Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2021

Boa noite,

As previsões para os Açores, para esta madrugada e dia de amanhã são de vento muito forte com rajadas que podem atingir os 110km/h, isto no grupo central. A precipitação, de acordo com os modelos, será muito intensa.... e isso é preocupante pois os terrenos ainda não tiveram tempo para recuperar a sua capacidade de retenção e com a previsão de uma semana de chuva podemos vir a ter problemas sérios em algumas das ilhas.

Boa noite,

As previsões para os Açores, para esta madrugada e dia de amanhã são de vento muito forte com rajadas que podem atingir os 110km/h, isto no grupo central. A precipitação, de acordo com os modelos, será muito intensa.... e isso é preocupante pois os terrenos ainda não tiveram tempo para recuperar a sua capacidade de retenção e com a previsão de uma semana de chuva podemos vir a ter problemas sérios em algumas das ilhas.

Boas pessoal.

O estado do tempo tem se vindo a agravar com o cair da noite.

Temos vento com rajadas já muito fortes a fazer lembrar situações de tempestade tropical ...

Muito vento e bem forte por aqui ...

Chuva ainda não temos por agora ...

Mas ainda vamos no início da coisa ...

Reflectividade no Grupo Central, desde o dia 25 à tarde até hoje às 5:50 utc.
A partir do aparecimento da frente esta madrugada, a velocidade do vídeo foi reduzida gradualmente:

Últimas imagens:

8NDLxox.jpg

xn2p9jV.jpg

g7XozAN.jpg

Boas pessoal.

O estado do tempo tem se vindo a agravar com o cair da noite.

Temos vento com rajadas já muito fortes a fazer lembrar situações de tempestade tropical ...

Muito vento e bem forte por aqui ...

Chuva ainda não temos por agora ...

Mas ainda vamos no início da coisa ...

Saravá comunidade!

De facto, já tivemos tempestades tropicais bem mais simpáticas... Na costa Sul/Sueste o vento mantém-se forte com rajadas que fazem pensar se deveria ter metido as estruturas de reforço dos portões. O mar está tempestuoso e a chuva apenas apareceu com intensidade a partir das 5:30 e tocada a vento.
Os "cavalos" estão todos no "estábulo" até porque a intensidade do vento continua a aumentar de forma exponencial.

Vamos aguardar o desenvolvimento do temporal até porque parece que, neste momento, julgando pelo radar, Pico e São Jorge parecem estar a ser bombardeados pela chuva. Na parte que me toca, o vento é sempre o foco de principal preocupação.

Cumprimentos, saúde e juízo.

Confirmo.
Quase garantidamente que haverá ocorrências…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

318c65b74910a1ec5ed493f3c95a81b9.jpg

Boas pessoal ...

Por aqui a precipitação continua a não ser o elemento principal tal como os meus colegas foristas aqui da Terceira já referiram apesar de alguns chuviscos fracos isto até agora claro ...

Porém o vento sopra por aqui com imensa intensidade ... Estou aqui num local de trabalho envidraçado e não nos deixa de preocupar um pouco como as rajadas batem nestes vidros ...

É de uma violência incrível ...

Aguardemos pelos próximos capítulos mas a coisa está complicada no que ao vento diz respeito ...

Nota para os enfeites de natal da cidade de Angra nomeadamente a bola gigante da Praça Velha que já esteve prestes a levantar voo pois já descolou do chão ...

As estações que não são IPMA deixaram de ter registos publicados, os últimos foram às 8h:

mmqr7zX.jpg

As maiores rajadas devem acompanhar a passagem das células mais intensas. As precipitações não têm tempo para se acumular significativamente devido à rapidez do movimento:

A análise frontal complica-se a 24 horas, com nada menos do que quatro frentes sucessivas para a próxima noite/madrugada/manhã.

Hoje às 6h:
HQ4qmRK.gif

12h:
sHhuzGo.gif

Amanhã 6h:
zkxL5iS.gif

Última edição:
As estações que não são IPMA deixaram de ter registos publicados, os últimos foram às 8h:

mmqr7zX.jpg

As maiores rajadas devem acompanhar a passagem das células mais intensas. As precipitações não têm tempo para se acumular significativamente devido à rapidez do movimento:

Há uma estação no weatherlink da SMPC Sta. Bárbara, na ilha Terceira, que diz estar instalada a 1021m.

A estação está com vento médio de 113,4km/h nos últimos 10min, e teve uma rajada máxima de 167,4km/h às 13h41.

Os valores de precipitação são algo duvidosos: 235,2mm hoje.

Há uma estação no weatherlink da SMPC Sta. Bárbara, na ilha Terceira, que diz estar instalada a 1021m.

A estação está com vento médio de 113,4km/h nos últimos 10min, e teve uma rajada máxima de 167,4km/h às 13h41.

Também há esta outra, não sei se é a mesma, mas não deve ser, a altitude indicada é bem menor:

6UMMksF.jpg

rUbEtKk.jpg

Última edição:

A essa altitude, é quase certo que seja próxima da realidade esse registo de precipitação.

Estação WU no Capelo, Faial:

1d5DnmO.jpg

Esta estação, a precipitação não tem registos de precipitação fiáveis, já falei com o dono e ele nunca resolveu. Com o vento, a estação abana e regista precipitação indevidamente.

Esta estação, a precipitação não tem registos de precipitação fiáveis, já falei com o dono e ele nunca resolveu. Com o vento, a estação abana e regista precipitação indevidamente.

Seria mesmo impossível tal registo :malandro:

Neste momento, a chegar à Terceira:

XHyJLJs.jpg

doBD5fq.jpg