Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.

bom dia e bom ano

pelos dados, as primeiras horas do novo ano na ilha de são miguel tem sido bastante molhadas... 12,5 mm às 9horas e 8mm às 10 horas

podemos observar a mancha de precipitação no satélite às 10h (locais)

semttulovsg.jpg

Por agora já deve ter passado...
lUNfL.jpg

Mas deve ter sido uma madrugada complicada:

bTH6t.gif

Preve-se a continuação de chuvas fortes pelos Açores...

Pela Madeira estamos em Condição AM :hehe:

bom dia e bom ano

pelos dados, as primeiras horas do novo ano na ilha de são miguel tem sido bastante molhadas... 12,5 mm às 9horas e 8mm às 10 horas

podemos observar a mancha de precipitação no satélite às 10h (locais)

IMG

Choveu torrencialmente por volta das 9/10h da manhã, o meu smoking absorveu uma bela quantidade de chuva:lol:

Neste momento chove em Ponta Delgada, mas com muito menos intensidade..

Segundo o site do IM, no Nordeste (S.miguel) já acumulou >70mm até às 20h.

boa noite,

hoje para quem gosta de meteorologia foi um daqueles dias de loucos é que ocorreu de tudo na minha zona, logo pela manhã nevoeiro cerrado, por volta das 12h choveu e fez uma tarde de verão, estando por vezes o céu limpo, com uma temperatura por volta dos 16ºC por volta das 17h30m começou a ficar escuro, para as ilhas, como nós aqui dizemos, e a chuva a "vir" pelo mar fora, era notório o desenvolvimento vertical das nuvens (cumulonimbus), o que aconteceu foi a passagem desta célula pela zona oeste da ilha deixando muita precitação, trovoadas e o mais inesperado granizo (entre a chuva) que mais parecia bagos de uva a baterem nos vidros. estas condições verificam-se durante uns dez minutos, depois o tempo arrefeceu bastante, as nuvens partiram e já era noite... e agora as estrelas já brilham no céu pouco nublado.
É dias como o de hoje que faz que cada vez mais gosto de meteorologia.....

Pela RAM continua-se sem nada de anormal:
Deixo as analises do 21st weather squadron:

7VWRG.gif

aLqT6.jpg

ola boas tardes amigos espero que este ano de 2011 traga tudo de bom.
quanto ao tempo cá na madeira cidade do Funchal esta nublado não sei e se vamos ter chuva pelo que me disseram vamos ter alguma chuva na quinta feira mas não sei se esta informação e correta

Boa tarde, Bom Ano.
As previsões apontam que para quinta tenhamos alguma chuva.
Mas hoje, contra todas as previsões :lol: , chove na zona Oeste da Ilha, sigo com 2 mm de chuva "molha tolos" :lol:
Temperatura nos 15,5ºC
Pressão: 1015,7Hpa

Por volta das 15:00 na ribeira brava (Zona da Boa Morte) estava a chuviscar.
Vim para o Funchal durante o percurso aquilo era engraçado, de pedaço a pedaço apanhava uns chuviscos logo de seguida já não chovia. no Funchal praticamente nada de chuva.
Acabei de chegar a casa Santo António Zonas altas, aqui tabém esta a chuviscar.

Açores
Vento forte danifica telhados de 14 habitações

Rajadas de vento forte provocaram hoje danos nos telhados de 14 moradias em duas freguesias das ilhas de Santa Maria e S. Miguel, nos Açores, disse fonte do executivo regional.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, foram afectadas 10 casas em Santo Espírito, na ilha de Santa Maria, e outras quatro na Candelária, em S. Miguel.

Apesar de uma nota daquela secretaria regional apontar a ocorrência de tornados como origem dos estragos, uma fonte do Instituto de Meteorologia, alegando indisponibilidade de dados, afirmou desconhecer se as duas localidades foram atingidas por aquele fenómeno.

"Trataram-se de fenómenos localizados, associados a uma situação de instabilidade atmosférica com chuvas e trovoadas registada hoje de manhã nas ilhas do Grupo Oriental dos Açores, referiu aquela fonte. A situação não provocou qualquer vítima pessoal em nenhuma das freguesias atingidas.

Fonte: DN

Boa tarde,

Antes demais desejo um bom ano 2011 a todos:).

falando de previsões , segundo o IM a chuva será fraca e peridos de chuva em especial nas zonas montanhasos...segundo o modelo HIRLAM parece-me já ser algo mais...
mais precipitação

alguém confirma,

Boa tarde,

Antes demais desejo um bom ano 2011 a todos:).

falando de previsões , segundo o IM a chuva será fraca e peridos de chuva em especial nas zonas montanhasos...segundo o modelo HIRLAM parece-me já ser algo mais...
mais precipitação

alguém confirma,

Não sendo entendida na matéria parece-me no entanto que de acordo com o site da uma (Island Wakes) existirá alguma precipitação...

Por acaso nunca recooro a esse modelo...mas obrigada pela resposta.

não parece ser nada de mais, mas é melhor aguardar

edit : recorri

boa noite,

em relação aos acontecimentos de hoje nas ilhas de santa maria e são miguel quando o video da rtp açores estiver disponivel online poderei colocá-lo aqui.

houve alguns prejuízos em algumas habitações.
A comunicação social é que insiste no "mini-tornado" como se fosse um termo correctíssimo.

Estado
Fechado para novas mensagens.