Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Passo a esclarecer. Normalmente as cotas de neve nos Açores, sítuam-se no mês de janeiro entre os 1500mt e os 2500mt, mais coisa, menos coisa. Neste momento situa-se nos 3500!!! Apenas tenho registado 60mm de chuva, o que deveria andar perto dos 200mm. A temperatura nesta altura deveria ter máximas de 15/16 graus e não de 20!!! Receio que estás anomalias possam afetar os fim do verão em termos de temperaturas do ar e acima de tudo do mar! E 15•c nos Açores, comparo a 10•c aí no continente em termos de sensação térmica. Ou seja sente-se mais o frio e mais o calor... Juro! Não me lembro de um mês de janeiro assim tão seco. Não digo quente porque a média deverá andar próxima do normal, devido a estar muito baixa no início do mês e alta no fim do mês...
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Nas estações oficiais do IPMA não se têm registadas essas temperaturas(pelo menos não encontrei em nenhum registo no IPMA nos últimos dias em varias ilhas) , com a excepção de hoje nas Flores onde neste momento registam uns 19.6!. A chuva sim tem sido muito escassa.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Já me esclareci a mim mesmo :) :D Tudo dados Oficiais.
Comparação de Janeiro de 2013 com Janeiro de 2014 Na Horta.

Janeiro de 2013 foi mais chuvoso que o mesmo período deste ano, choveu 120mm em 2013 e em 2014 apenas 85.6mm.

Em termos de vento, Janeiro de 2013 foi um mês muito ventoso com a rajada máxima registada de 90.1kmh, no dia 4 e diariamente com rajadas quase sempre superiores aos 50km/h, prevaleceu ventos de ssw e sse.
Em 2014 o vento foi mais calmo em comparação a 2013, a destacar no dia 5 rajadas de 85km/h e prevaleceu o quadrante Oeste, mais precisamente wnw e wsw.

Relativamente à temperatura, a média foi superior em 2013 comparativamente a 2014.
A destacar a magnitude superior em 2014.
A temperatura mínima em Janeiro de 2013 foi dia 10 com 9.2ºC.
A temperatura Máxima em Janeiro de 2013 foi nos dias 03 e 19 com 18ºc.

Este ano a mínima registada situou-se nos 6.9ºc nos dias 08 e 12-01-2014.
Por sua vez a máxima registada andou pelos 18.6 no dia 27-01-2014. Superior ao ano anterior.

Em termos atmosféricos, Janeiro de 2013 foi muito mais instável em comparação com este ano.

QNH mínimo em Janeiro de 2013: 1007.1Hpa, no dia 29.
QNH Máximo no mesmo período de 2013: 1029.2Hpa, no dia 22.

Em 2014 o QNH mínimo registou-se no dia 11, com cerca de 1009.0Hpa e o máximo, de uns super 1037.8Hpa :surprise:, no dia 26.

Fonte: http://www.ogimet.com/ranking.phtml
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cluster

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Estou a falar nos registos da minha estação. Não são oficias. A máxima que registei, foi de 20,1.

Eu compreendo o problema é que depois perdemos um ponto de referencia e as normais são para as estações de referencia. Por exemplo ainda no outro dia vi uma imagem de um termómetro quase 28 graus na parte sudoeste da Madeira, mas numa das estações oficiais noutra zona da ilha "só" se registou perto de 25 graus.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eu compreendo o problema é que depois perdemos um ponto de referencia e as normais são para as estações de referencia. Por exemplo ainda no outro dia vi uma imagem de um termómetro quase 28 graus na parte sudoeste da Madeira, mas numa das estações oficiais noutra zona da ilha "só" se registou perto de 25 graus.

Nunca se esqueçam de um pormenor:

- As estações oficiais estão instaladas de acordo com as normas.

- Estações amadoras nunca sabemos se estão devidamente instaladas.

Em caso de dúvida o valor correcto é a das oficiais.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado a encoberto, com abertas. Caíram alguns aguaceiros durante a tarde.

Que tempo monótono...


Continuação de uma boa sexta-feira. Bom fim-de-semana.