Seguimento Açores e Madeira - Junho 2018

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
boa tarde.

Junho começou e com ele o típico nevoeiro.
Hoje aqui pelo Faial o dia tem estado bem abafado com algum nevoeiro baixo, mas esparso.

Para este domingo há previsão de chuva, mas ainda não está bem definido o que poderá ser.

O GFS aponta para um diluvio para as ilhas do Faial e Pico.
O ECMWF aponta para precipitação forte nas ilhas das Flores e corvo.

Pelo historial dos modelos o Europeu acerta mais vezes... mas...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Entre as 6h e as 8h locais, 15.1mms em Santa Cruz das Flores. Ainda nas Flores, nenhuma estação da rede regional ultrapassou os critérios correspondentes a aviso amarelo.

Muito difícil saber onde está a ocorrer a convecção no meio de toda a nebulosidade (muita dela gerará pouca ou nenhuma precipitação).

Faltam 5 horas para acabar o aviso. Em teoria o pior já devia ter ocorrido ou deve ocorrer a qualquer momento.

M9ltODW.gif


Na realidade e olhando para as imagens de satélite (imagem das 09:25 hora local), diria que há uma zona de convecção fraca a moderada bastante a sul das Flores (seta azul). A sudoeste do Faial há outra zona convectiva aparentemente mais intensa (seta rosa).

nfp8JHj.png


bl5LSqJ.png


Resta saber o que ocorrerá no GC. No GOc a orografia poderá ainda contribuir para acumulados localmente significativos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Supostamente a banda convectiva deveria estar a entrar agora. Está bastante escuro para a altura do dia. A precipitação deverá estar apenas localizada no fluxo descendente das células/frente, penso eu.
b255c44265d41f37f061bf992fdd562b.jpg

6e6c2ede45f4e6f6ec435ac027fcfff2.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
jS82MGU.gif


Na próxima hora há possibilidade de chuva localmente intensa no GC.

Sem radar pouco há mais a acrescentar.

Começa a chover agora aqui pela Horta.

Pingos esparsos.
cd59b2b9e6f5e774738f85eb8b275901.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Relativamente ao evento, na cidade da Horta, freguesia da Matriz, registei na minha estação 11mm. Houve relatos de chuva localmente forte na freguesia do Salão.
Há também relatos de duas ribeiras na freguesia da Feteira, Ilha do Faial, que estavam secas e foram inundadas por uma torrente de aguas lamacentas tipo “flash flood” enxurrada.

Afinal a chuva foi potente em algumas localidades.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa tarde.
Aqui pela Horta o tempo está meio estranho. Em metade da cidade chove e na outra metade não, na Feteira um sol escaldante. Ao deslocar-me do trabalho para casa foi tipo mudar do sol quente para a chuva lololol! E viva a esta terrível advecção.

Não chove torrencialmente, mas chove bem!
13c6fb6548fecb3903873e8001f04514.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985