Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
11,059
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
Tópico de seguimento para os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
as proximas 36-48h marcarão o pico de intensidade deste sistema.
durante este tempo, o arquipelago da madeira e o das canarias serão afectados por convecçao profunda e ventos fortes, associados ao sistema ainda em cavamento.
em portugal, o sul e centro, serão afectados a partir da tarde/noite de 3f e, mais marcadamente, na 4f, quando a depressao, em principio mais fraca ( nunca se sabe.....como se viu com a graçe...) fará landfall no SW do pais.
na noite de 4f e durante o dia de 5f o istema morrerá sobre espanha e uma massa mais fria entrará em portugal, resultante de uma frente fria em dissipação.
portanto, uma melhoria do tempo na 4f na madeira e na 6f no continente, sendo que sabado retorna o fluxo de WSW.
nas proximas horas talvez se crie mesmo um olho, na depressão, que já ostenta um excelente outflow anticiclonico de niveis altos.
devido a toda esta robustes por parte do sistema, penso que se deverá ter muito cuidado e muita atençao na ilha da madeira no que toca a condiçoes severas
 

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
11,059
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
googleearthimage2.jpg


Existe ao pé das ilhas desertas, um foco de precipitação esta a 30 km de SE da costa da Ilha da Madeira. A minha aposta vai atingir em cheio Machico e Santa Cruz. Depois reporta suderlandz. Va la, força lá, isso é para ti haver se ficas mas animado:p

Não sei se é credível, mas a estação meteorológica da Lrec nas Ilhas Desertas, acumulou 270,6mm ontem. :confused:

semttulo2qk.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A depressão não é tropical, e é normal todos os anos termos várias depressões de oeste ou sudoeste com alguns traços de warmcore nos níveis baixos e algumas características híbridas visíveis, e como sempre, o que conta é a persistência da convecção durante bastante tempo para ver se há algum evolução nesse sentido.

E nas últimas horas até parece estar a formar uma frente, o que seria característica de um sistema frontal e não dum tropical.



De qualquer forma, uma situação interessante para seguir com atenção.
Trovoadas a NE do sistema tem deixado bastante chuva nas Canárias.

 
Editado por um moderador:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
uma frente??!
no centro da depressao há convecçao intensa e linhas de instabilidade associadas...apenas a norte do sistema há uma frente, que separa a massa tropical maritima da massa de origem polar, e modificada, que está sobre portugal...
isto é visivel no airmass da AEMET.
 

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
11,059
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
Para já a zona mais afectada é a zona ocidental das Canárias.
Em Tenerife há uma Davis que acumulou 88mm desde as 0h, e há casos pontuais de ruas inundadas.

videocgi.jpg



Imagem de Satélite:

imageashxi.gif



Mapa de descargas eléctricas

r78g1500.gif



À medida que a depressão se desloca de SO para NE, o estado do tempo no arquipélago da Madeira deverá agravar-se.
 
Editado por um moderador:

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde, as 2h30 caiu um aguaceiro repentino que acumulou 0,9mm, com sol a mistura onde um arco íris, fiz presencia na sua graça e beleza, por agora aqui no sul da ilha da Madeira, a temperatura max subiu e de que maneira chegou aos 23,3ºC, mas vejo muitas nuvens muito densas e homogéneas a pairar sobre o mar, talvez lá para cair da noite teremos novidades, o vento anda calmo, pequenas rajadas mas não são dignas de ser realçadas. Vamos lá ver isso para a noite e madrugada de 3º f. Espero que tanta especulação não seja como o aborto de ontem, tanta chama e pouca cinza!!! lolol:eek:

Eu insisto penso que vai roçarmos e vai incidir mas pelas costas de Marrocos e rumo a sul de Portugal e Espanha, nós vamos apanha só a cauda. Ando céptico!!!

Vamos lá ver com os olhos bem abertos:eek:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Jeff Masters do WU há pouco escreveu um post sobre o sistema:

Interesting hybrid low set to drench Spain's Canary Islands

An interesting 1002 mb low pressure system with some characteristics of a tropical storm has developed off the coast of Africa, a few hundred miles west-southwest of the Canary Islands. An ASCAT pass from last night revealed top winds of 40 mph near the center, so the low is probably near tropical storm strength. This low is moving east-northeast towards the Canaries, and will likely bring sustained winds of 30 - 35 mph, gusting to 50 mph, to the islands tonight. The storm formed over the weekend from an isolated cold-cored low that was wandering over the Atlantic, and phase space analyses from Florida State University revealed that the low developed a partial warm core over the weekend. A respectable amount of heavy thunderstorm activity has built near the storm's center, characteristic of a tropical storm. The low is over cool 21 - 22°C water, far colder than the typical 26°C needed for a tropical storm to form. Wind shear is marginal for tropical storm formation, about 20 knots. The comma-shaped structure of the storm's spiral bands is characteristic of an extratropical cyclone, and it is pretty unlikely that NHC will view this hybrid storm as being sufficiently tropical to warrant naming it a subtropical depression or subtropical storm. The low is headed towards colder waters of 20°C that lie near the Canary Islands, and the system should become less tropical today.

http://www.wunderground.com/blog/JeffMasters/comment.html?entrynum=1422
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite!

Dia com periodos de muita neblusidade, com vento fraco.

Tmin - 10,2ºC
Tmax - 18,5ºC

Actual:

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 21:42:21

Temperature (°C):
Current 14,1
Trend (per hour) -0,1
Average today 14,2
Wind chill 14,1
Humidex 15,2
Dew Point 9,7
Rel Humidity 75%

Wind (km/h):
Current Gust 0,0 ---
Average Speed 0,0 ---

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 0,0
Total yesterday 0,0
Total this month 0,0
Total this year 55,2

Pressure (hPa):
Current 1012,6
Trend (per hour) -0,1