Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Olhando para a situação meteorológica...

Vejo nos Açores uma situação confusa. Ao que parece vai haver uma frente a afetar o GC e o GOr com um pequeno núcleo depressionário à superfície. A HR em geral é péssima não havendo limites claramente definidos. Boa parte do CAPE parece ser pré-frontal coincidindo com o ar mais seco. Penso que se houver trovoadas elas deverão ocorrer bem longe das ilhas.

O caso da Madeira é mais relevante. A corrente de sul/sudoeste tem nos níveis baixos uma saturação interessante e ventos com intensidade relevante. Não só os acumulados orográficos podem ser significativos como a chuva poderá ocorrer nas povoações costeiras. O CAPE vai diminuindo com o tempo e os valores mais elevados deverão ficar ao largo da ilha principal. Contudo, deverá haver condições favoráveis à ocorrência de convecção mais ou menos ocasional que poderá trazer aguaceiros/períodos de chuva moderada a forte devido ao elevado valor da AP associada a uma pluma tropical que vem de sul/sudoeste (valores a rondar os 27 mms).

O GFS dá algumas condições favoráveis à ocorrência de funis tornádicos (principalmente ao largo da ilha). Contudo, prefiro não publicar um aviso descarado devido à decrescente instabilidade (intensidade e abrangência) bem como à pouca sobreposição de todas as variáveis (especialmente a HR). Não quero nem vou procurar a agulha no palheiro.

Quem puder olhe para as nuvens. Quem sabe se, no mínimo, não vê uma nuvem-funil? :p O GFS não mostra as condições perfeitas mas por vezes a realidade é diferente.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vejo nos Açores uma situação confusa. Ao que parece vai haver uma frente a afetar o GC e o GOr com um pequeno núcleo depressionário à superfície. A HR em geral é péssima não havendo limites claramente definidos. Boa parte do CAPE parece ser pré-frontal coincidindo com o ar mais seco. Penso que se houver trovoadas elas deverão ocorrer bem longe das ilhas.

Muito interessante a rápida convecção que está a acontecer a sul do GC (está a surgir num local com pouco CAPE previsto). A frente/linha de instabilidade fica mais visível.

Ainda não há registo de trovoada (é o que dá o pouco lift). Chuva localmente forte é uma possibilidade. Durante a madrugada continuarão a haver condições de instabilidade, podendo aparecer células semelhantes no GC e no GOr.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Raio(s) detetado(s) a oeste do GC (nas células mais pequenas).

Parece-me que a(s) célula(s) a sul do Faial está(ão) em dissipação/a perder intensidade, estando ainda incerta a evolução de um foco convectivo.

Se o CAPE fosse superior as trovoadas seriam mais frequentes mas, como escrevi, o modelo não representou bem a instabilidade (porque não é com 400 de CAPE que surgiriam essas células todas). A instabilidade está a surgir num ambiente de reduzido cisalhamento.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Raio(s) detetado(s) a oeste do GC (nas células mais pequenas).

Parece-me que a(s) célula(s) a sul do Faial está(ão) em dissipação/redução da intensidade, estando ainda incerta a evolução de um foco convectivo.

Se o CAPE fosse superior as trovoadas seriam mais frequentes mas, como escrevi, o modelo não representou bem a instabilidade (porque não é com 400 de CAPE que surgiriam essas células todas). Estas células estão a surgir num ambiente de reduzido cisalhamento (a única forma de poderem durar).

Diria eu, alguma convergência desorganizada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Diria eu, alguma convergência desorganizada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Trovoadas em ambientes de reduzido cisalhamento duram poucas horas. Ela - a célula em cima do Faial - atingiu o seu máximo há pouco no mar. Agora está a dissipar-se. Claro que pode surgir outro foco convectivo mas não tenho bola de cristal :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O CAPE é inferior no GC mas a humidade em altitude é superior quando comparando com o GOr. Como tal, não recomendo que a malta oriental tenha grandes expectativas. Já a convecção pode durar mais algumas horas no GC.

Se o CAPE fosse superior as trovoadas seriam mais frequentes mas, como escrevi, o modelo não representou bem a instabilidade (porque não é com 400 de CAPE que surgiriam essas células todas).

No modelo é um pouco mais acima -> +-600/700. Na realidade pode ser um bocadinho acima.

Pela falta de avisos penso que até o IPMA vê esta convecção com algum ceticismo.

---

Claro que pode surgir outro foco convectivo mas não tenho bola de cristal :D

Na última imagem de satélite (bastante atrasada) está a surgir outro foco convectivo a sul da célula envelhecida. É pouco provável que @lserpa tenhas muito mais que um aguaceiro mais forte.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
O CAPE é inferior no GC mas a humidade em altitude é superior quando comparando com o GOr. Como tal, não recomendo que a malta oriental tenha grandes expectativas. Já a convecção pode durar mais algumas horas no GC.



Nomodelo é um pouco mais acima -> +-600. Na realidade pode ser acima (o que acredito especialmente tendo em conta as células a oeste do GC).

Pela falta de avisos penso que até o IPMA vê esta convecção com algum ceticismo.

---

@lserpa na última imagem de satélite (bastante atrasada) está a surgir outro foco convectivo a sul da célula envelhecida. É pouco provável que tenhas muito mais que um aguaceiro mais forte.

Os pingos grossos, não passaram disso mesmo... já se foram


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Orion

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Os pingos grossos, não passaram disso mesmo... já se foram


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ao longo da noite a bolsa de ar mais saturado vai passar por cima das ilhas. Os novos focos convectivos vão-se aproximando e mais cedo ou mais tarde devem surgir ao largo das ilhas.

Isso de induzir condições meteorológicas mediante o satélite é giríssimo :lol:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
d19f29c6b9c10703f73083cbcbc7c9e1.jpg



Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como tal, não recomendo que a malta oriental tenha grandes expectativas. Já a convecção pode durar mais algumas horas no GC.

Assumindo que as condições modeladas persistem a convecção deve-se aproximar de S. Miguel por volta das 5/6 da manhã, hora local.

Quando chega a estas alturas nem vale a pena olhar para os modelos. No caso em questão estão a aparecer células onde não deviam tendo em conta a intrusão de ar seco a 700 hPa:

oAeYvSHl.png


O que tenho a escrever é... bom nowcasting :lol:
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e lserpa