Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2015



Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu parcialmente nublado e vento bonançoso.

Ontem (dia 16), o céu apresentou-se muito nublado/encoberto, com abertas, tendo-se diminuído de nebulosidade durante a tarde.


Temperaturas mínimas registadas - 15/01/2014

Estações do IPMA
- Estação do Aeródromo do Corvo: 11,9ºC
- Estação do Aeródromo das Flores: 10,2ºC
- Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, na Ilha do Faial: 11,4ºC
- Estação do Aeródromo do Pico: 11ºC
- Estação do Aeródromo de São Jorge: 11,8ºC
- Estação do Aeródromo da Graciosa: N/D
- Estação de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira: 11,8ºC
- Estação do Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel: 11,5ºC
- Estação do Observatório Afonso Chaves, na Ilha de São Miguel: 12,3ºC
- Estação do Nordeste, na Ilha de São Miguel: 11,2ºC
- Estação do Aeroporto de Santa Maria: 11,7ºC


Estações da Rede Hidrometeorológica dos Açores
- Estação da Chã da Macela, na Ilha de São Miguel: 9,99ºC
- Estação da Lagoa das Furnas, na Ilha de São Miguel: 10,59ºC
- Estação de Santana, na Ilha de São Miguel: 12,21ºC
- Estação das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel: 10,74ºC
- Estação da Maia, na Ilha de Santa Maria: 11,62ºC
- Estação de Santa Maria: 9,09ºC
- Estação de São Caetano, na Ilha do Pico: 4,522ºC


Relativamente ao dia 15, a estação do IPMA que registou a mínima mais baixa foi a das Flores, cujo valor chegou aos 10,2ºC. Já em relação às estações da RHA, a mínima mais baixa registou-se no Pico, 4,522ºC.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
A verdade é que até mesmo a mais paciente de todas as criaturas começa por perder a paciência com este tempo seco que não há maneira de mudar.

Vocês vão ver que quando chegar vai ser tudo de uma vez e por pouco tempo, vindo depois disso outra vez o AA em cima...

É escusado esperar ou continuar na ilusão de que o AA vai recuar e que o Inverno vai voltar......nós já estamos no Inverno pelo calendário e pelas temperaturas (apesar do tempo reinante ser de Verão)

As poucas frentes que nos chegam ou já vêm meias dissipadas ou quase secas....

Sinceramente? Acho que já era tempo de cair alguma chuva como deve ser, porque se não for agora, mais tarde vai ser mais difícil e vamos ter sérias complicações....mas a natureza é quem manda infelizmente...

Este Inverno a meu ver já está quase arrumado....venha a primavera com mais anticiclone.....



@Azor, concordo plenamente contigo. O AA não quer mesmo sair de cima dos Açores e a tal "chuva como deve ser" que referiste, nem vê-la...

O GFS (run das 18z) prevê na próxima semana valores da pressão da ordem dos 1030/1040 hPa e o ECM aposta no mesmo... Na carta abaixo, a pressão prevista para as 12h de 22/Jan é de 1041 hPa. De facto, estamos a 1 semana ainda e com certeza alguma coisa vai mudar, mas parece que a tendência é para continuarmos com este bloqueio anticiclónico até ao fim do mês.


Wb3DEnF.png



Melhores dias de Inverno virão...espero eu!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
@Afgdr enquanto isso eu cá contento-me a ver as cartas modeladas pelo CFS... sei que não são para se levar a sério mas ao menos enche-me os olhos e consolo-me todo...:p

De qualquer forma o GFS parece que quer começar a desenhar alguma coisa por cá para o fim do mês mas ainda não é nada seguro... vamos a ver se isto dá uma volta decisiva porque já basta de Anticiclone... tudo o que é demais enjoa....

oxalá Fevereiro seja bastante mais generoso...


2015_01_17_0343.png
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu parcialmente/muito nublado e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente muito nublado, com boas abertas durante tarde.


