Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Noite.
Só para reportar que está uma daquelas noites de frio
9,6 ºC e 76% de Humidade...não estou feito a isto :confused:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Rog, em termos de Outono/Inverno, quanta precipitação tinhas acumulado o ano passado até esta altura e e quanto tens este ano ? Se puderes fazer as contas até dia 3 ou 4 de Fevereiro de modo a incluir aquela depressão híbrida do ano passado agradecia. A depressão de há dias quase que coincidiu nas datas com uma do ano passado com algumas semelhanças. É curioso ver como a principal oscilação global (ENSO) é exactamente a oposta do ano passado, mas na Madeira tem chovido bastante tal como sucedeu o ano passado.

Boa noite,
Precipitação acumulada:

Out2009: 97,5mm
Nov2009: 300,5mm
Dez2009: 436,7mm
Jan2010: 145,3mm
Fev2010: 653,2mm

Out2010: 218,1mm
Nov2010: 300,0mm
Dez2010: 465,4mm
Jan2011: 431,7mm (até dia 26)


Boa Noite.
Só para reportar que está uma daquelas noites de frio
9,6 ºC e 76% de Humidade...não estou feito a isto :confused:

Por aqui sigo com aguaceiros e com temperatura próxima desse valor:
9,8ºC
98%HR
13,3mm desde as 0h.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na Banda d’Além, freguesia da Madalena do Mar
Moradores realojados e escarpa já a ser limpa



2174086.jpg


Iniciaram-se, ontem, os trabalhos de limpeza da escarpa da Banda d’Além, na freguesia da Madalena do Mar. A intervenção deve-se à instabilidade verificada na falésia, em consequência das recentes chuvas fortes, que levaram à queda de pedras sobre a via.
Para garantir a segurança das pessoas, as casas e estabelecimentos comerciais localizados junto à escarpa foram evacuados até que a operação esteja terminada. Em causa estão duas famílias (cinco pessoas) que habitam ali permanentemente e que, agora, estão a ficar em casa de familiares. O aviso de impossibilidade de permanência no local estende-se igualmente aos proprietários das casas de férias e de fins-de-semana ali existentes. Nos últimos dias, as pessoas foram alertadas para esta situação e para retirarem os objectos mais valiosos e necessários.
Ontem pela manhã, e depois de uma vistoria ao local, quatro funcionários (denominados “rocheiros”) da Estradas da Madeira, entidade tutelada pela Secretaria Regional do Equipamento Social (SRES), iniciaram o trabalho de derrube das pedras e materiais que se encontram instáveis e em risco de cair.
A intervenção chamou a atenção de algumas pessoas, que, a uma distância de segurança, observavam as pedras, algumas de dimensão considerável, rolar escarpa abaixo, atingindo o solo (a estrada e as proximidades da praia) com algum estrondo.
À hora a que o JM se deslocou ao local, o presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol acompanhava o decorrer dos trabalhos e adiantou que de acordo com a vistoria ao local e a análise do material para ser retirado, estima-se que a intervenção ronde «quatro a cinco dias, se o tempo ajudar» (até o final da semana). Segundo Rui Marques, a operação decorre numa zona pontual, que se encontrava instável em consequência das chuvas fortes e contínuas, pelo que «para não esperarmos que essas pedras caiam por si sós, estamos a fazer estes trabalhos para não termos surpresas mais tarde». O edil sublinhou que a autarquia, a SRES e a Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste serão responsáveis pelas consequências causadas pela queda das pedras.
Entretanto, por esta razão, a Via Expresso entre a Madalena do Mar e o Arco da Calheta ficará encerrada. Além das barreiras ali colocadas, um agente da PSP assegurava que as pessoas cumpriam as indicações de não se aproximar do local. Os Bombeiros da Ribeira Brava também ali estiveram.
http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=2&id=174086&sup=0&sdata=
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Bom dia.
Ontem pensando haver ainda algum elemento solido ( neve ou granizo ) desloquei-me ao Paul da Serra, mas nada desses elementos encontrei.
Apenas muita agua, em todo o que era canto (fotos de telemóvel, maquina teve um problema de baterias :angry:):





temperatura 5,8ºc (termómetro deco/proteste :D) :



Vista do Chão do Paul:




Já agora, alguém sabe que tipo de instrumento meteorológico é este (Junto ao Posto Florestal da Fonte do Bispo):



 
Estado
Fechado para novas mensagens.