Aviso MeteoPT.com As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas. Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Mau tempo na Madeira De acordo com os contactos estabelecidos entre o CROS e o IPMA , entre os dias 1 e 7 de junho, o estado do tempo no Arquipélago da Madeira, será condicionado por vasta depressão, quase estacionária, centrada a norte, a noroeste ou a oeste da Madeira. Assim entre o final do dia de hoje e o fim da manhã do dia 2 (terça-feira), associado a superfície frontal fria, prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, sendo que os valores esperados na Ilha da Madeira, são da ordem de 21 a 40 mm numa hora ou 41 a 60 mm em 6 horas (níveis de aviso laranja). Os aguaceiros, pontualmente moderados e frequentes, acompanhados de trovoada, deverão prolongar-se até ao dia 7 (domingo). Durante a manhã do dia 2 (terça-feira), o vento, de sudoeste, será forte (35 a 50 km/h), em particular nas terras altas, onde as rajadas poderão chegar a valores da ordem de 100 km/h. https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/94476/Mau_tempo_na_Madeira
Excelente rega com chuva moderada/continua um pouco por toda a ilha. Há estações a cotas médias como o Pico Alto (Funchal) que já ultrapassaram os 85 mm nas útlimas 12h. E ainda chove.
Por volta das 13:15 estava a escrever uma mensagem onde referia vários acumulados significativos, mas depois por alguma razão o fórum ficou com problemas e perdi os dados reunidos. Resumidamente, a essa hora, a costa norte tinha acumulados inferiores a 15 mm, a costa sul entre 15 e 40 mm e a zona montanhosa acima dos 45 mm, na rede NETATMO. Por essa hora, a Camacha seguia já com um acumulado superior a 60 mm.
Os primeiros ecos passaram de raspão na ilha da Madeira, mas chegaram ainda fortes a Porto Santo já depois das 13h.
Nesta última meia hora aquele eco laranja vai fazer subir os totais muito significativamente: O registo horário das 14h ainda não reflecte o que lá vem: Até agora a precipitação parece ficar-se mais pelas baixas altitudes. Note-se que o topo das células mal chega aos 11 Km. Também é a metade oriental da Madeira que tem sido mais atingida, havendo tendência a rodear a ilha pelo Leste.
13.6mm em Santa Catarina. De resto, acumulados modestos por toda a ilha. Nas duas estações que aqui publiquei há pouco, os acumulados seguem nos 18mm. Há também algumas estações na zona da Calheta com 9mm. Entretanto, há uma estação cuja localização é no mar ligeiramente a Sul do Funchal e que segue com 30.6mm. Tendo em conta o radar, o acumulado não é muito irrealista, o que me faz mais confusão é a localização, mas pode estar num barco que por ali anda.
Os acumulados superiores a 10mm devem aparecer na próxima hora. Acumulado saltou para 27mm na estações que estou a seguir.
A Madeira até agora tem estado ao lado da principal linha de instabilidade que rodeia a ilha pela costa oriental: Os acumulados estimados pelo radar às 16h evidenciam o rodear da ilha da Madeira e que até evita Porto Santo: Na imagem do satélite Terra das 12:35 utc identifica-se essa linha claramente com eixo ligeiramente a Leste das ilhas: O aviso laranja perdura até às 21h utc de hoje:
Mais 17.7mm em Santa Catarina e 12.2mm em São Lourenço, na última hora. Funchal com 9mm. Acumulados nas estações Netatmo: Em Santa Luzia: 32.4mm (12.8mm das 17h ás 18h) Mais perto do centro da cidade: 31.4mm (13.5mm das 17h ás 18h) Através da Webcam de Machico, água do mar já suja: Ao largo do Funchal, igual: O ponto forte deste evento é o facto de estarmos em junho. De referir que a média de precipitação para o Funchal este mês é 6.4mm.