Seguimento Açores e Madeira - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui pela Horta a madrugada foi de trovoada acompanhada de chuva forte. Registei aproximadamente 25/30mm em menos de 06horas! Digo aproximadamente, pois a minha estação não resistiu à porrada desta noite sem se desconectar...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Tal como os meus amigos da terceira diriam! “Tal disparate”!!!

Uma carrada de água à moda antiga!

40e3425321014c2e2d64928aed3282ca.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Registo de uma hora no observatório príncipe Alberto do Mónaco. 03/04h da manhã. Equivalente a aviso laranja
24340c171d68f8327dff30ae7a78f773.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
612
Local
Funchal, Madeira
O fogo florestal que esta manhã deflagrou no Pico do Areeiro, nas imediações do radar militar, afectou também a estação meteorológica automática do IPMA localizada na zona, fazendo ‘disparar’ a temperatura ambiente no local até aos 34,7ºC (10:30). Registo que não se ficou a dever ao estado do tempo no ‘topo da ilha’, mas ao calor provocado pelo fogo nas proximidades do local onde está implantado o equipamento do IPMA, confirmou ao DIÁRIO o Delegado Regional do IPMA, Victor Prior.

Os registos nesta que é a estação do IPMA localizada a maior altitude, revelam que às 10:10 a temperatura no Pico do Areeiro era de 17,4ºC, e passados 20 minutos já estava quase nos 35ºC, não havendo registo do valor às 10:20. Depois do ‘pico do calor’ potenciado pela proximidade do fogo, a temperatura caiu a pique, sendo que às 10:40 era já de 21,6ºC e às 10:50 normalizava nos 18,9ºC.

Excluído o registo ‘anormal’ do Areeiro provocado pelo fogo florestal que levou ao local duas corporações de bombeiros e activou o helicóptero de combate a incêndios, até às 14 horas o valor mais alto registado este sábado na Madeira foi sentido pelas 13:30 no Observatório/Funchal (27,5ºC).

https://www.dnoticias.pt/madeira/fo...ogica-automatica-no-pico-do-areeiro-EG5019017
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Açores

Grupo central sob aviso amarelo na segunda-feira devido a chuva forte

O grupo central dos Açores vai estar sob aviso amarelo devido a chuva forte entre as 06:00 e as 12:00 de segunda-feira, informou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso foi emitido hoje, pelo IPMA, para as ilhas Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge e diz respeito à previsão de precipitação forte na manhã de segunda-feira.

Açores9

 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Açores

Grupo central sob aviso amarelo na segunda-feira devido a chuva forte

O grupo central dos Açores vai estar sob aviso amarelo devido a chuva forte entre as 06:00 e as 12:00 de segunda-feira, informou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso foi emitido hoje, pelo IPMA, para as ilhas Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge e diz respeito à previsão de precipitação forte na manhã de segunda-feira.

Açores9

Todo o arquipélago já está sob aviso


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Será um novo máximo absoluto no Pico do Arieiro? :)

De acordo com a Protecção Civil Regional a própria estação do IPMA esteve em risco pelo que a temperatura será mesmo efeito directo do calor do fogo e não falha técnica.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
De acordo com a Protecção Civil Regional a própria estação do IPMA esteve em risco pelo que a temperatura será mesmo efeito directo do calor do fogo e não falha técnica.
Sim, foi colocada uma notícia sobre o assunto mais acima, post do user Azathoth. :) O próprio IPMA confirmou que o incêndio esteve na origem do valor.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Estado
Fechado para novas mensagens.