada de madrugada por chuva intensa.
Neste momento chove de forma moderada.
 

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
498
Local
Angra do Heroísmo
Pelo interior da ilha ontem à noite, 6ºC

58cc73388a67464b85a23b4a7a28ceb9.jpeg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Os próximos dias deverão trazer alguma chuva e eventualmente trovoada (tendencialmente breve) para os Açores.

Como não há janela para a ocorrência de tempo severo passo ao elemento mais relevante: snô.

O cavado em altitude tem uma intensidade interessante mas o anticiclone não deixará que o mesmo fique muito tempo nas redondezas das ilhas.

xx3anNO.png


A humidade pós-frontal em altitude será muito reduzida. Mas não vejo grandes impedimentos para que a montanha do Pico não tenha uma cobertura jeitosa.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A frente ainda não trouxe muita coisa para o G. Central devido ao muito ar seco. Mas já houve, há pouco, atividade elétrica solitária a norte do G. Central aquando da passagem de uma bolsa de ar com maior HR.

Qcm8VoB.gif


O tefigrama das Lajes mostrava um LI de -3.44 e 645 de CAPE. A convecção continua muito dispersa, havendo uma outra célula interessante entre os Grs. Ocidental e Central.

Qf6bmvl.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
A frente ainda não trouxe muita coisa para o G. Central devido ao muito ar seco. Mas já houve, há pouco, atividade elétrica.
Hoje por volta das 08:30 houve a passagem de uma célula bastante razoável aqui pelo Faial/Pico, a qual produziu algumas trovoadas foi de passagem rápida, e trouxe com ela chuva Forte, em 10 minutos caíram 9mm e houve algumas dificuldades de drenagem de água em algumas artérias da cidade da Horta.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na ilha das flores ontem por voltavda meia noite caiu granizo na vila de santa cruz. É de esperar queda de granizo nos pontos mais altos da ilha nos proximos dias?

Enviado do meu SM-G388F através de Tapatalk
Nem por isso, a temperatura em altitude deverá começar a subir ainda hoje. Com isso, fará subir a temperatura a 2 metros.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lcs

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pelo Gfs das 12utc, a iso0 voltará a se aproximar do grupo ocidental na madrugada de quinta-feira, será após a passagem de um sistema frontal, antevê-se que o pós-frontal seja "seco", embora possa que o frio entre, mas infelizmente sem precipitação...

Edit: será de pouca dura, pois a temperatura deverá subir bastante derivado ao fluxo de sul do AA, já na sexta de madrugada poderá chover novamente no grupo ocidental, mas já com temperaturas bastante superiores às atuais. Talvez uns 17°c e bastante Humidade... mais perto do dia veremos o que nos reserva :)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição: