Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estará a nevar na Montanha do Pico?

Tendo já chovido no aeródromo e se efectivamente estiverem as temperaturas indicadas nesse quadro, estará a nevar no Pico :)
Mas como se vê o horário previsto já não se verifica, não choveu até à meia-noite e é agora que o céu está encoberto e que chove e vai continuar até de manhã.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bom aqui apenas começou a chuviscar fraco tal como na Terceira... ainda tive esperança que caísse mais forte mas é para esquecer...

o que se ouve e sente mais é o vento que sopra com algumas rajadas mais intensas....

Mas o pior é que parece que o AA vai se estender outra vez em crista sobre as ilhas.

@StormRic se em São Miguel foi a desgraça que foi, bem podes imaginar em Santa Maria.....

Tá bonito.... não sei como vamos nos livrar de uma vez por todas deste maldito Anticiclone :facepalm:
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
se em São Miguel foi a desgraça que foi, bem podes imaginar em Santa Maria.....

Ao ver aquela longa faixa nebulosa a passar sobre Santa Maria eu ainda estava com esperança que tivesse caído lá alguma chuva, pois a estação do IPMA do aeroporto tem o pluviómetro sem funcionar.
Mas fui investigar estações do WU e a única que lá existe em funcionamento http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IAZORESS2
marcava 0mm ontem e hoje. :(

Últimas duas horas:
5uVBWow.jpg

3v36YIW.jpg


Apesar de tudo o Faial ainda teve sorte, já é uma boa noite de chuva, dá para regar as culturas.

vXXzsco.jpg
trJNMYq.jpg


Para as duas ilhas Faial e Pico terá terminado a chuva por esta noite e talvez por hoje. Flores e Corvo vão ter mais e talvez o restante grupo central tenha sorte. Parece incrível que Santa Maria esteja a seco.
 
Última edição:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Parece incrível que Santa Maria esteja a seco.

As coisas tendem a ficar mesmo feias, e pior ainda nas ilhas mais pequenas e com poucos cursos de água como Corvo, Graciosa e Santa Maria.... mas o cenário nas restantes também não anda nada famoso.... e não será apenas por estes valores de precipitação que caíram a noite passada que o problema ficará resolvido.... teria de chover muito mais.... mas enfim, é a mãe natureza quem manda e não podemos fazer nada.

Estou ainda com uma última réstia de esperança que no Domingo e Segunda Feira caiam alguns aguaceiros generosos de uma perturbação em altura que poderá se aproximar das ilhas vinda de Leste, mas já nem digo mais nada.... :nugget:
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

As precipitações desde a madrugada foram as que se esperavam, renovaram-se alguns aguaceiros no grupo ocidental, terminou a chuva fraca nas ilhas Faial e Pico, as outras ilhas do grupo central tiveram mais alguma chuva fraca, destaque para S.Jorge que ainda chegou a ter alguma precipitação pontualmente forte, e o grupo oriental teve uma amostra de chuvisco (0,3mm) na parte oeste de S.Miguel.
A precipitação acumulada este mês, coincidindo com o evento corrente do núcleo depressionário a sudoeste em luta com a crista anticiclónica a nordeste, está resumida no quadro seguinte (Santa Maria não consta por não haver registos):
lzIZjyx.jpg


Curiosamente, no grupo central, é a ilha do meio do grupo, S.Jorge, que acumulou mais.
O Grupo Ocidental está nesta altura com um acumulado dentro do normal para Fevereiro, ou até generoso, considerando que foram apenas 5 dias (os valores normais do mês andam à volta de 150mm nas Flores e 115mm no Corvo).
 
Última edição:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Valores miseráveis na maior parte das ilhas...

A situação em algumas ilhas é bem mais grave que nas Flores e Corvo.

Ainda hoje me diziam que se o inverno está a ser desta maneira , o verão será invernoso.

Penso que uma coisa não deve ter nada a ver com a outra, tanto que daqui para lá, a tendência do AA é cada vez mais para se fortalecer e não enfraquecer.

Se agora (Inverno) as altas pressões continuam em força, o que não será no Verão...
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O que choveu no Corvo bem que podia ter vindo para a maior parte do arquipélago.

Total desperdício de água concentrada apenas numa só ilha e ainda por cima na mais pequena....

A natureza por vezes é injusta.... :mad:



Este vídeo foi feito no Corvo agora? Se foi deve ter sido anteontem ao início da tarde ou ontem ao fim da tarde.

Esperemos que o AA "reconsidere" e se retraia mais para nordeste, bastam umas poucas centenas de quilómetros para a situação de aguaceiros de leste/sueste atingir com mais certeza as ilhas orientais e centrais.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Este vídeo foi feito no Corvo agora? Se foi deve ter sido anteontem ao início da tarde ou ontem ao fim da tarde.

Esperemos que o AA "reconsidere" e se retraia mais para nordeste, bastam umas poucas centenas de quilómetros para a situação de aguaceiros de leste/sueste atingir com mais certeza as ilhas orientais e centrais.

Sim foi hoje.
Publicado no MeteoAzores através de um membro. Penso que foi em relação ao dia de ontem.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Boa noite,
Estou a pensar numas férias de alguns dias na 1ª quinzena de Agosto em S. Miguel. Podem dar-me uma ideia do tempo que costuma fazer por esta altura sff? Bem sei que é falivel mas ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Boa noite,
Estou a pensar numas férias de alguns dias na 1ª quinzena de Agosto em S. Miguel. Podem dar-me uma ideia do tempo que costuma fazer por esta altura sff? Bem sei que é falivel mas ...

Tipicamente húmido (sendo ocasionalmente bastante desconfortável) e nublado (céu com algumas a muitas nuvens). Se bem que nos últimos anos o verão tem tido tendencialmente mais dias limpos. Com algum azar (ou sorte dependendo da perspetiva) pode chover mais forte e fazer trovoada. Mas o dia típico de verão está sumarizado na primeira frase.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985