Seguimento Açores e Madeira - Junho 2010

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boas tardes.. Estava eu a ver o quanto tinha chovido na ultima hora nas ilhas dos açores no site do IM quando vou á ilha das Flores e vejo 90mm.. :surprise::surprise::shocking:

Isso será engano ou será que choveu isso tudo ? :confused:

Vão lá e vejam com os vossos proprios olhos..

Não vi esses valores lá.. poderá ter sido erro e entretanto corrigido, ou então poderás ter confundido com outros valores como a humidade...

Precipitação hoje nas Flores:
aerh.gif
 


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boa tarde,

estive a fazer algumas contas com os dados do climaat da EMA da terra-chã e cheguei ao seguinte em termos de precipitação:

Ano 2010: 231,8 mm
Ano 2009: 5,2 mm
Ano 2008: 41,0 mm
Ano 2007: 7,0 mm
Ano 2006: 23,8 mm

acho que não é díficil tirar conclusões!:rolleyes:

então cada um que tire a sua. só digo uma coisa este ano a precipitação tem sido demais...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
boa tarde,

estive a fazer algumas contas com os dados do climaat da EMA da terra-chã e cheguei ao seguinte em termos de precipitação:

Ano 2010: 231,8 mm
Ano 2009: 5,2 mm
Ano 2008: 41,0 mm
Ano 2007: 7,0 mm
Ano 2006: 23,8 mm

acho que não é díficil tirar conclusões!:rolleyes:

então cada um que tire a sua. só digo uma coisa este ano a precipitação tem sido demais...

Não percebi muito bem, isso são dados.. anuais, mensais? média?
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Não percebi muito bem, isso são dados.. anuais, mensais? média?

tens razão, como fiz o post à pressa não expliquei o que era.

o dados que apresentei
Ano 2010: 231,8 mm
Ano 2009: 5,2 mm
Ano 2008: 41,0 mm
Ano 2007: 7,0 mm
Ano 2006: 23,8 mm

referem-se à precipitação acumulada dos meses de Maio, na EMA da terra-chã, lha tereira, nos últimos 5 anos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho e sempre achei super interessante e fantástico essa vossa sorte em apanharem por vezes areia do deserto de Saara. Deve ser uma experiência e tanto...

Vê se consegues umas boas fotos para mostrar aqui ao ppl. :thumbsup:

O SAL (Saharan Air Layer) volta e meia também chega aos Açores. Acho que ainda o ano passado chegou mas muito fraco, penso que em Março. Por vezes é visível até às Caraíbas ou mesmo Florida.

Nos Açores, grupo oriental, uma bastante significativa foi a de 1 Novembro de 1998


1 de Novembro de 1998

80998080.jpg


25255878.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O SAL (Saharan Air Layer) volta e meia também chega aos Açores. Acho que ainda o ano passado chegou mas muito fraco, penso que em Março. Por vezes é visível até às Caraíbas ou mesmo Florida.

Nos Açores, grupo oriental, uma bastante significativa foi a de 1 Novembro de 1998


1 de Novembro de 1998

80998080.jpg


25255878.jpg

Super interessante mesmo! Sempre fui fascinado por esse fenómeno atmosférico, (aliás é um dos meus preferidos) mas infelizmente não me recordo em momento nenhum o ano passado isso ter chegado aqui. Até porque não lembro mesmo de a Comunicação Social nos Açores ter feito referência a tal. :confused:
E muito menos em 1998, uma vez que nessa altura infelizmente não apanhei isso porque não vivia nos Açores na altura. De qualquer das maneiras esses fenómenos atmosféricos são sempre únicos e bonitos de se ver. Então isso deve de atravessar meio Oceano para chegar até aos Açores e mesmo às Caraíbas ou Florida. Espectáculo! As Canárias e Cabo Verde devem de os ter com mais frequência, daí estar interligado com as suas famosas e belas dunas como se de um deserto real se tratasse. Sempre fui fascinado por dunas e desertos e tudo o que se inter-relaciona com isso. Soberbo mesmo!
Alguém sabe se existe algum tópico aqui destinado a esse fenómeno ou similares?