Temperaturas mínimas registadas - 16/01/2014

Estações do IPMA
- Estação do Aeródromo do Corvo: 11,4ºC
- Estação do Aeródromo das Flores: 10ºC
- Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, na Ilha do Faial: 11,1ºC
- Estação do Aeródromo do Pico: 9,6ºC
- Estação do Aeródromo de São Jorge: Dados incorretos (no site do IPMA diz 0ºC, mas trata-se claramente de um erro)
- Estação do Aeródromo da Graciosa: 10,7ºC
- Estação de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira: 11,9ºC
- Estação do Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel: 8,9ºC
- Estação do Observatório Afonso Chaves, na Ilha de São Miguel: 10,1ºC
- Estação do Nordeste, na Ilha de São Miguel: 10,1ºC
- Estação do Aeroporto de Santa Maria: 10,7ºC


Estações da Rede Hidrometeorológica dos Açores
- Estação da Chã da Macela, na Ilha de São Miguel: 8,32ºC
- Estação da Lagoa das Furnas, na Ilha de São Miguel: 8,64ºC
- Estação de Santana, na Ilha de São Miguel: 11,07ºC
- Estação das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel: 8,51ºC
- Estação da Maia, na Ilha de Santa Maria: 10,84ºC
- Estação de Santa Maria: 7,808ºC
- Estação de São Caetano, na Ilha do Pico: 4,23ºC


Ontem, 8,9ºC foi a mínima mais baixa de todas as estacões do IPMA, registada no Aeroporto de Ponta Delgada. A mínima mais baixa das estações da RHA registou-se novamente no Pico, 4,23ºC.

As mínimas de ontem foram mais baixas em todas as estações, comparativamente às de anteontem (dia 15), à exceção da estação de Angra, em que a variação foi muito pouco significativa, tendo sido apenas superior 0,1ºC.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu muito nublado e vento fraco a bonançoso.

Hoje, o céu apresentou-se pouco/parcialmente nublado.

Relativamente a ontem, as temperaturas mínimas foram no geral superiores às de anteontem. As mínimas mais baixas registaram-se no Grupo Oriental, tendo-se registado 10,6°C no Nordeste, 12,5°C no Obs. Afonso Chaves, 13,3°C em Santa Maria e 13,9°C no Aeroporto de Ponta Delgada. No resto do arquipélago, as mínimas variaram entre os 14,2°C (Faial) e os 16,5°C (Flores).

Venha mais uma semana de tempo anticiclónico... :facepalm:
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, chuvisco leve e vento fraco a bonançoso.

Hoje, o céu apresentou-se muito nublado/encoberto, com abertas à tarde. Agora para a noite, começou a cair algum chuvisco.

As mínimas registadas ontem não foram significativas, tendo sido novamente mais baixas no Grupo Oriental e também no Pico. A mínima mais baixa foi 12ºC, registada no Pico, seguindo-se Ponta Delgada com 12,2ºC (Obs. Afonso Chaves) e 13,6ºC (Aeroporto), Santa Maria com 13,7ºC e o Nordeste com 13,8ºC. Nas restantes ilhas, as mínimas andaram à volta dos 14ºC no Grupo Central e dos 15ºC no Grupo Ocidental.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa Tarde,
Como todos nós sabemos estamos sob a influência do AA, mas em pleno mês de inverno (janeiro) para além do tempo raro que tem feito, para mim o mais impressionante é a agitação marítima, ou melhor a falta dela.... ainda hoje reparei que o mar "parece azeite" como nós costumamos dizer.... está muito (demasiado) calmo para esta altura do ano...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eu acho que já deu para perceber que andamos com falta de chuva....já ninguém aguenta esse inverno completamente atípico.... :calor:
Toda a gente por aqui tem se queixado.... até os mais antigos dizem não se lembrarem de um tempo desses.... o mau disso é que algumas terras já andam a ficar secas aos poucos.... tenho noticia que nas ilhas mais secas (Graciosa, Pico e Santa Maria) está tudo um "deserto" sem chuva....isto segundo aquilo que me tem dito....

o que vai aguentando é a humidade e a fraca evaporação que vai ajudando a alagar o solo logo pelas manhãs porque de resto, não são meros chuviscos que irão resolver a situação...
as poucas frentes que cruzam o arquipélago já entram totalmente desgastadas, e só caem chuviscos fracos e ainda por cima de curta duração....

