Seguimento Açores e Madeira - Julho 2016

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Poeiras e nevoeiro

Foi recentemente noticiada a chegada de poeiras do Sahara aos Açores. Estas noticias apresentaram este fenómeno como algo de anormal e que de certa forma justifica a formação de nevoeiros fora de época sobre a região. Na verdade, nem a notícia nem a justificação apresentada são verdadeiras. A intrusão de poeiras do deserto do Sahara no Atlântico é um fenómeno frequente, sendo normal atravessar o Atlântico e chegar ao continente americano. Contudo, a nuvem de poeiras em questão, embora extensa, não chegou nem se prevê que chegue aos Açores. Por outro lado, as situações de nebulosidade baixa e de nevoeiro que se verificaram recentemente na região dos Açores não são nem anormais nem fora de época e obviamente nada tem a ver com a massa de ar quente e seco que transporta as referidas poeiras.
Os nevoeiros que por vezes ocorrem no princípio do verão nos Açores estão relacionados com o aumento da temperatura do ar que naturalmente ocorre do inverno para o verão. Este aumento é acompanhado por um aumento da temperatura do ponto de orvalho, que é maior nas massas de ar tropicais marítimas, ficando ligeiramente superior à temperatura da superfície do mar, cujo aumento ao longo do ano é desfasado relativamente ao ar. Quando esta massa de ar passa algum tempo sobre o mar, arrefece até atingir a tal temperatura de ponto de orvalho, condensando e formando nuvens baixas ou nevoeiros. Estas situação nada tem a ver com a noticiada intrusão de poeiras do Sahara, onde a massa tem características diferentes, nem com colisões ou choques de massas de ar.
Lamentavelmente, verificamos com alguma frequência notícias que são trazidas ao público e que na verdade o não são, e pior do que isso, são incorrectas ou até mesmo falsas.

IPMA
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Um pequeno off-topic:

Submarino Tridente amanhã em Ponta Delgada

http://www.diariodosacores.pt/index.php/destaques-2/6912-submarino-tridente-amanha-em-ponta-delgada

A embarcação (que estará aberta a visitantes; ler artigo) deverá chegar às 10:45h, hora local. Deverá atracar na zona específica da OTAN. Por outras palavras, deverá ficar no início do porto (perto da zona danificada no último temporal).

---

Como está a qualidade do ar na Madeira?

YkFAkI6.jpg


Pelo satélite deve estar péssima:

3HTgxSul.jpg
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e TekClub

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
UoM6t90.png


20,1ºC no Pico do Arieiro (1800m), ao passo que aos 1500m (Bico da Cana e Arieiro, Madeira) a temperatura é de somente 11,1ºC. Isto os picos da ilha estão acima da nebulosidade. A humidade relativa do ar é de 14% no Pico do Arieiro, ao passo que em Bico da Cana e Arieiro (1500m) ronda dos 100%.
Fica a imagem do Pico do Arieiro:

JNbPlhV.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O anticiclone está bastante pujante, não deixando de ser interessante a anomalia positiva a norte dos Açores.

HC7ugO7.gif


E não. Uma NAO negativa nem sempre significa mau tempo para os Açores :p

kDrm6Hsl.gif


No que concerne ao oceano...

LBjOgq7l.png


... pode ser preocupante. Pode fazer com que o anticiclone fique estacionado de forma mais casmurro-persistente do que o habitual (sim, é um termo inventado). Não há boletins para se averiguar as anomalias na precipitação mas até agora (na minha opinião vastamente subjetiva, incompleta e desprovida de factos) tem sido um verão mais ou menos na norma (ao contrário do verão do ano passado).

Para o inverno (ainda falta muito tempo):

VkwS5oNl.png


Pessoalmente consigo visualizar um anticiclone localizado inteiramente na zona com uma anomalia neutra hehehehe. Ainda está tudo muito volátil. Há 60% de ocorrer um La Niña.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por acaso tenho acompanhado mais ou menos a anomalia negativa da sst a qual tem se mantido mais ou menos na mesma posição e com os valores de anomalia similares. No entanto, na minha opinião muito pessoal, a corrente de SW proporcionada pelo AA e a depressão que existia e persistia, proporciona vastas áreas de formação de nevoeiro naquela área o que afetou em muito o grupo central.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Ontem passei pelo Paúl da Serra (Madeira) e o meu carro registou uma temperatura de 9,5 ºC de temperatura exterior pelas 21 horas.

Em contraste, hoje todas as estações mais altas da ilha ultrapassam os 30º, o que já motivou um alerta laranja: Bica da Cana (Paúl da Serra), Areeiro e Chão do Areeiro.

Na costa sul, a Ponta do Sol está nos 26.4 enquanto, estranhamente, o Lido que costuma atingir valores relativamente altos nem chega aos 22.5º, o que até tem sido um padrão nos últimos dias.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Atividade elétrica a sul do G. Oriental. Duas células isoladas tendo uma delas um topo bastante elevado (infravermelho do IPMA). O Sat24 dá uma boa perspetiva (acelerar a animação).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Quibeleza :D

u6EkV6Z.gif


O satélite (pode também ser problemas de software) está a ter dificuldades com estas células. Nada de relevante aparece no MPE nem no SAF da AEMET.

A célula mais a sul está a resistir com muita dificuldade/desintegrar-se. A oeste da célula mais desenvolvida está a surgir outra.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Inversão muito interessante no tefigrama de hoje (ver interpretação aqui):

ANuA1M1.gif


A posição do anticiclone tem sido bastante favorável para o G. Oriental. Ar menos húmido e quente. A inversão parece persistir, vendo a contenção no desenvolvimento vertical das nuvens. É mais aparente aqui:

qnDvq7K.jpg


Como não há muita humidade em altitude, esta variável dá uma ideia muito realista da altura máxima das nuvens (ao contrário do que acontece a norte/nordeste do arquipélago):

TkM5X7e.gif


A complexa interação entre ar fresco, água do mar quentinha e a orografia tem criado nebulosidade e escuridão que é comum em situações de tempo severo:

snCxDns.jpg


Ainda nas ilusões visuais, de S. Jorge parece que há uma bigorna ao longe :p

RkH5gkd.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub