Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
1722538638260.png

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Ao que parece, a estação do Observatório príncipe Alberto do Mónaco, no Faial, já se encontra operacional.

E começamos por mais um valor absurdo na temperatura máxima para dezembro, 21° registados nesta estação durante o dia de ontem.

A chuva nos dias anteriores na costa Norte da Madeira a provocar alguns estragos:

A chuva nos dias anteriores na costa Norte da Madeira a provocar alguns estragos:
Esta foi, para mim, a levada mais deslumbrante que percorri na Madeira e sem dúvida uma das mais arriscadas de sofrer uma derrocada pelas chuvas.

Não percebo é porque foi retirada a candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial. :huh:
Não é por um lugar deixar temporariamente de poder ser visitado e usufruido que deixa de ter direito a ser Património Mundial.

Última edição:

Também me pergunto se estas derrocadas recentes na Levada do Caldeirão Verde, têm algo a ver com o recente incêndio que chegou a atingir o Pico Ruivo.
Note-se que esta Levada e a sua continuação até ao Caldeirão do Inferno situam-se nas vertentes profundas do lado norte do Pico Ruivo.

Esta foi, para mim, a levada mais deslumbrante que percorri na Madeira e sem dúvida uma das mais arriscadas de sofrer uma derrocada pelas chuvas.

Não percebo é porque foi retirada a candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial. :huh:
Não é por um lugar deixar temporariamente de poder ser visitado e usufruido que deixa de ter direito a ser Património Mundial.

Foi retirada por uma tecnicalidade e para ser reformulada.

Também me pergunto se estas derrocadas recentes na Levada do Caldeirão Verde, têm algo a ver com o recente incêndio que chegou a atingir o Pico Ruivo.
Note-se que esta Levada e a sua continuação até ao Caldeirão do Inferno situam-se nas vertentes profundas do lado norte do Pico Ruivo.

Não, o trilho passa longe de qualquer zona afectada pelos incêndios na zona do Pico Ruivo. São derrocadas de pequena dimensão à beirs da levada que ocorrem periodicamente, principalmente no primeiro período de chuva mais regular após o verão.

Não, o trilho passa longe de qualquer zona afectada pelos incêndios na zona do Pico Ruivo. São derrocadas de pequena dimensão à beirs da levada que ocorrem periodicamente, principalmente no primeiro período de chuva mais regular após o verão.
Ainda bem, a minha ideia não era de que o incêndio tivesse chegado lá, longe disso, pois ele ficou nos cimos, mas podendo ter ficado essa zona cimeira desprotegida do coberto vegetal, algum material desprendido dos terrenos teria sido adicionado à escorrência aumentando-lhe o poder erosivo mais abaixo.

A zona onde tem a cascata do Caldeirão Verde ainda fica um pouco afastada do Pico Ruivo. Entre esses pontos ainda existe por exemplo a zona do Semagral por onde passa uma vereda. Logo acima da Levada do Caldeirão Verde fica mas é a Levada do Caldeirão Verde de cima onde dá para ir até ao topo da cascata do Caldeirão Verde. Aí nunca lá fui pois esse levada de cima já fica demasiado exposta para o meu gosto. Não sei se entretanto colocaram lá um corrimão. Na zona do Semagral é que já andei. Por aí não existe perigo de maior. O pior é subir, até ao Pico Ruivo ainda tem um desnível razoável e àquela altitude não fácil....
Na encosta Norte do Pico Ruivo tens é o sítio da Quada por onde supostamente passa uma vereda. Mas essa aí é apenas para a elite dos caminheiros de cá na Madeira:

PS: desculpem o offtopic. ;)