O maior problema, é que à medida que a estação climática vai passando, a tendência é do AA intensificar-se novamente.... Ou seja, se agora (INVERNO) o AA continua mais a norte para a sua posição normal, estou em crer que daqui a passos largos será o intensificar do AA e não o seu enfraquecimento, uma vez que as altas pressões por norma também acompanham a posição dos raios solares...só não entendo quais são os mecanismos atmosféricos que no Inverno levam a que um anticiclone esteja durante muito tempo posicionado desta forma....no verão até percebo, mas no Inverno? É que 2011 foi mais ou menos a repetição deste, se bem que dessa vez esteja sendo bem pior.... Se os céus não desabarem agora como deve ser, vamos estar aflitos mais à frente... a situação de momento não é nada boa....

:suicidio:
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento fraco. A temperatura ronda os 12ºC.

Hoje, o céu apresentou-se em geral encoberto. O dia foi mais frio, em comparação com os dias anteriores.

As mínimas de ontem andaram na casa dos 12-13ºC, tendo variado entre os 11,9ºC (Nordeste) e os 13,9ºC (Obs. Afonso Chaves). Relativamente à precipitação acumulada nas estações do IPMA entre as 12h de ontem e as 12h de hoje, registou-se 9 mm nas Flores, 5 mm no Corvo, 4 mm em São Jorge, 3 mm no Faial, 2 mm em São Miguel e 0,1 mm no Pico e na Terceira. Na Graciosa e em Santa Maria, não houve acumulação de precipitação.
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Eu acho que já deu para perceber que andamos com falta de chuva....já ninguém aguenta esse inverno completamente atípico.... :calor:
Toda a gente por aqui tem se queixado.... até os mais antigos dizem não se lembrarem de um tempo desses.... o mau disso é que algumas terras já andam a ficar secas aos poucos.... tenho noticia que nas ilhas mais secas (Graciosa, Pico e Santa Maria) está tudo um "deserto" sem chuva....isto segundo aquilo que me tem dito....

o que vai aguentando é a humidade e a fraca evaporação que vai ajudando a alagar o solo logo pelas manhãs porque de resto, não são meros chuviscos que irão resolver a situação...
as poucas frentes que cruzam o arquipélago já entram totalmente desgastadas, e só caem chuviscos fracos e ainda por cima de curta duração....

O maior problema, é que à medida que a estação climática vai passando, a tendência é do AA intensificar-se novamente.... Ou seja, se agora (INVERNO) o AA continua mais a norte para a sua posição normal, estou em crer que daqui a passos largos será o intensificar do AA e não o seu enfraquecimento, uma vez que as altas pressões por norma também acompanham a posição dos raios solares...só não entendo quais são os mecanismos atmosféricos que no Inverno levam a que um anticiclone esteja durante muito tempo posicionado desta forma....no verão até percebo, mas no Inverno? É que 2011 foi mais ou menos a repetição deste, se bem que dessa vez esteja sendo bem pior.... Se os céus não desabarem agora como deve ser, vamos estar aflitos mais à frente... a situação de momento não é nada boa....



@Azor, subscrevo totalmente! Isto já nem parece Inverno sequer... Se não fosse pelas temperaturas, não diria que estamos no Inverno.

A run das 18z do GFS aponta para a persistência do AA em cima dos Açores até ao fim do mês/princípios de Fevereiro, com pressões a variar entre os 1030 e os 1040 hPa, situação modelada também pelo ECMWF. Apesar de ainda faltar alguns dias, os modelos tendem a mostrar há dias sempre um posicionamento do AA desfavorável à entrada de frentes/depressões.

Enfim...é a única que posso dizer.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Concordo com tudo o que foi dito ... A verdade é que tirando talvez as temperaturas parece que estamos mais no Verão que no Inverno ...

De facto a tendência parece ser a mudança aqui nos Açores de clima temperado para clima tropical ... A continuar assim o verde característico das nossas ilhas pode ter os dias contados ... Mas isto são fenómenos a longo prazo e portanto creio que ainda deveremos ter nos próximos anos bastante chuva ...
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e StormRic