Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016



Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia a todos ...

O dia por aqui amanheceu com muita chuva e algum vento ... :rain::rain::rain::rain:

A verdade é que as chuvadas de outro dia parecem ter sido um mero ensaio geral para hoje ...

Muita chuva desde pelo menos as 08:00 ( não tenho ideia de como esteve a noite pois não estava acordado ). A caminho do trabalho pude já ver alguns ramos e vegetação pelos caminhos trazidos pela chuva e pelo vento ...

Ainda não tenho noção de enchentes mas a probabilidade de elas acontecerem em algumas zonas sensíveis é real ... Postarei aqui novidades em relação a essas situações ...

De resto parece que estamos no Reino Unido ... Céu completamente nublado e dia muito escuro ... Tempo invernal ...

EDIT (10:23) - Tenho indicação que os voos inter-ilhas estão a sofrer atrasos e possíveis cancelamentos ... O voo Lajes-Horta está atrasado pelo menos 2 horas ...

Deixo aqui uma foto do dia de hoje tirada na Ilha do Corvo ...

Autora: Kathy Rita

15283929_10211120332947382_4972745783674280300_n.jpg
 
Última edição:
W

Windmill

A previsão já está disponível no IPMA.

O que posso acrescentar é que a parte mais ativa da frente, em teoria, passará no final do dia 5/madrugada do dia 6. Mas a frente pode mover-se mais lentamente, ficando os voos potencialmente condicionados na 3ª.

mp7V9Vnl.png
Mas o caso vai ser assim tão grave pelo grupo Oriental?
Esta noite choveu e ventou na Graciosa, mas não foi nada que já náo estivéssemos por aqui habituados.
O pior será na madrugada de 3 feira ou na manhã do mesmo dia? Será que pelas 2 h da tarde o pior já terá passado?
 
W

Windmill

Sim, mas em quais dos 3 grupos se prevê que seja mais grave? Ainda hoje aqui pelo meu trabalho disseram que as ilhas que podem ser mais castigadas é São Miguel e Terceira.
É assim, por aqui choveu bem, mas agora estamos com uma trégua, e parece que já choveu o q tinha achover, embora o ceú continue bastante carregado.
Também tenho informação que o vôo lajes horta foi adiado, tal como o Wessel indicou acima.
Só espero que amanhã as ligações Graciosa/São Miguel, ou Graciosa/Terceira estejam restabelecidas, e que os céus desabem tudo o que tiverem para desabar hoje, mas tenho o feeling que o meu vôo vai ser cancelado. As previsões de chuva para São Miguel e Santa Maria parecem medonhas. Alguém já viu? Disseram me no Meteo Regional Açores que se espera um dilúvio de água para São Miguel. Não sei até que ponto isto seja verdade.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sim, mas em quais dos 3 grupos se prevê que seja mais grave? Ainda hoje aqui pelo meu trabalho disseram que as ilhas que podem ser mais castigadas é São Miguel e Terceira.
será o grupo oriental o mais afetado. Terceira deverá ficar fora desse leque.
Será na próxima madrugada, isto segundo o GFS.
O mais forte em termos de precipitação já terá passado pela graciosa, o que não quer dizer que não haja algum período de chuva forte e acompanhada de trovoada.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Forte pancada de água cai agora por Santa Cruz :rain::rain::rain:
Tal como eu acabei de escrever... :) entretanto o voo terceira/Horta deverá ser reposto em breve.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia!
Por cá temos chuva desde a madrugada. Durante a noite tivemos muito vento, mas agora está calmo.
Sigo com vento SSW, na ordem dos 16 km/h, rajadas a 33 km/h.
Precipitação com um rácio de 2,03 mm/hr e um acumulado de 16,51 mm.
Pressão atmosférica de 999 hPa.
Humidade nos 99%.
Ainda não amanheceu por estes lados, um denso e escuro nevoeiro não deixa a luz entrar.
 
W

Windmill

Tive agora mesmo informação que a próxima 5 feira pode trazer ventos acima dos 100 k/h aos 3 grupos.
Alguém confirma isso?
Já vi que essa semana tá lixada para viajar entre ilhas nos Açores.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Tive agora mesmo informação que a próxima 5 feira pode trazer ventos acima dos 100 k/h aos 3 grupos.
Alguém confirma isso?
Já vi que essa semana tá lixada para viajar entre ilhas nos Açores.
Ha a probabilidade de levar-mos com uma depressão, a qual terá mais incidência no grupo ocidental, o vento sustentado nesse grupo poderá ser de 90km/h, com rajadas superiores. Nos restantes grupos o vento sustentado será tendencialmente inferior, entre os 70 e os 80km/h.
De qualquer modo, e embora os principais modelos estejam de acordo, não me vou pronunciar nem especular para já, pois, é um evento a +63 horas, o qual ainda nem sequer se formou, daí a incerteza... este ano os modelos tem falhado terrivelmente mesmo a curto termo...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk